6 de mai. de 2011

80 ANOS DO Templo Martim Lutero de Cachoeira do Sul, RS.

Templo tombado pelo patrimônio histórico de Cachoeira do Sul, RS.
CELEBRAÇÃO DE GRATIDÃO
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!” Salmo 84,1. Estas foram as palavras de saudação proferidas pelo Presidente da Comunidade Sr. Rodolfo Müller ao entregar a chave do templo ao então P. Hünermund em 19 de abril de 1931. Também com estas palavras tivemos início da celebração de gratidão no dia 19 de abril de 2011. Com o templo lotado de pessoas da cidade, as quais muitas delas remanescentes das pessoas fundadoras da comunidade, padrinhos dos sinos,(as quais foram homenageadas)  membros e simpatizantes deste único templo construído neste estilo no mundo. Em sua forma octovada (foto anexa) em estilo neu-gótico, projetada pelo renomado arquiteto alemão Theo Wiederspahn, templo este construído em somente 8 meses, traz orgulho, encanto e fascínio ainda hoje pela epopéia de nossos antepassados. O primeiro templo, casa construída em 1893 na fundação da Comunidade, não continha nem torre, nem sino, proibidos até a Constituição de 1889. Assim as torres, os sinos, a cruz, trazem uma imagem muito linda e em sua forma octovada, é um templo muito acolhedor com suas 3 portas de acesso, demonstrando a ecumenicidade e o convite para que as pessoas nele possam entrar, orar, celebrar, aprender e testemunhar o anúncio da salvação trazida por Cristo Jesus em suas vidas. Os 3 sinos fabricados especialmente para esta comunidade, vindos de Apolda, Alemanha, ainda até hoje, convocam a comunidade para suas celebrações e anúncios fúnebres. A professora aposentada Nelda Scheidt fez juntamente com o Compac, um levantamento minucioso de todas as partes integrantes do mesmo para o tombamento, cujo decreto foi assinado pelo prefeito municipal Dr. Sérgio Guinatti nesta celebração. Professora Nelda trouxe toda história da inauguração à partir dos sinos à 80 anos atrás e seu significado para a Comunidade de então. O P. Elio fez um relato histórico dos batizados celebrados neste período somando 3.380 dos quais o P.em Kurt Benno Eckert, presente nesta data, celebrou 1664 batismos. A presença do  Coral Martim Lutero trouxe o louvor e gratidão a Deus pelo dom da música e canto, cantando inclusive: Os céus declaram a glória do eterno, canto este cantado no dia da inauguração, naturalmente em alemão.
Agradecemos a Deus por ter conduzido, motivado e possibilitado que tantos filhos e filhas pudessem dar seu testemunho de fé e gratidão,  por termos este lindérrimo templo aqui em Cachoeira do Sul. Sim, templo esse que hoje integra as diferentes culturas e tradições na IECLB de hoje. Somos motivados e desafiados a sermos uma igreja cada vez mais brasileira e que consiga aglutinar sempre mais pessoas na missão de Deus e nossa paixão. Queremos dar glória a Deus e paz na terra, lema bíblico deste ano. Queremos beber sempre desta fonte bíblica e nos reunir para celebrar, louvar e alimentar a esperança de uma igreja missionária e profética como Comunidade Martim Lutero e Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Cachoeira do Sul. Concluo esta partilha com a oração final feita na noite do dia 19 de abril último: “Bondoso e amado Deus. Nossos corações estão batendo forte o fascínio, encanto e alegria em podermos celebrar a história de doação, diaconia, sabedoria e sinais concretos de nosso ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana aqui em Cachoeira do Sul. Agradecemos-te pelo templo que tem 3 portas de acesso a todos as pessoas, independente de confissão ou credo, pois somos um Igreja ecumênica que quer testemunhar e construir vida fundamentada nas sagradas escrituras. Louvamos-te e bendizemos sempre teu Santo Nome. Dê a todos nós motivos de alegria em continuarmos com o nosso testemunho de fé e vida, alimentando-nos sempre neste templo sagrado para que sejamos testemunhas de teu Evangelho neste mundo que nos desafia cada vez mais. Abrace a todos nós e seja a luz em nosso ser e caminhar. Juntos oramos - Pai Nosso... Graça e paz.
 P. Elio Scheffler

BOAS VINDAS AO SÍNODO:

  Acolhemos com alegria e carinho aos novos colegas que vem integrar e enriquecer os trabalhos na área do Sínodo centro campanha Sul:

1.       Ao colega Pastor Ruben Marcelo
Dettenborn, a esposa Elani e aos filhos: Lucas e Laina, que assumiu os trabalhos pastorais na paróquia evangélica de São Miguel, Restinga Seca a partir do dia 03/03. O culto de instalação foi no dia 13/03 às 19:30hs na comunidade evangélica de Restinga Seca.
2.    Também acolhemos com muito carinho a pastora Marilei Bürgin Schlosser e ao seu esposo André, que assumiu os trabalhos pastorais na paróquia Evangélica de São Sepé a partir de fevereiro de 2011. O culto de ordenação da PA. Marilei foi no dia 20/03 na comunidade de São Sepé e o ato de ordenação foi conduzido pela pastora 2ª Vice Presidente da IECLB, PA. Silvia. Juntamente com o culto de ordenação, aconteceu também o ato de instalação da pastora nos trabalhos pastorais da paróquia evangélica de São Sepé e este ato foi conduzido pelo pastor sinodal, Bruno Ari Bublitz, acompanhado por vários colegas do sínodo.
   3. Boas vindas também à Bacharel em Teologia Amanda Landskren que aceitou o desafio, enquanto se prepara e aguarda o exame do PPHM, de trabalhar na paróquia evangélica de Monte Alverne. Ela assumiu os trabalhos em abril e vai até fins de junho. Bem vinda e uma boa experiência para ti.



4.  Também queremos dar as boas vindas ao colega pastor emérito Dorival Ristow e esposa Eneida que em sua aposentadoria vieram se estabelecer em Candelária, após uma vida dedicada a serviço da IECLB.Tenho certeza de que muitos desafios ainda esperam por vocês.

A todas e todos: BEM VINDOS entre nós!!! Não importa se estás começando a tua caminhada ou se já estás te aproximando do fim dela... sempre ainda tem algo esperando por ti.

POSSE DO NOVO DIRETOR EXECUTIVO DA REDE SINODAL


Em solenidade que acontece no dia 08 de março, às 20h, na Igreja Evangélica Centro, o Prof. Waldir Werner Scheuermann foi empossado como novo Diretor Executivo da Rede Sinodal de Educação. Ele substitui o Prof. Silvio Iung, que passa a trabalhar no Colégio Bom Jesus de Joinville.

O Prof. Waldir é formado em Letras Português/Inglês e Alemão pela Unisinos, Pós graduado em Língua Alemã pela Unisinos, Pósgraduado em Administração Escolar pela Escola Superior de Teologia e Setrem. Foi professor e vice-diretor no Colégio Sinodal de São Leopoldo e Diretor do Colégio Rui Barbosa, de Carazinho.

A Rede Sinodal de Educação é composta por 56 instituições educacionais no Brasil, ligadas a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Na área do Sínodo Centro Campanha Sul temos escolas da Rede em Venâncio Aires, Santa Cruz, Vera Cruz, Agudo e Cachoeira do Sul.  O Pastor Sinodal Bruno Bublitz, representando o Pastor Presidente Nestor Friedrich, conduziu o ato de instalação do novo Diretor Executivo. 
No dia 09 de março, no Teatro Mauá, aconteceu a Assembléia Geral da Rede Sinodal. Nesta Assembléia houve a Prestação de Contas, apresentação de relatórios e a aprovação do calendário de Atividades para o ano de 2011.
Prof. Nestor Raschen

Vice-Diretor do Colégio Mauá

COMUNIDADE EVANGÉLICA DE RIO PARDENSE CELEBRA O CENTENÁRIO DE SEU TEMPLO.


A comunidade Evangélica de Rio Pardense, pertencente à Paróquia Evangélica de Vale do Sol, celebrou no dia 16 de janeiro de 2011 o centenário de inauguração do seu templo.  Segundo os registros históricos, a construção da Igreja iniciou no ano de 1908. Três anos após, no dia 15 de janeiro de 1911, o templo foi inaugurado. A construção da torre, por sua vez, ocorreu mais tarde, sendo inaugurada no dia 1 de maio de 1947. O templo foi totalmente restaurado nos últimos anos, mantendo suas características originais.
O culto festivo contou com a presença do Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz, o qual conduziu a pregação.  Também esteve presente o pastor emérito Idylio Schäffer, o qual atendeu a comunidade em anos anteriores. Foi um momento marcante para relembrar o testemunho de fé da comunidade e para reconhecer, sobretudo, a mão de Deus em sua história.
Após o culto, houve um almoço festivo e uma animada reunião dançante no decorrer da tarde, a qual contou com a presença da comunidade local e demais pessoas. 

Pastor Claudinei E. Stack

INAUGURAÇÃO DO NOVO TEMPLO EM FAZENDA ARAÇÁ


      No dia 06 de março a comunidade de Fazenda Araçá, da paróquia de Cerro da Igreja, inaugurou o seu novo templo. O ato de dedicação do templo foi conduzido pelo pastor sinodal Bruno Ari Bublitz e a pastora Roseli Berger. O ato de dedicação foi seguido pelo culto de gratidão celebrado no novo templo. A comunidade esteve participando em peso e muitas pessoas, de comunidades vizinhas, vieram celebrar juntos. Parabéns comunidade de Fazenda Araçá por este vosso testemunho de fé.
 Pastor Bruno Bublitz



INSTALAÇÃO DO PRESBITÉRIO DA COMUNIDADE MARTIM LUTERO – ARROIO DO TIGRE

Aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2011, em culto comunitário, com a presença do Pastor Sinodal Bruno Bublitz. Foi feita a instalação do Presbitério da Comunidade Martim Lutero, para o mandato de 2 anos, sendo os seguintes nomes e cargos:
Presidente: Leoni Henker
Primeiro Vice-Presidente: Armando Goetze
Segunda Vice-Presidente: Rosi Teichmann Bender
Tesoureiro: Vilson Maus
Vice-Tesoureiro: Davi Sebert
Secretário: Silvânio Goetze
Vice-secretária: Marlene Hermes
Saudando os presbíteros e presbíteras, o Pastor Sinodal, Bruno Bublitz, expressou a gratidão pelas vocações despertadas, e pelo gesto de gratidão de cada um e cada uma, que por amor a Deus coloca seus dons a serviço. Lembrou que somos todos chamados e chamadas pelo batismo, e cada pessoa é uma ferramenta importante no plano divino. Foi um culto muito emocionante, seguido de palestra para mais, mães e confirmandos/as. A programação foi encerrada com um delicioso almoço comunitário.

Pastora Carla Andrea Grossmann