24 de jul. de 2011

AVÓS e NETOS

Parte de uma bela oração do rei Davi diz assim: "EU TE PEÇO AGORA, Ó SENHOR, QUE ABENÇOES OS MEUS DESCENDENTES PARA QUE ELES CONTINUEM A TER SEMPRE A TUA PROTEÇÃO. QUE A TUA BÊNÇÃO ESTEJA COM OS MEUS DESCENDENTES PARA SEMPRE!"(2.Samuel 7.29). Prece semelhante, carregada de emoção e de ternura, está no coração e nos lábios de pais desde antes do nascimento dos filhos. Durante todo o tempo de exercício do ministério pastoral em comunidade assisti momentos profundamente marcantes, quando pais banharam com lágrimas de alegria e gratidão seus filhos pequenos no momento do Batismo. A pergunta para casais em preparação à celebração de Bodas, pelo motivo de felicidade em seu matrimônio, teve sempre a mesma resposta: NOSSOS/AS FILHOS/AS. Filhos e filhas são presentes especiais que Deus nos dá e um investimento que Ele faz em nossas vidas. Tristes excessões em nossa sociedade tem maculado o curso deste projeto de Deus.
Nosso tempo passou rápido, os filhos cresceram e deixaram de ser aquelas fofuras que abraçamos e carregamos orgulhosos. De repente, lá estão eles adultos cheios de problemas, às voltas com emprego e prestações, acompanhados do cônjuge e de seus sogros..... Onde ficaram nossas crianças, com quem batíamos uma bola ao entardecer e no sonho de ser grande atleta, ou que nos acompanhavam ao supermercado cheios de conversa e chantagens para ganharem um bombom?! Onde ficaram nossas crianças que acreditavam tudo da gente ou com quem tínhamos que discutir muito a validade do cardápio no almoço?! O tempo as levou....e pior, nós envelhecemos e tivemos que contentar-nos com as lembranças, as fotos e a saudade.
Mas Deus e a vida são generosos. De repente, mesmo que "tardiamente" conforme nossa opinião, e porque os filhos estavam apenas"ensaiando" com seus pares - conforme declararam - CHEGARAM OS NETOS! A experiência é indescritível! É algo novo e muito louco! Segurar o neto nos braços pela primeira vez faz tremer os joelhos, da mesma forma como no dia do nascimento dos filhos. A gente balança, esta é a verdade! Mas é lindo demais!,
Há um texto da escritora Raquel de Queiroz, passado por uma grande amiga, que retrata com incrível perfeição os sentimentos do ser avó e avô. Permito-me citar e/ou comentar algumas citações.
"Netos são como herança que a gente ganha sem merecer. De repente eles caem do céu.... Neto é sangue do meu sangue, filho em dose dupla. Os netos são filhos com açúcar!" - Depois que o tempo passou mais depressa do que se esperava, os anos da idade avançada tem suas compensações. A juventude foi-se, os filhos pequenos são adultos e pais, a gostosa algazarra das crianças de outrora não existe mais lá em casa. Mas a compensação chega de mansinho na figura dos netos. Até parece que a vida nos dá netos para compensar todas as perdas trazidas pelo avanço da idade. "São amores novos, profundos e felizes, que vem ocupar aquele lugar vazio dos filhos pequenos. E quando a gente embala o menino e ele, tonto de sono, abre os olhos e diz: 'Vovô', o coração estala de felicidade como pão no forno."
Com maravilhosa simplicidade e afeto a escritora descreve esta relação entre netos e avós. É assim mesmo. Tomar o neto nos braços pela primeira vez, cuidar da mamadeira, da higiene, do adormecer.... isto deixa a gente msis jovem e mais otimista. Netos são um bálsamo eficiente para alma!
Em gratidão a eles por tudo isso, e também para compensar aquele tempo que os próprios filhos mereceram e não receberam há anos - afinal, havia trabalho, compromissos, TV, coisas de adultos....!!; sim, por isso avós correm o risco de conceder a netos mais do que os seus pais lhes dão. É aquela tática de "dar o bombom e esconder a mão". Nada mais do que cumplicidade..... Maravilhoso! Quando os netos chegam na casa da gente, a alegria é imensa, na mesma medida em que a saudade se instala quando eles saem. E aí torcemos para que voltem logo!
Enfim, eis os netos e seus pais, motivo de nossa oração para que Deus os proteja e abençoe para sempre. E na medida que a velhice nos envolver plenamente, sem disfarçar que existe o momento final, ensaiamos com os netos a certeza de que assim a vida vale e valeu a pena!
Dedicamos esta matéria a todos que já são avós, e àqueles que, se Deus permitir, também o serão.
P.em.Waldir e Lucila Trebien




- NOSSOS FILHOS (a foto em preto e branco)
- NOSSOS NETOS
- OS AVÓS