1 de nov. de 2011

DIA DA REFORMA 2011 - SANTA CRUZ DO SUL


                     Na noite desta segunda-feira, 31 de outubro, aconteceu a celebração interluterana em Santa Cruz do Sul na comunidade da IECLB. A pregação esteve a cargo do pastor Edemar Drews Fuhrmann da Igreja Evangélica Luterana do Brasil que trouxe a mensagem sobre a liberdade em Cristo, baseado em João 8.31-36. A liturgia foi oficiada pelos outros seis ministros da IECLB e mais um da IELB. Os corais “Santa Cruz” da IELB e “Jubilate” da IECLB trouxeram mensagens cantadas. Estiveram presentes na celebração também pastores eméritos da IECLB, Waldir Trebien, Martin Reusch, Armando Müller e  Schiemann.
Esta Celebração Interluterana é mais um dos momentos de integração entre os luteranos de Santa Cruz do Sul. Além desta celebração há também vários momentos de celebrações ecumênicas e o estudo do Cebi (Centro de Estudos Bíblicos), organizados pelo Fórum Ecumênico de Santa Cruz do Sul.
O legado da Reforma Ecclesia semper Reformanda (Igreja sempre em Reforma) precisa ser uma constante na vida de nossas comunidades. Há muitas forças que tentam podar a liberdade que o Evangelho nos proporciona. “Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres.” João 6.36.

Marcos Rogério Radecke

ENCONTRO OASE SINODAL DE COORDENADORAS E PRESIDENTES DE OASE SANTA MARIA DIA 26 DE OUTUBRO DE 2011

Com a presença de 22 paróquias de nosso Sínodo, a OASE da Comunidade de Santa Maria acolheu a todas as participantes em torno de 140 pessoas.
A Diretoria da OASE Sinodal através de sua presidente Elfi Roedel, iniciou  com mensagem e saudação aos Pastores Sinodais, a Palestrante, Pastores e  todos presentes. Em seguida P. André L. Martin fez a devoção. Os Hinos foram dirigidos pela Cat. Edelcardt Hartmann.
A Palestrante Edeltraud F. Nering Artista Visual; Arteterapeuta; Especialista em Aconselhamento e Colaboradora da OASE-IECLB, vinda da Cidade de Rio Negrinho-S. Catarina, falou sobre “O QUE FAÇO COM MEUS SENTIMENTOS? ELES ESTÃO EM MINHAS MÃOS!”,  trabalhando com nossos sentimentos, fazendo rever nossos valores , valorizando nossa forma de vida, enfim o que está dentro de nós, avaliando assim nosso jeito de ser, se gostamos o não, a decisão está sempre por nossa conta. Foi um dia diferente onde cada um vivenciou suas emoções, seja ouvindo histórias, desenhando ou pintando. Todas neste dia puderam ser criativas e espontâneas, qualidades tão esquecidas no mundo acelerado que vivemos.
O que chamou a atenção,  foi a forma como ela conduziu este Encontro, no mais profundo silencio, somente quando era para expor a  opinião a respeito de algum assunto.
FOI UM DIA ESPECIALMENTE DEDICADO A NÓS.
Participaram também deste dia as Presidentes dos Grupos de OASE de nosso Sínodo.
Neste dia foram marcadas datas e locais dos eventos da OASE Sinodal que acontecerão no próximo ano de 2012 e  devido a falta de tempo somente 3 paróquias leram seus Relatórios, e alguns avisos dados, e no encerramento tivemos  Celebração com Santa Ceia.
A OASE Comunidade de Santa Maria juntamente com suas Coordenadoras e Presidente de OASE foram  incansáveis em acolher a todos com carinho e sempre com uma palavra amiga, sem contar as delícias  que ofereceram tanto na chegada, no almoço e na chá da tarde, todos nós,  só temos a agradecer esta valiosa acolhida que tornou este dia mais aconchegante e inesquecível.
Fica esta pequena mensagem de agradecimento:
“NÃO SE COMPRA AMIZADE, AMOR E AFEIÇÃO. NÃO SE COMPRA RAIO DE SOL NEM GOTAS DE CHUVA. FIQUEMOS ATENTOS AO QUE NOS CERCA, SEJAMOS GRATO PELO QUE NOS É OFERTADO E SEJAMOS FELIZES DESDE HOJE, ENQUANTO O DIA NOS SORRÍ E O SOL DESPEJA LUZ EM NOSSOS CORAÇÕES APAIXONADOS PELA VIDA”.
ELFI ROEDEL
ASSOCIAÇÃO OASE SINODAL

CENTRO-CAMPANHA SUL 

DIA INTERPAROQUIAL DE OASE- VALE DO SOL 22 DE SETEMBRO DE 2011.

Reuniram em torno de 520 pessoas, em um lindo dia de sol. Ônibus vindos de toda a região do Núcleo do Rio Pardo para celebrar juntos a Semana Nacional da OASE. Inicialmente tivemos a Celebração de abertura com Culto,
após palestra sobre produtos sem agrotóxicos e muito mais conduzida pela   
ECOVALE.
Foi servido um delicioso almoço, e na parte da tarde, tivemos apresentações artisticas de diversos Grupos da OASE, e da região.
A Paróquia, Comunidade e OASE de Vale do Sol foram incansáveis na organização deste dia, que tornou-se uma benção para todos nós.
Elfi Roedel