9 de jun. de 2015

Mostra Comida boa na mesa

Mostra tem foco na produção familiar de alimentos e destaca o direito ao consumo de produtos orgânicos

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional do Meio Ambiente – 5 de junho -, a Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado, em Porto Alegre (RS), recebe mais uma exposição, fruto de parceria da Trensurb com o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD). A mostra fotográfica Comida Boa na Mesa – Agroecologia em Favor da Vida foi inaugurada no dia 2 de junho e se estende até 30 de junho.

As imagens são do fotógrafo alemão Thomas Lohnes, que veio especialmente ao Brasil, a pedido da agência de cooperação internacional alemã Pão para o Mundo, para acompanhar e registrar atividades de agricultores ecológicos que trabalham em parceria com o CAPA.

Segundo a secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, a ideia é que a exposição leve à conscientização de que todas as pessoas têm direito a alimentos limpos e também provocar a pergunta de onde se pode adquirir tais alimentos: “buscar quem produz sem veneno, quem realmente contribui para que haja uma comida boa na mesa, também com a preservação do meio ambiente”.

O engenheiro agrônomo Sighard Hermany, coordenador do Núcleo do CAPA em Santa Cruz do Sul (RS) compareceu ao lançamento representando a coordenação do Consórcio CAPA. Para ele, a exposição é muito significativa “por levar ao público urbano uma concepção de produção e de vida baseada na agroecologia”.


Serviço
O que: exposição fotográfica Comida Boa na Mesa – Agroecologia em Favor da Vida.
Quando: até o dia 30 de junho, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

Texto: Marco Prass/Trensurb
Fotos: Thaís Künrich/FLD




Seminário de Preparandos e Confirmandos em Cachoeira do Sul

                             A Paróquia de Cachoeira do Sul realizou nos dias 29 e 30 de Maio de 2015 o Seminário dos Preparandos e Confirmandos. As atividades tiveram início na sexta-feira, às 19h30min, com a palavra do Pastor Martin Timóteo Dietz, do presidente da Paróquia, Sr. José Rodrigues Voigt, e dos representantes das Comunidades da Paróquia, Sra. Mirtis Preuss, Sr. Edemar Heiderich e Sra. Andréia Friedrich. Em seguida, houve apresentação do Grupo de Danças da APAE, liderado pelo Professor Itamar Fontoura, e posteriormente, foi proferida uma palestra sobre o tema Família, apresentada pelo Prof. Zezinho e sua esposa, Mariangela.
Na sequência, houve a distribuição das tarefas aos quatro grupos em que foram divididos preparandos, confirmandos e seus pais e/ou familiares, tudo organizado pela Professora Angelice Scheffel. Cada grupo recebeu um tema, o qual deveria ser trabalhado durante as atividades do seminário. Foram eles: Crianças abandonadas, Inclusão Social, Família e Bullying.
Os trabalhos se iniciaram ainda pela noite, quando os grupos dedicaram-se à confecção de enfeites para as mesas do almoço de sábado. As equipes também definiram o nome de cada grupo, pais e alunos responsáveis por ele, e deram início às tarefas propostas, as quais exigiam escrever uma música, uma oração e montar uma peça de teatro, dentre outras.
Às 23h30min houve o toque de recolher, por meio do qual pais e alunos se acomodaram em seus dormitórios. Nesta ocasião, foi realizado um momento de reflexão, o qual trouxe a mensagem sobre o quanto é importante a luz de Deus na vida das pessoas, bem como foi lida uma passagem bíblica. As crianças puderam também desfrutar de momentos de interação, lendo livros e jogando jogos educativos.
As atividades reiniciaram logo cedo no sábado. Tão logo foi servido o café, as equipes já recomeçaram a trabalhar nos ajustes finais de suas apresentações. Ainda na parte da manhã, tiveram músicas e teatros com a participação de todos os grupos. Houve muita diversão, desde o ensaio até o cumprimento das etapas!
Parentes, amigos e familiares dos preparandos e confirmandos chegaram para o almoço em comunidade, calcula-se que cerca de 320 pessoas praticamente lotaram o Salão de Festas do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco. Servido o almoço, as pessoas juntaram pratos, talheres e copos, num trabalho comunitário, de ajuda mútua, para limpar o ambiente e seguir com as atividades propostas.
Como últimas atividades a serem desenvolvidas, houve a apresentação de um convidado por grupo para falar sobre seu respectivo tema à comunidade e aos participantes do Seminário. Todas as exposições foram enriquecedoras, dos cuidados que se deve ter com o bullying até a explanação da cultura negra, que compõe a diversidade cultural da nossa sociedade.
Foram trazidas pessoas confirmadas 10 e 20 anos atrás, as quais falaram sobre sua trajetória no Ensino Confirmatório e, principalmente, sobre os ensinamentos que lhes foram repassados nesta vivência. Também houve apresentações musicais, as quais animaram muito a platéia.
Às 16h foi feito o encerramento do Seminário, com orações de alunos, sendo finalizado com um Pai Nosso, com todos os presentes envoltos num círculo, de mãos dadas. Ao som de mais música, foi ofertado um maravilhoso café da tarde, como despedida e interação desta família que se formou num propósito maior, estar perto de Deus e trazer os ensinamentos Dele aos seus filhos.
  
Taís Schmidt Bordignon,

mãe da preparanda Sofia Bordignon Lemos.