19 de ago. de 2014

100 anos da Pedra Fundamental da Comunidade de Sampaio

Comunidade Evangélica de Sampaio – Paróquia Venâncio Aires – celebra os 100 anos da colocação da pedra fundamental de seu templo
Foi no dia 16 de agosto de 1914: as famílias evangélicas de confissão luterana do Vale do (arroio) Sampaio - das localidades de Linha Teresinha, Linha Santana, Linha Andreas e Mato Leitão - juntaram as suas forças e lançaram a pedra fundamental do templo evangélico de Sampaio – Comunidade que hoje está integrada à Paróquia Evangélica de Venâncio Aires. A consagração do templo aconteceu dois anos depois, no dia 16 de outubro de 1916.
Neste domingo, dia 17 de agosto de 2014, a Comunidade Evangélica de Sampaio reuniu-se festivamente em culto, às 10 horas, para lembrar a sua longa história de 127 anos e agradecer a Deus pela passagem do centenário do início da construção de seu belo e acolhedor templo, ornado no espaço junto ao altar com três belos vitrais coloridos e que retratam as seguintes passagens bíblicas: Jesus abençoa as crianças; Jesus multiplica os pães; Jesus ascende aos céus.
Lá esteve o Pastor Sinodal Bruno Bublitz, que fez a prédica do culto festivo. Pastor Ivário Fries, pastor local, conduziu a liturgia. Pastor Lair Hessel, que dirigiu os hinos, também participante da Orquestra. Pastor Milton Schmidt, de Cruzeiro do Sul, também se fez presente e trouxe a sua saudação.
Sendo atendida inicialmente por pastores vindos de Teutônia e de Conventos, em 1922 Sampaio emancipou-se, tornando-se sede paroquial e ligando-se ao então Distrito Eclesiástico Taquari. Assim foi até 1977. (Ao lado da igreja ainda encontra-se a antiga casa paroquial, ocupada hoje pelo zelador.). Sucessivas crises financeiras tornaram inviável a manutenção da sede paroquial. A Paróquia de Sampaio foi dissolvida e várias de suas comunidades integradas, desde 1978, à Paróquia Evangélica de Venâncio Aires. Venâncio Aires passou a ter dois campos de atividade ministerial.
O culto festivo deste domingo foi abrilhantado pelo Conjunto de sopros, da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires. A Comunidade cantou, com muito ânimo, ao som dos metais. O culto foi muito celebrativo.
 
Presentes, também, o Presidente da Paróquia Evangélica de Venâncio Aires, Mauri Müller; a prefeita de Mato Leitão, Carmem Goerk. Também usaram a palavra o presidente da Comunidade de Sampaio, Harri Wacklawovsky e a Sra. Leni S. Schwingel que dedicou-se à pesquisa histórica da Comunidade, apresentando um resumo. Já passava do meio dia quando os sinos badalaram, anunciando o término do culto. Seguiu-se um almoço de confraternização – e, à tarde, reunião dançante.