10 de jan. de 2013

FÉRIAS


Férias, é tempo livre do dever e responsabilidade costumeiras, seja do trabalho, seja do estudo. Férias sugere descanso. Isto tem a ver com a fé do cristão. A Bíblia ensina que o descanso, desde o início da criação, foi oferecido por Deus para ser parte da vida.  Quando Deus descansou no sétimo dia, este descanso não era para Ele, mas para o homem. Deus queria que a primeira coisa que o homem aprendesse, fosse a descansar. Tanto é assim, que se Deus tivesse descansado, Jesus não falaria que: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também". João 5.17. Da mesma forma quando Jesus fala do sábado ele deixa claro, "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" Marcos 2.27.
Férias e lazer são desejo e direito de todos, embora nem todos consigam desfrutá-los.
Contra a lei do país, alguns vendem suas férias para poder sobreviver. Outros simplesmente o fazem para acumular mais bens materiais.
Sombra e água fresca é o que alguém pode ansiar mais do que qualquer outra coisa depois de uma caminhada longa ou um trabalho duro seja sob um sol escaldante ou num escritório estressante. Então esta expressão veio a tornar-se descrição simbólica de uma vida, onde o trabalho é necessário para a subsistência, como o tempo de descanso onde  realizo somente aquilo que me torna feliz.  Muitos estão curtindo as merecidas férias. Após um ano de trabalho e dedicação, chegou o tempo para descansar.
Férias também é um bom tempo para sonhar, esticado numa rede ou passeando num bosque ou aproveitando algum espaço aconchegante de relax e reestabelecimento de forças para um novo Ano. É tempo de agradecer pelo ano que passou e sonhar com um tempo ainda melhor, um mundo melhor.
Eclesiastes 3 ao falar do TEMPO,  no mínimo, expressa a convicção que a vida é mais do que trabalhar e afadigar-se. Que a gente deve encarar tudo como presente de Deus. Diria, a partir de Novo Testamento, mais: Não basta que a questão tenha uma solução satisfatória só para mim ou minha classe.
A comunidade cristã tem a visão comunitária. O seu Senhor quer que tenham vida, e a tenham em abundância. Por isso a Igreja deve empenhar-se para que os homens, criados à imagem de Deus, já possam ter isso agora. Em vista disso, será que poderemos gozar as nossas férias tranquilamente, sabendo que milhares de concidadãos não têm as mínimas condições de fazê-lo? Será que poderemos gozar tranquilamente o fruto do nosso trabalho, sabendo que outros tiveram proveito nenhum? (pior ainda, se estivermos regalando-nos graças ao labor e suor de outros, se não houver uma recíproca!).
Será que o marido pode regalar-se de todo descanso, se a sua esposa enquanto isso tem que afadigar-se; os filhos ter todo tipo de divertimento com a maior naturalidade, enquanto os pais têm que cuidar de todo serviço; os patrões se regalando e os empregados se espremendo! Com Jesus aprendemos a festejar — mas em conjunto, como família e como comunidade.
Alienação seriam as férias, se não nos identificássemos com o nosso trabalho como sendo serviço em gratidão a Deus. Se não levássemos em consideração o bem-estar do próximo. Mas pensando no tempo de graça a ser desfrutado além de descanso e trabalho na proporção saudável para a gente e para o próximo, devemos lembrar-nos que o homem não vive só de pão. Devemos lembrar-nos do alimento espiritual. Da possibilidade para nós e nossos semelhantes (familiares, membros da comunidade ou não) de ter, nas férias, no tempo livre, um encontro com Deus. Por que então não reservar tempo para a meditação, para o diálogo sobre coisas eternas, repartir a alegria que temos em Cristo? Aí férias e tempo livre poderiam tornar-se antecipação do Reino de Deus. Convívio alegre e agradável com os irmãos na presença de Deus.
Um mundo melhor só é possível se eliminarmos todas as formas de injustiça, intolerância, humilhação e discriminação. O momento presente é muito importante. Deste momento depende nosso futuro. Caminhe, insista, seja humilde e não desista do caminho da verdade, da dignidade. Trilhe esse percurso em 2013 com fé e perseverança.
Sonhe com um mundo melhor, mais justo e fraterno e busque concretizações deste sonho. Junto com mais pessoas, busque a esperança que nos move para um novo tempo. Que na porta de entrada de nossos sonhos esteja a esperança e em cada janela a solidariedade. Que o amor entre as pessoas seja a arma mais poderosa nesta luta por uma vida digna, construindo processos de paz.
Nosso desafio é fortalecer nas pessoas a fé e ajudá-las sonhar de novo. Com união e organização há futuro. Vamos caminhar juntos, lutando por um mundo melhor, e acima de tudo acreditando. Acreditar que um mundo novo é possível, iniciando na nossa Comunidade. Onde todos tenham direito ao trabalho para o sustento da sua família, como ao descanso. Onde cada um possa se sentir uma pessoa amada, valorizada e convidada a participar seja na Comunidade ou Sociedade e que toda sua vida possa vir a ser um testemunho de gratidão a Deus. 
Pastor Donirsio Carlos Becker