2 de mai. de 2013

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - SOUC

Semana de Oração
A busca da unidade ao longo de todo o ano
 
Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.
No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo. (Jo 17:21)
           Veja o Blog criado para a SOUC 2012: http://semanadeoracaopelaunidade.blogspot.com.br/
 
CELEBRAÇÕES
Santa Cruz do Sul:
- 12/05 – IECLB – Centro 19h – pregação Pe. Décio;
- 16/05 – IELB – Centro 19h – pregação P. Márcio;
- 19/05 – ICAR – Catedral 19h – pregação P. Edemar;
 Rio Pardo:
- 14/05 – IECLB – 19h30;
- 16/05 – ICAR – 19h30.
 
 
SAIBA MAIS:

O CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) organiza a Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos que acontecerá de 12 a 19 de maio de 2013.
A Semana de Oração é um momento em que as igrejas cristãs se unem num diálogo ecumênico sobre determinado tema o reforçam em oração.
Em entrevista ao portal A12.com a Secretária Geral do CONIC, pastora Romi Márcia Bencke falou sobre a preparação, objetivos e tema da semana.
Confira a entrevista.
Portal A12 - O que deve acontecer durante a Semana de Oração neste ano?
Romi Bencke - No Brasil, celebramos esta semana a 30 anos. A Semana, portanto, representa um testemunho concreto de unidade entre cristãos (ãs) no Brasil. Desejamos que ao longo desta Semana, as diferentes comunidades cristãs se reúnam e celebrem juntas.
Que possam vivenciar esta experiência, aparentemente tão simples, mas tão profética. Sabemos que em alguns lugares podem existir diferenças e resistências para o encontro entre pessoas de diferentes denominações. Ore pela unidade dos (as) cristãos (ãs) em sua comunidade. Desejamos que a chama de pentecostes flameje em favor da unidade cristã.
Portal A12 - Como está a preparação para a Semana de Oração?
Romi Bencke - A preparação de Semana de Oração de 2013 iniciou já no ano anterior, com a tradução do material do inglês para o português. Em seguida, um grupo procurou adaptar o texto para a realidade brasileira. Sabemos que muitos grupos ecumênicos, pastorais e comunidades estão se organizando para a realização desta Semana. Muitos têm ligado e enviado email tanto para solicitar o envio do material quanto para compartilhar o que estão pensando fazer. Isso tudo é muito gratificante. É importante que o processo de preparação aconteça antecipadamente, que não se deixe para última hora. Quanto mais pessoas envolvidas, mais rica e significativa se torna a experiência.
Portal A12 - Qual o tema da semana?
Romi Bencke - Toda a Semana de Oração tem um tema, isso porque, todos os anos um grupo diferente de algum lugar do mundo é convidado para preparar o material da Semana de Oração. A Semana deste ano foi preparada pelo Movimento Ecumênico de Estudantes Cristãos da Índia. Este movimento está celebrando 100 anos.
A Federação da Universidade Católica de toda a Índia e o Conselho Nacional de Igrejas na Índia contribuíram com o Movimento Ecumênico de Estudantes Cristãos no processo de preparação do material. O tema proposto é “ O que Deus exige de nós?” (Mq 6.6-8).
Na visão do Movimento Ecumênico indiano, a busca pela unidade visível não pode estar desassociada da busca pelo desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade das pessoas mais pobres. Nossos irmãos da Índia denunciam o sistema de castas, que contribui para aumentar a divisão entre as igrejas. Este sistema, segundo nossos irmãos indianos, coloca sérios desafios para a unidade entre cristãos, assim como, todos os demais sistemas, por exemplo, apartheid, nacionalismos e racismo. Neste sentido, para que a unidade do corpo único de Cristo se torne visível, é necessário refletir e superar todo e qualquer sistema que acentue a divisão.
No Brasil, não temos castas, mas temos a divisão provocada pela significativa concentração de riquezas. Existem, no Brasil, classes sociais bem distintas. Há entre nós, pessoas que também são invisibilizadas, tais como moradores(as) de rua, a população carcerária e tantos outros. Neste sentido, nos perguntamos: “O que Deus exige de nós?” quando olhamos para o nosso contexto? 
Portal A12 - O que o CONIC espera alcançar esse ano com a Semana de Oração?
Romi Bencke - A Semana de Oração é o projeto mais antigo do CONIC. Pretendemos que o maior número possível de grupos experimente a oração conjunta. Jesus nos ensinou a orar. A prática da oração é comum a todos (as). Por que não fazer isso junto? Por que não fortalecer o que temos de comum? Jesus, não estabelecia diferença entre as pessoas. Ele conversava com a mulher samaritana, com o cobrador de impostos, era amigo de crianças, homens, mulheres, jovens e idosos. A partir da prática de Jesus desejamos superar o que nos divide. Ao final de cada Semana de Oração ouvimos os relatos das diferentes experiências é gratificante quando pessoas de confissões diferentes descobrem o quanto elas têm em comum. São estas experiências que desejamos fortalecer e ampliar.
Não importa o tamanho dos grupos, pois Jesus mesmo disse “ Quando dois ou três estão reunidos em meu nome, ali estou entre eles” (Mt 18.20). O importante é estimular os grupos a viverem esta experiência da oração comum, conversarem e se conhecerem.
Portal A12- Como as igrejas devem se preparar para a Semana de Oração?
Romi Bencke - É importante que a preparação ocorra um tempo antes da Semana de Oração. Muitos grupos já estão se mobilizando, dividindo tarefas, comprando o subsídio, estudando o tema. Isso já pode acontecer desde agora. É comum, ao longo da Semana de Oração, nos lugares onde já existe a experiência ecumênica, a realização de rodízio entre as Igrejas. Isso significa que, cada dia, a celebração é em uma igreja diferente. Há a experiência da troca de púlpitos. Por exemplo, no dia em que a celebração acontecer em uma igreja Católica Romana a homilia será realizada por um(a) religioso(a) de outra confissão e vice-versa. Esta é uma das experiências. Em outros lugares, o grupo opta em realizar estudos e encontros para aprofundar os temas propostos pelo material da Semana. Outros optam por realizar apenas uma grande celebração ecumênica durante a abertura, outros, ainda, abrem a Semana com uma grande celebração ecumênica e encerram com outra. Tudo depende da criatividade do grupo e da profundidade da experiência ecumênica.
Também temos relatos de grupos que se reúnem para compartilhar experiências, fazer refeições conjuntas. Não há regra fixa.
Em toda a Semana de Oração realizamos uma coleta. Esta coleta é dividida da seguinte maneira: 40 % para os grupos ecumênicos locais e 60% para o CONIC. Com este dinheiro temos como iniciar a preparação das Semanas dos anos seguintes. Realizar a coleta é importante. É um exercício de comprometimento com o ecumenismo.
O material deste ano foi pensando para ser utilizado ao longo de todo o ano. O caderno de 2013 traz duas propostas de celebrações ecumênicas, além de subsídios para trabalhos com crianças, jovens e adultos. O material está muito rico e diversificado.
Nós, do CONIC estamos à disposição de todas as Igrejas, pastorais, grupos de oração, grupos de estudos bíblicos, de casais, entre outros, que desejam realizar esta experiência. No Brasil, temos 30 anos de testemunho ecumênico. Vamos fortalecer cada vez mais nossos laços. Importante é que depois nos enviem relatos contando a experiência. Teremos o maior prazer e a maior alegria em poder conhecer as atividades realizadas.
Desejamos uma abençoada Semana de Oração para todos e todas.
Origem da Semana de oração pela Unidade dos Cristãos
A história da Semana de Oração iniciou em 1908, por iniciativa do Reverendo anglicano Paul Wattson, que foi co-fundador da Fraternidade Franciscana da Reconciliação em Graymoor – Estado de Nova York.
O objetivo do reverendo era o de realizar uma oitava de oração para a unidade cristã. Com a consolidação do movimento ecumênico, ao longo do século XX, esta iniciativa foi levada para o mundo todo, através do Conselho Mundial de Igrejas e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica Romana. O espírito da Semana de Oração pela Unidade é o de testemunhar de que é possível uma diversidade reconciliada. Esta unidade acontece por meio da oração conjunta.
Seguimos reafirmando a frase do Pe. Francês Paul Couturier, que em 1935, ao referir-se á Semana disse: “ Como Cristo quer e pelos meios que Ele deseja”.