31 de ago. de 2011

MUTIRÃO ECUMÊNICO SULÃO VI

       Aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro Mariápolis, em São Leopoldo (RS) o Mutirão Ecumênico Sulão VI. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) e reuniu pessoas interessadas na promoção do ecumenismo. O encontro aconteceu sob ótica da defesa da criação divina, trazendo para reflexão a temática “Unidos em Cristo na defesa da criação” e o lema “A criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus”(Rm 8, 19).
O Mutirão Ecumênico Sulão VI reuniu representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de representantes do Uruguai e da Colombia. Foram cerca de 200 participantes das Igrejas Católica, Episcopal e IECLB, especialmente. A temática foi abordada a partir de quatro enfoques: Histórico do Movimento Ecumênico, pelo
Pe Paulo Homero Gozzi ; Ecologia -  Desafios e perspectivas, por Arno Leandro Kayser - Agrônomo, Ecologista e Professor;  Questões ecológicas: o compromisso das Igrejas?, pelo P. Marcelo Schneider -   Secretário Moderador do CMI; e  Ética Social Ecumênica, pelo Pe. Érico Hammes -
Professor de Teologia da PUCRS e Doutor em Teologia Sistemática. Da área de abrangência de nosso Sínodo participaram pessoas de Santa Cruz do Sul e de Santa Maria – católicos, episcopais e luterano.
Foi uma grande oportunidade de convívio ecumênico, reflexão, integração e motivação para a caminhada.
P. Reinoldo G. Nuemann
Santa Maria

XVI Assembléia Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul


    Estivemos reunidos, no dia 20 de agosto em Linha Boemia, interior do município do Agudo, para a nossa Assembléia sinodal. Foi um momento marcante por diversos motivos:
      1. Conseguir reunir quase 150 pessoas num dia frio e pensando que para poder participar deste encontro teve gente saindo de madrugada de casa... isto é sinal de muita paixão.. amor por sua igreja e vontade de querer servir a Deus com as forças e ferramentas que Ele nos deu.
      2. Oportunidade de nos encontrarmos e reencontrarmos como irmãos e irmãs que se sabem pertencer a uma mesma igreja.., que tem anseios e alegrias para partilhar.
    3. Foi um tempo preciosos para refletir sobre a temática: “Somos parte de um corpo”. Mesmo que sendo um corpo muitas vezes frágil e dominado pelo egoísmo, sabemos que pertencemos a um corpo: corpo que sofre pelos nossos erros e corpo que se alegra com os acertos.
     4. Investimos um tempo precioso para tentar focar  as nossas prioridades para os próximos anos... Sei que na diversidade geográfica que vivemos, as necessidades são muito variadas, mas conseguimos apontar para uma direção: FORMAÇÃO... este é o tema que vai nos orientar nos próximos anos. Ainda é necessário afinar o foco, mas não se deve perder a direção para a qual a assembléia apontou.
     Nossos sinceros agradecimentos:
    a. Ao senhor Werner Bittelbrumm que com maestria conduziu os trabalhos da Assembléia;
   


b. À comunidade de Linha Boemia  e à Paróquia de Cerro da Igreja que sediaram este encontro e nos acolheram com tanto carinho;
    c. A Diácona Ingrit Voigt que nos conduziu na reflexão;
  d. A todos/as vocês, delegados e delgadas que se fizeram presentes nesta assembléia.
    e. Aos ministros/as que participaram
   Rogo ao bondoso deus que Ele abençoe o nosso planejar e o nosso agir.
                Carinhosamente
Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz