29 de dez. de 2012

VIRADA DE ANO



Caros/as colegas, caros/as membros da diretoria, lideranças e companheiros/as de caminhada.
Com carinho quero saudá-los/as com um poema de Carlos Drumond de Andrade que tem por título:
      
Tempo
Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
A que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
Fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
Se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
Com outro número e outra vontade de acreditar
Que daqui para adiante vai ser diferente...

       Estamos terminando mais um ano... alegrias e frustrações se mesclaram na caminhada... houve acertos e desacertos na caminhada e nas programações propostas e desenvolvidas... acolhemos pessoas entre nós e também nos despedimos de pessoas que nos eram caras... Com certeza todas estas experiências deixaram as suas marcas em nossa vida e nos ajudaram a amadurecer.
       Sou grato a Deus pelas experiências que pude colher neste ano... sou grato por todas as pessoas que caminharam ao meu lado, tanto nos momentos legais como também em tantos momentos de fragilidade... obrigado por terem me carregado em vossas orações quando me foi puxado o freio de mão e eu tive que me aquietar, após o meu “acidente” doméstico, por quase dois meses... foi neste momento do “caminhar devagar” que pude perceber tantas coisas maravilhosas que Deus tem preparado em minha vida e que no corre-corre nem mais percebia.   
       O ano termina e precisamos fazer a mala e escolher o que queremos levar para dentro do novo ano... A situação é semelhante a do agricultor que vai preparar a terra para uma nova safra: precisa saber o que quer colher na nova safra para em cima disto fazer a semeadura certa. O que tu esperas encontrar no novo ano? Encha a tua bagagem das sementes destes sonhos e não te canse de semeá-las em todas as oportunidades que tiveres a cada dia do novo ano que está chegando.
       Deus, em sua infinita misericórdia, sempre de novo nos permite poder recomeçar. Cada novo dia e cada novo ano é nova oportunidade da ajudar a fazer a diferença ali onde vivemos.
       Desejo a ti e aos teus um novo ano com muita paz e que a certeza da presença de Deus ao teu lado te anime a ser seu instrumento na construção de uma realidade com mais dignidade.
       Com carinho
Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz

RETROSPECTIVA DE 2012 E A CAMINHO DE 2013...

Caros/as colegas, diretorias do Conselho Sinodal e Lideranças das diferentes instâncias do nosso querido Sínodo Centro Campanha Sul.
Com a graça e a misericórdia de Deus estamos chegando ao fim de mais um ano e, antes de focarmos os nossos olhos e a nossa atenção para o novo ano... quero te convidar para olharmos para fatos e momentos que marcaram a nossa caminhada durante o ano que finda:
Área Ministerial:
Lembramos com saudades do colega pastor Alberto Becker, que o bondoso Deus chamou do nosso meio. Cada um de nós deixa as suas marcas por ali onde passa... a marca do pastor Becker era a dedicação e trabalho com casais em nosso Sínodo. Somos gratos por esta sua marca que ele deixou entre nós.

Despedida do casal de pastores: Glorinha e Jair Quinot, que após vários anos de atividades na Paróquia Evangélica de Santa Cruz do Sul, decidiram pastorear o rebanho em Estância Velha. Obrigado pela dedicação e desejamos um bom pastoreio na nova terra.




 Agora no dia de Natal, o pastor Hervig Kanitz celebrou o seu último culto na Paróquia de Sinimbu... ele está se aposentando e já está morando na sua casa nova. Foram vários anos de dedicação na Paróquia de Sinimbu e agora começa um novo tempo em sua vida. Obrigado p. Hervig por este teu tempo e dons dedicados ao trabalho da igreja.


Acolhida e Instalação da Diácona Lovani Lilge na Paróquia Evangélica do Arroio do Tigre. Ela, com sua formação diaconal, traz um novo sopro para o trabalho pastoral nesta paróquia. Bem vinda!



 Acolhida e Instalação do Pastor Henrique Scherer na Paróquia Evangélica de Candelária. O P. Henrique, que atuava em Agudo, veio pastorear o rebanho em Candelária. Bem vindo!






Acolhida e Instalação do Pastor Martin Dietz na Paróquia Evangélica de Cachoeira do Sul. O pastor Martin, após concluir o seu doutorado na Alemanha, veio enriquecer os trabalhos no nosso Sínodo. Bem vindo!





Acolhida e Instalação do Pastor Claudio Kettermann na Paróquia Evangélica de Rio Pardinho. O p. Claudio, após um período de “férias” das atividades pastorais, veio somar forças no nosso Sínodo. Bem vindo!.




Acolhida e Instalação do Pastor Varno Senger na Comunidade Evangélica de Agudo. Após trabalhar por muitos anos na fronteira, o p. Varno assume as atividades numa comunidade bem tradicional. Com certeza a experiência comunitária da fronteira vai ajudar a enriquecer os trabalhos em Agudo. Bem vindo!


 Acolhida e Instalação do Pastor Márcio Trentini na Comunidade Evangélica de Santa Cruz – Centro. Com a morte do p. Alberto, o p. Márcio vem preencher a vaga pastoral em Santa Cruz do Sul e desejamos que a sua experiência do trabalho pastoral de Porto Alegre, possa enriquecer o nosso ser igreja em realidade urbana. Bem vindo!


Acolhida e Instalação do casal de pastores: Anelise e Vilmar Abentroth na Paróquia Evangélica de Santa Cruz do Sul. O casal Abentroth vem de Marechal Cândido Rondon e com a sua experiência e dons, com  certeza irão enriquecer o trabalho em nosso Sínodo. Bem Vindos!



 Acolhida e Instalação da Pastora Haidi Madeira na Paróquia Evangélica da Fronteira Oeste, em Bagé. A pa. Haidi aceitou o desafiou de vir trabalhar nesta área de diáspora, onde as distâncias são enormes, mas tem gente com fome e sede pela palavra de Deus. Desejamos um abençoado trabalho e BEM VINDA!
Após tantas acolhidas e despedidas, vivemos numa época em que todos os Campos de Atividade Ministerial em nosso Sínodo estão preenchidos. Aguardamos somente ainda a chegada do casal Magedanz: Mauri e Roseli que chegarão em janeiro e assumirão a partir de fevereiro a Paróquia Evangélica de Sinimbu. O “time” está completo... podemos olhar para o novo ano com alegria e prontos a colocar a mão na massa. Que Deus abençoe o nosso trabalho.

Encontros e Celebrações:
É impressionante a quantidade de atividades que foram realizadas durante o ano de 2012... todos estes encontros tiveram como objetivo: criar uma igreja viva.

 
ARJ: Entre as diferentes atividades desenvolvidas pelos jovens e para os jovens, e que marcou o ano de 2012, foi com certeza o Acampamento Repartir Juntos realizado em Agudo. Mesmo com perspectivas de muita chuva, os jovens não desanimaram e celebraram este momento. Parabéns à coordenação sinodal que com tanto empenho e dedicação preparou este encontro e já está de olho no de 2013 e que será em Restinga Seca.


Encontro sinodal de Ministros/as: Para que possamos jogar como time, é necessário se encontrar e em conjunto preparar-nos para a caminhada. Houve encontros significativos de ministros/as durante este ano... encontros de estudo e também encontros de confraternização e celebração. Obrigado por cada um destes momentos que vocês ajudaram a fazer.

CAPA: A muitos anos o CAPA vem sendo voz que alerta para uma produção e um consumo sustentável... o ano de 2012 foi para o CAPA um ano de muitos reconhecimentos e ao mesmo tempo de inúmeras dificuldades, pois todo mundo sonho com sustentabilidade e vida com mais dignidade, mas sem querer abrir mão de mordomias e vícios. Mudar mentalidade é tarefa árdua e precisa de muita persistência. Desejamos forças para o novo ano que inicia.

    Casais Reencontristas: O trabalho com casais é outra atividade sinodal que encanta aos que dele tem o privilégio de participar. Com a morte do p. Becker, que conduzia o trabalho com casais dentro do sínodo, o conselho sinodal de casais decidiu convidar o p. Darci e a esposa Helga Brandt para conduzirem os reencontros programados para este ano. Foram duas experiências maravilhosas. Para o ano de 2013 está decidido que ministros do próprio sínodo vão conduzir os reencontros, sob a coordenação do pastor Reinoldo. O encontro sinodal de casais reencontristas, realizado em Vale do Sol, teve uma surpreendente participação. Parabéns aos que organizaram este dia.

Conselhão: Ensaiar o caminhar juntos é semelhante a aprender a dançar: precisa de muito ensaio até que se tenha a devida sincronia e o dançar se torna arte com leveza. Entendemos que Sínodo, significa caminhar juntos, mas não onde um manda e os outros somente obedecem, mas sim um planejar e decidir em conjunto. Para promover este sentimento de corpo e de unidade foram dados alguns passos legais nesta direção: um seminário de estudos e uma reunião de “pré-planejamento e orçamento”. Acreditamos que estamos num caminho legal e convidamos a todas as lideranças a se juntarem nesta caminhada.

Diaconia: Não existe igreja sem trabalho diaconal. Por todos os lados, em nossas comunidades o trabalho diaconal está presente... são pessoas que, movidas por sua fé, colocam os seus dons a serviço da vida. A nível de Sínodo procuramos fomentar a reflexão sobre Fé e Responsabilidade Pública num seminário de presbíteros. Foi um belo momento com o p. Brackemeier. O seminário para familiares e pessoas que lidam com pessoas com necessidades especiais teve uma ótima participação, mesmo que tenha acontecido num dos dias mais frios do ano e também o reencontro com familiares e pessoas com deficiência foi muito bem visitado. Algumas destas atividades são organizadas em parceria com o Sínodo do Vale do Taquari.

ECC:
 A tarefa que nos foi confiada pela assembléia sinodal de 2011 é a de nos preocuparmos de uma maneira muito especial com a FORMAÇÃO. Bem, todas as atividades realizadas durante o ano de 2012 tiveram por objetivo promover a formação nos mais diferentes níveis. A coordenação sinodal da Educação Cristã Contínua se empenhou em animar pessoas para se aprofundarem no conhecimento sobre a nossa confessionalidade e também promoveu um seminário de criatividade.

Idosos:
 Cada vez mais as pessoas vivem mais tempo, mas não basta somente prolongar os dias de vida das pessoas e sim é necessário preocupar-se em acrescentar mais dignidade de vida aos dias de vida das pessoas. Aconteceram dois momentos especiais no trabalho com idosos durante este ano: Um foi o encontro sinodal de pessoas da terceira idade que procurou oferecer aos participantes um dia de reflexão e confraternização e o outro momento foi um seminário que teve por objetivo instrumentalizar pessoas que lidam com a terceira idade. Parabéns por estes trabalhos.

Lelut:
 O trabalho da Legião Evangélica é um dos grandes desafios em nosso sínodo... são ainda poucos grupos organizados funcionando, mas isto não significa que não tenha inúmeros homens engajados e envolvidos nas comunidades. Os grupos da legião do nosso sínodo tem conquistado o seu espaço em muitas comunidades e tem se tornado mãos preciosas em inúmeros momentos. Entre os momentos marcantes da Lelut, lembro o encontro sinodal dos legionários, que aconteceu em Agudo.

Música e Liturgia: A música faz parte da teologia luterana... sei que nem todas as comunidades e paróquias conseguem dar o devido valor ou investimento na área da música para por meio do canto e da liturgia criar igreja viva, MAS não dá para negar que existem inúmeros talentos e dons em meio às nossas comunidades. Um dos momentos altos foi o encontro sinodal de corais, instrumentais e grupos de canto e o outro foi a finalização do CD para ajudar na animação litúrgica dos cultos.

OASE: Sem sombra de dúvidas, as senhoras deram um show com o seu trabalho neste ano... conseguiram movimentar e mobilizar um verdadeiro batalhão de pessoas nos encontros promovidos pela OASE Sinodal: foi a Assembléia sinodal da OASE, foi o Seminário Sinodal, foi o dia Sinodal da OASE, foi o encontro de coordenadoras, fora as muitas celebrações de aniversário de diferentes grupos de OASE do Sínodo. Parabéns por todo este empenho e dedicação.

Planejamento Estratégico:
 Esta ferramenta, lamentavelmente, ainda não “decolou” em nosso Sínodo. São ainda poucas as comunidades que estão assumindo o desafio de fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo. Sei que este planejamento requer tempo, mas creio ser de fundamental importância conseguir fazer este planejamento, pois a cada ano as expectativas aumentam quanto ao trabalho pastoral e os nossos braços não crescem na mesma proporção. É preciso envolver os presbíteros e as lideranças dos diferentes setores de trabalho das nossas comunidades e em conjunto definir as prioridades de ação para os próximos anos. Durante este ano conseguimos incrementar o planejamento nas comunidades do Formigueiro e de São Sepé.

Encontro com Presbíteros:
Instrumentalizar, animar e ajudar os presbíteros no seu trabalho, tem sido uma das grandes ênfases da diretoria sinodal neste ano de 2012. Oferecemos em cada núcleo do Sínodo um encontro para ajudar a orientar os presbíteros em questões bem práticas e técnicas que precisam ser observadas. Sabemos que o ser igreja passa por dedicação, trabalho voluntário e muita boa vontade, MAS, na realidade que estamos hoje, boa vontade sozinho já não basta. É necessário observar normas e regras que a sociedade civil nos coloca. Procuramos ir ao encontro de diretorias paroquiais e presbitérios de comunidades para animá-los em suas atividades. Foi muito gratificante este poder sentar junto com presbíteros e partilhar de suas alegrias e também angústias. Queremos no novo ano, continuar visitando comunidades e paróquias e desta forma chegar mais perto dos nossos membros.
Visitas pastorais e Celebrações: Durante o ano que finda, inúmeros kilometros foram percorridos para poder estar perto das comunidades e colegas... sempre que possível tenho atendido convites e ou desafios para estar junto com as comunidades e colegas, tanto em dias festivos, como também para sentar em volta da mesa para encontrar alternativas em situações de conflito. Foram momentos preciosos! Acredito que igreja se faz com paixão e com pessoas e não com papel. Sei que toda a burocracia é necessária para manter as coisas em ordem, mas não dá para esquecer as pessoas que vivem em nossas comunidades e os/as colegas que estão empenhados em servir a Deus com os seus dons e que muitas vezes estão cansados e sobrecarregados. Obrigado por cada um destes momentos.
Eis algumas das muitas coisas que marcaram o ano que finda. Tenho certeza de que conseguimos fazer a diferença em muitos momentos. Problemas continuam a perturbar a nossa caminhada, mas creio que, com muito amor e perseverança, vamos conseguir tornar o nosso caminhar mais agradável na companhia de vocês. Obrigado por todos que caminharam ao nosso lado durante este ano e obrigado por podermos caminhar na companhia de vocês por alguns ou muitos momentos neste ano que finda.
O ano de 2013 traz consigo novos desafios e novas oportunidades... chorar e reclamar não resolve os problemas e por isto, com a graça de Deus, vamos juntos construir um ano de 2013 como nós o sonhamos. Lembre-se: ajude a semear sementes daquilo que gostarias de colher neste novo ano, pois somente assim poderemos ter esperanças de colher aquilo que sonhamos.
Não estamos sós neste caminho! O Salmista confessa dizendo: “Tu, Senhor, me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão”. Salmo 139.5. Que a bênção de Deus, o Todo Poderoso, pai, Filho e Espírito santo de acompanhe e guarde.
Grande abraço e um feliz ano de 2013 para todos e todas.

 







Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz