1 de jun. de 2011

DIA SINODAL DA IGREJA

CLIQUE NO LINK PARA VER AS FOTOS
No último domingo, dia 29 de maio, a cidade de São Sepé, foi movimentada por quase 2000 pessoas... foi o encontro da família luterana do Sínodo Centro Campanha Sul, que se reuniu para o Dia Sinodal da Igreja, que acontece de dois em dois anos em algum lugar do nosso Sínodo.
A temática do encontro foi: “Paz na Criação de Deus”. A chegada das caravanas foi na praça central de São Sepé, aonde houve um momento litúrgico com o plantio de uma árvore, como chamado à nossa responsabilidade pelo cuidado com a natureza e, depois, em procissão, este povo luterano saiu em caminhada até o ginásio municipal. Na parte da manhã houve uma palestra sobre a temática da paz e esta foi conduzida pela pastora Sisi Blind, de Curitibanos, SC e a animação musical do dia esteve aos cuidados do prof. Ernani Luis, de Três de Maio.
A comunidade de São Sepé preparou tudo com muito carinho para este dia e para o almoço foi servido um carreteiro, aquele feito na tacho grande que é usado na abertura da colheita da festa do arroz. Depois do almoço houve apresentações: coral, trombones, trabalho das crianças, teatro, lançamento da Campanha Vai Vem e muito canto. O encerramento das atividades do dia foi com a celebração da Santa Ceia e Bênção e todos e todas que prestigiaram a este grande dia.
Somos gratos a Deus por nos ter presenteado com um dia tão maravilhoso... gratos a todas as pessoas que meteram a mão na massa para organizar este dia: tanto o pessoal que se preocupou com a infra-estrutura como também com a programação do dia.
Como coordenação sinodal, lamentamos profundamente que no caminho para casa, a senhora Iris Rutsatz, ao descer do ônibus na RS 287, perto da praça de pedágio de Candelária, ela foi atropelada e veio a falecer e o seu sepultamento foi na segunda feira... Dona Iris, você chegou antes do que nós na casa do pai celeste. Sabemos que a vida sem a tua presença vai ser marcada por muita saudade, mas também sabemos que Deus ampara e sustenta aqueles que nele colocam a sua confiança.

Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

    A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada anualmente por cristãos em todo o mundo. Neste ano de 2011 a mesma acontece entre os dias 5 e 12 de junho. 
     O enfoque da Semana de Oração 2011 será, além de promover a unidade entre irmãos de fé, mostrar que a fé cristã possui centros comuns como, por exemplo, os Apóstolos, que foram responsáveis por compilar os ensinamentos de Jesus Cristo. O material da Semana foi produzido pelo Conselho Mundial de Igrejas, em parceria com o Pontifício Conselho para Promoção da Unidade dos Cristãos. A versão em português do material foi traduzida pela CNBB e depois adaptado pelo CONIC.
     A Semana de Oração é mais uma oportunidade de exercitarmos a caminhada ecumênica, celebrando em conjunto com as igrejas membro do CONIC. Esta é mais uma oportunidade para nossas comunidades refletirem conjuntamente com outras igrejas a caminhada e as responsabilidades cristãs.