30 de mai. de 2013

DIA SINODAL DA IGREJA


Neste 1º domingo após Pentecostes, 26 de maio, aconteceu o Dia Sinodal da Igreja do Sínodo Centro-campanha Sul no Parque de Eventos de Candelária RS. O Dia Sinodal da Igreja é o grande encontro do povo de Deus. Encontro maior da família luterana, das Comunidades e Paróquias do Sínodo Centro-Campanha Sul. Todos os irmãos e todas as irmãs, crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, também irmãos e irmãs de igrejas parceiras fizeram parte deste evento.

A programação teve início às 9h com acolhida e saudação a todos presentes: membros das paróquias, Presidente do Conselho Sinodal, P. Sinodal, Representante do Sínodo no Conselho da Igreja, Prefeito Municipal de Candelária  e demais representantes de denominações religiosas e credos.

Das 9h30min às 11h30min aconteceu a Celebração principal do dia, um culto dinâmico e envolvente. As partes litúrgicas foram preparadas pelos diferentes grupos de nosso Sínodo com bastante criatividade em formas de teatro e encenações. A pregação este a cargo do P. Sinodal Bruno Bublitz.  O tema orientador do Dia Sinodal da Igreja/2013 foi “SER, PARTICIPAR, TESTEMUNHAR – EU VIVO COMUNIDADE”. Somos chamados a ser presença de Deus no mundo em que vivemos. A nossa realidade nos desafia para a ação missionária em sermos testemunhas do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Participando de inúmeras ações e trabalhos concretos em nossas comunidades.  A Missão de Deus torna-se uma grande paixão para as pessoas que aceitam o convite para participar desta missão.

Após o intervalo do almoço, foi organizado um Buquemeque pela Juventude Evangélica. No Buquemeque participaram os ministros do Sínodo em brincadeiras. A intenção do buquemeque é arrecadar fundos para ajudar a viagem ao Congrenaje 2014 em Rondônia.

A programação da tarde teve continuidade com apresentações artísticas. Apresentaram-se: Grupo de Dança Frohtanz de Vera Cruz; o Grupo de danças Folclóricas Gaúchas de Candelária e a Orquestra de sopros coordenada pelo regente Irimo Panke.

Em seguida, aconteceu um momento de integração entre as Paróquias do Sínodo, uma partilha dos produtos/símbolos trazidos entre as paróquias.  Com isso, as paróquias que trocaram seus símbolos assumem um compromisso de organizar momentos de intercâmbio e conhecimento.

Durante a programação houve momentos de trabalho com as crianças e pessoas portadoras de deficiências. Houve uma homenagem especial ao Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA pelos seus 35 anos de atuação. Houve também espaços para: Editora Sinodal – venda de literatura; CAPA – Ecovale - com venda de produtos alimentícios e formação do modelo de vida; OGA – venda de materiais de solidariedade; Jovens – Venda de trufas e demais; Comunidade de Candelária – bancas de venda de refrigerante e água no Ginásio e na Praça de alimentação.

O Dia foi encerrado com um momento de Comunhão através da Santa Ceia, bênção envio. O Dia Sinodal da Igreja foi o grande encontro celebrativo do povo de Deus. Um momento especial para louvar a Deus, para orarmos, para celebrar criativamente a missão do amor de Deus entre nós e a força que a Ceia do Senhor quer nos oferecer. O Dia da Igreja foi um momento participativo, alegre, de muito canto e música, de confraternização e ricas bênçãos.