3 de jan. de 2012

PAMI

Dentro da proposta do PAMI 2008-2012, onde pelo menos um terço (1/3)  das comunidades de cada Sinodo  foram desafidas a implantar o seu planejamento comunitário até 2012. As comunidades Martin Luther e Bom Pastor de Santa Cruz do Sul se ocuparam objetivamente com a elaboração de um planejamento estratégico. Fizeram parte das reflexões, debates e elaboração o presbitério, representantes dos setores e departamentos da comunidade.
O início do processo de planejamento aconteceu no dia  23 de Novembro de 2010 com a apresentação do programa de estudos  do Planejamento Estratégico de Missão em Comunidade e a elaboração de um calendário  que definiu que os encontros seguintes aconteceriam, sempre, na quarta terça-feira de cada mês, a partir do mês de março de 2011.
Os encontros mensais  iam acontecendo a partir de uma mobilização através de contatos telefônicos e individuais aonde uns iam motivando os outros para se encontrarem.
Na comunidade Evangélica Martin Luther estiveram diretamente envolvidos no processo de planejamento o Pastor Jair Quinot, a presidente da Comunidade: Ingred Tornquist, os representantes da LELUT: Renato Blank e Dorivaldo Hoesel, a representante da OASE: Doralisa Schaefer, representante dos Idosos: Inge Wolf, Conselho Fiscal: Claudécio Stumm, representante dos Casais Reencontristas: Ari Borhz e Glaci Borhz, Ensino Confirmatório: Isolde Brixner e como voluntária: Eni Hoesel.
Na Comunidade Evangélica Bom Pastor, estiveram diretamente envolvidos no processo de planejamento o Pastor Marcos Radecke, a presidente da Comunidade: Liane Gressler, os integrantes do presbitério: Claudio Freese, Denila Schuch, Elaine Bencke e Iris Kumm,  as representantes da OASE:  Elsira Molz e Dalva Bartz, as representantes dos Idosos: Carmencita Gressler e Asta Wartchow, representantes do Coral: Maíres Leite, Maria Freese e Clélia Voese, da Juventude Evangélica: Claus Pagel, do grupo de visitação: Marlise Vitalis e Leonida Gabe, do ensino Confirmatório: Marli Frederichs e Natalino Bucher, do Culto infantil: Marta Fischer, dos casais: Arno Metz.
A coordenação dos trabalhos esteve a cargo da Sra. Glassi Bringmann da Comunidade Evangélica Martin Luther e o Sr. Ernesto E. Frederichs da Comunidade Evangélica Bom Pastor.

Juntos, coordenação e participantes tiveram bons momentos de reflexão e puderam definir algumas prioridades e metas para os momentos seguintes, onde estão destacados a formação de equipes de trabalho que deverão, em prazo pré-determinado, atuar na área da Evangelização, Comunhão, Diaconia e Celebração.

SAMAMBAIAZUL FAZ APRESENTAÇÃO EM PELOTAS

  A banda de rock SamambaiAzul, de Vale do Sol, apresentou-se na festa de comemoração dos 10 anos da Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda, em Pelotas, no dia 04 de dezembro.
       Com cinco integrantes, a banda auto-intitulada de rock rural, fez seu show mesclando composições próprias, como a música “Mundo do Interior”, com clássicos do pop rock de bandas como Los Hermanos, TNT, Mamonas Assassinas, Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Ultraje à Rigor, entre outras.
       Segundo o vocalista da banda, Cristiano, o grupo toca rock porque o tradicional “bailão” já está saturado e eles querem apresentar outra possibilidade para os jovens que vivem nas zonas rurais. “O SamambaiAzul quer mostrar que os jovens podem optar por outro tipo de música, que também podem tocar e gostar de outros estilos. Nós queremos evitar que os jovens saiam do interior e usamos este tema nas nossas músicas e composições”, explica Cristiano.
       O projeto, que já tem mais de 10 anos, ganhou maior visibilidade a partir de 2009, desde quando o grupo tem feito shows em bailes, feiras, festas e também abrindo shows de outras bandas.
       Composto por Adriano (guitarra), Cristiano (vocal), Ricardo (contra baixo), Davi (bateria) e Deivit (operador de som), o SamambaiAzul faz questão de frisar que a banda é composta por jovens filhos de agricultores, que moram e estão ligados à atividade rural.
       Para a apresentação na festa dos 10 anos da Cooperativa Sul Ecológica em Pelotas, a primeira banda de rock vale-solense contou com o apoio da prefeitura de Vale do Sol que viabilizou o seu transporte.
Texto e foto: Jornalista Rocheli Wachholz
CAPA de Pelotas