20 de jun. de 2013

SEMINÁRIO DE CONFIRMANDOS 2013

                  
 Nos dias 14 e 15 de junho de 2013 realizou-se o Seminário dos Confirmandos da Comunidade Martim Lutero (Paróquia de Cachoeira do Sul), no Salão de Festas da Comunidade. Participaram os 21 confirmandos, juntamente com seus familiares, coordenados pelo Pastor Martin Dietz e a professora Angelice Scheffel.

A abertura do Seminário foi feita pelo presidente da Comunidade, Sr. José Rodrigues Voigt. A meditação inicial este a carg do Pastor Martin, que falou sobre o lema da Igreja para este ano: SER, PARTICIPAR, TESTEMUNHAR: Eu vivo Comunidade.

A seguir, a Sra. Rejane Savegnago, inspetora da Polícia Civil, realizou palestra, que abordou o tema: “direitos, deveres, pais e filhos na fé”.

Os confirmandos fizeram um lanche e  tiveram tempo livre para  integração entre os grupos. Realizaram um acampamento nas dependências do salão, sendo acompanhados de pais e mães.


No dia 15 pela manhã, os confirmandos e os pais realizaram atividade de integração e foram, depois, divididos em grupos para estudos. Nesta tarefa, ocuparam-se com textos bíblicos que já tinham sido objeto de reflexão no Encontro Interparoquial de Crianças do Núcleo Rio Jacuí: um oleiro diferente (Isaías 64.8); os discípulos a caminho de Emaús (Lc 24.13-35); a parábola do bom samaritano (Lc 10.25-37); a instituição da Santa Ceia (Lc 22.14-20); e a parábola do semeador (Mc 4.1-9,13-25). As conclusões foram apresentadas ao grande grupo através de cartazes, músicas, encenações e relatos.

O almoço contou com a presença dos demais familiares e destina-se a Ação Confirmandos 2013, na Trilha da Solidariedade, cuja renda se destina à OGA – Obra Gustavo Adolfo.

Na parte da tarde tivemos mais um momento de integração e estivemos novamente reunidos em grupos para estudo baseado em como participar e testemunhar na comunidade o ensino dos apóstolos, comunhão, oração e partilha do pão (At 2.42-47).

Agradecemos pela boa condução dos trabalhos desenvolvidos pelo Pastor Martin e a professora Angelice e os demais colaboradores. Ressalta-se a importância da participação dos pais durante todo o Seminário.

Ivanise L. Knebel

Fórum Ecumênico de Santa Cruz do Sul

Padres, pastores da IECLB e pastores da IELB de Santa Cruz do Sul reuniram-se nesta terça-feira, 18 de junho, para a 2ª Reunião do Fórum Ecumênico do ano de 2013. O encontro aconteceu nas dependências do Centro Comunitário da Igreja Evangélica Luterana da Santa Cruz e teve início às 8h30.

Como meditação inicial, o pastor local, Edemar Fuhrmann, refletiu sobre o texto de Lucas 7.39-50 e nos conduziu em uma oração.

Em seguida, passou à pauta do dia:

1) Leitura e reflexão do texto ‘Testemunho cristão num mundo de pluralismo religioso – Recomendações sobre a prática do testemunho”, elaborado pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso(PCDI), pelo Conselho Mundial de Igrejas(CMI) e pela Aliança Evangélica Mundial  (AEM). O texto pode ser lido na íntegra em http://www.conic.org.br/cms/noticias/270-testemunho-cristao-num-mundo-de-pluralismo-religioso.

2) Escola Bíblica Ecumênica (EBE) – o tema de estudo será Gênesis 1 - 12. O EBE acontecerá às quartas-feiras, das 19h30 às 22h, nos seguintes locais: Agosto – Comunidade Católica Ressurreição; Setembro – Comunidade Bom Pastor da IECLB e outubro – Comunidade IELB (Rua Carlos Trein Filho).  A inscrição será novamente R$ 15,00 e será elaborado folheto de convite e inscrição.

3) Encontro Ecumênico de Corais – acontecerá no dia 27/09 e será alusivo ao aniversário do município. Cada coral ensaiará 2 hinos e haverá um hino que será cantado por todos. O tema será “A PAZ”.  O encontro será na Comunidade IECLB centro. Na ocasião será feita uma arrecadação de alimentos para serem doados ao Asilo Municipal e à Clínica Recomeçar.

4) Avaliação da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos -  além das 3 celebrações nas Comunidades IECLB centro, IELB e Catedral, aconteceram celebrações em Linha Santa Cruz com a participação dos pastores da Paróquia Monte Alverne e em Rio Pardo com  a participação dos pastores da Paróquia Santa Cruz, Igreja católica e Metodista de Rio Pardo.

5) Planejamento do Christkindfest – será feito encaminhamentos desde já para não ser planejado na última hora.

6) Reflexão sobre a situação atual do Brasil – protestos pacíficos acontecendo em várias cidades brasileiras.

7) Liberações de templos e salões comunitários - será agendada uma data para uma reunião com todos presidentes de comunidades com bombeiros, prefeitura e polícia para que esclareçam todas as alterações necessárias em templos e salões comunitários para que possam continuar realizando suas atividades dentro das exigências de segurança.

8) Reflexão sobre formas de comunidades cristãs juntar recursos financeiros para seus investimentos em formação e patrimônio.

9) Uma empresa construtrora trouxe para Santa Cruz do Sul trabalhadores do Oeste do Pará, no entanto, estes trabalhadores não foram informados do frio do Sul. Eles não têm roupas nem cobertores apropriados. Vários trabalhadores já precisaram ser medicados devido ao frio. Alguns encaminhamentos já foram feitas como doação de roupas. Eles estão alojados no prédio na Venâncio Aires, esquina com Borges de Medeiros.

Às 11 h, encerrou-se a reunião com uma oração e uma palavra de envio.