18 de mai. de 2012

DIA SINODAL DOS IDOSOS EM PARAÍSO DO SUL


    No dia 03 de maio de 2012 aconteceu o 2º. Dia Sinodal dos Idosos do Sínodo Centro-Campanha Sul da IECLB. Brindados com um belo dia de sol, aproximadamente 250 idosos de diversas Paróquias do Sínodo se encontraram no salão da Comunidade Rincão da Porta- Pinhal, de Paraíso do Sul, sob o tema: “Como lidar com a velhice”. Por volta das 9:30h, o Pastor local, Gilmar F. Zacomelli, saudou os presentes e passou a palavra ao P. Martin Dietz, de Cachoeira do Sul, para uma meditação inicial, baseada em Jo 10.14. A seguir, fez uso da palavra o P. em. Waldir Trebien, que apresentou a palestra principal do encontro. Em clima de cordialidade, Trebien abordou os aspectos físicos, psíquicos, culturais, sociais e espirituais a serem considerados por pessoas idosas, a fim de que possam viver a terceira idade de um modo apropriado, aproveitando as oportunidades existentes e respeitando os limites impostos pelo respectivo período de vida.
   Após o intervalo do almoço, houve espaço para apresentações artísticas dos grupos participantes, do qual fizeram uso grupos de Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Após uma oração, dirigida pelo P. Gilmar Zacomelli, e um canto de bênção, os presentes ainda tiveram cerca de uma hora de tempo para confraternizar, dançando ao som de música. A partir das 15h, os participantes iniciaram seu regresso ao lar.
   Agradecemos a Deus pelo dia alegre de comunhão e aprendizado, bem como à Comunidade local que nos acolheu. Esperamos encontrar-nos novamente em breve.
P. Martin Dietz