7 de mar. de 2012

PÃO E ROSAS! 8 DE MARÇO

Na pesquisa sobre a implantação do dia 8 de março como dia Internacional da Mulher  deparamo-nos com diferentes explicações.  Há, porém concordância entre pesquisadoras e pesquisadores que na origem deste dia  está   a organização e a união das mulheres  para reivindicar melhores  condições de vida para elas e suas famílias.  Creio que o slogan pão e  rosas, escrito nas faixas carregadas pelas mulheres em manifestações públicas  no início do século XX, traduz muito bem o objetivo da luta das mulheres, que continua atual e necessária.
Pão, ou seja , sustento de qualidade para todas as pessoas  é uma realidade distante de ser concretizada. Lembrando da explicação que Lutero dá para pão: “Tudo que se refere ao sustento e às necessidades da vida, como por exemplo: comida, bebida, roupa, calçado, casa, lar, meio de vida, dinheiro e bens, marido e esposa íntegros, filhos íntegros, empregados íntegros, patrões íntegros e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, amigos leais, bons vizinhos e coisas semelhantes.”
Rosas  nos remetem a tudo o que está relacionado com vida digna e livre, comprometida com o bem-estar de todas as pessoas e do cuidado com a natureza. Basta ouvir notícias, a cada dia mulheres são mortas por não aceitarem ser dominadas, por serem incompreendidas em seu anseio por ter seu ponto de vista  respeitado;  basta olhar estatísticas que mostram a grande diferença salarial que ainda existe entre mulheres e homens para nos darmos conta que mesmo tendo uma presidente mulher ainda estamos longe de ser uma sociedade onde mulheres e homens são considerados pessoas com a mesma dignidade e os mesmos direitos e deveres.
Em muitas comunidades da IECLB celebramos o dia mundial de oração na primeira sexta-feira de março. Neste ano um grupo ecumênico da Malásia preparou a liturgia e escolheu como lema as palavras “ Que a justiça prevaleça” e como texto do evangelho a parábola da viúva persistente. São palavras que nos convidam a continuar firmes, sem desanimar nos unindo por pão e rosas também no dia internacional da mulher em 2012.
Pastora Regene Lamb