10 de ago. de 2014

Mensagem as Comunidades


 02 de agosto de 2014, XIX Assembleia Sinodal em Agudo RS
XIX Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Campanha Sul - IECLB.
Agudo, 02 de agosto de 2014.
Nós, representantes de comunidades, setores de trabalho e visitantes da Igreja Católica e da Igreja Congregacional, iniciamos o dia indo ao encontro de amigas e amigos para seguir viagem e nos reunir em Assembleia, como o fazem pessoas cristãs desde o início da Igreja de Jesus Cristo.
Cantamos, oramos e ouvimos o Evangelho e a mensagem trazida pelo Pastor Presidente P. Dr. Nestor Friederich, que relembrou o tema e lema da IECLB em 2014: “Vidas em Comunhão, vias em Comunhão”, caminhos que nos levam a fortalecer a fé, a missão que Deus nos deu, nas Comunidades e também para dentro da sociedade. Neste ano, completam-se 190 anos de presença luterana no Brasil. Fomos lembrados que o povo que formou a IECLB foi expulso da Europa por causa da miséria, sem condições de continuar tocando a sua vida. Vieram ao Brasil em busca de novas possibilidades de vida e cidadania. A fé que trouxeram em seus corações deu origem a nossa igreja nesta nova pátria. Hoje, em nossa região recebemos gente do Haiti, do Nordeste e outros lugares buscando uma vida melhor.
Nossa história é muito rica, cheia de sonhos que se misturam, marcados por resistência, vitórias, recomeços, perdão, pecados, conflitos, esperanças e muito envolvimento.
É parte de nossa herança, a proclamação de Deus, com o rosto do Cristo Crucificado, que acolhe incondicionalmente. Desafia, carrega, abraça, sustenta e inclui. Porém, ainda imperam muitos silêncios e barreiras, principalmente em relação a nossa convivência e aceitação com quem é de origem étnica diferente da nossa.  Precisamos combater tudo o que destrói a comunhão, obstrui os caminhos, para assim construirmos a paz tão sonhada na diversidade que vivemos em nosso país.
Se, de um lado, somos muito gratos/as, por outro ainda precisamos fazer dos 190 anos um compromisso novo em prol da divulgação do Evangelho para todas as pessoas.  O que nos faz povo cristão não é etnia, mas a fé em Deus revelada em Cristo Jesus.   
Nossa IECLB tem como prioridade e ponto de partida a vida em comunidade, com membros participantes, ativos, comprometidos com o Evangelho. Como ação principal buscamos o cuidado com seus ministros/as, com aqueles/as que estão se preparando e com as lideranças comunitárias.
O pastor Sinodal destacou a criatividade e as inúmeras iniciativas nas Paróquias no trabalho de formação, voltado para as crianças, para o ensino confirmatório e para a juventude. Permanece o sonho de que as Paróquias e Comunidades façam o seu Planejamento Estratégico (PAMI).
Uma das preocupações de nosso Sínodo diz respeito às adaptações dos centros comunitários frente à legislação referente à segurança contra incêndios. Outra, refere-se à saúde financeira de Comunidades e Paróquias, bem como uma justa subsistência para ministros(as). Importa, nesta e em todas as outras questões do dia-a-dia dos Campos de Atividade, exercer o espírito de solidariedade de ambas as partes.
Igreja é povo de Cristo, chamado a participar e a viver o batismo. Convidamos a todos - homens e mulheres, crianças, jovens e adultos - a esta vivência, especialmente nestes tempos em que sempre mais pessoas se encolhem em si mesmas e se isolam umas das outras. Incentivamos também Comunidades, Paróquias e setores de trabalho à inserção ativa no Sínodo e em suas atividades. Assim fazendo, cumpriremos o mandato de Cristo e atenderemos ao convite a que tenhamos “viDas em comunhão”.
Celebração de abertura com Ministros e Ministras do Núcleo Vale do Jacuí.
 
Pregação do pastor presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
 
Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Nestor Fischborn saudando aos componentes da mesa.
 
Pastor sinodal Bruno Ari Bublitz, reeleito para mais um mandato.