14 de set. de 2011

CULTO CRIOULO

Culto crioulo de 11 de setembro de 2011 – Martim Lutero e na Comunidade do Bosque – Cachoeira do Sul

Lema bíblico da semana: Tudo o que está nas escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as escrituras nos dão. Romanos 15.4
Sinos
Prelúdio – Instrumental do Colégio
Acolhida  e invocação – Sejam todos bem vindos para a nossa celebração da paixão de um palpitar do coração por mais vida, mais união para com nossa tradição. Assim celebramos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença do Patrão Celestial que nos trata sem igual, com misericórdia e hospitalidade.
Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidências, porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu, a força e a coragem para o entrevero do dia que passa. Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do Céu. Este trino Deus reúne, fortalece, consola e acolha esta grande família Gaúcha.
Música – Meu Pago (Índio Velho) Canto de Cachoeira do Sul
Poesia –Tio Anastácio declamada por Fanor Augusto Bartmann Carneiro (8 anos
 de idade)
Confissão
Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço ao romper da madrugada e ao descambar do sol: "Tomara que todo o mundo seja como irmão!. Ajuda-me a perdoar as afrontas e não fazer aos outros o que não quero para mim". Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer,  me solto porteira a fora... Êta potrilho chucro, renegado e caborteiro...mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito! Senhor Deus Onipotente nós, cristãos que aqui viemos, humilde, reconhecemos todas as falhas da gente, pecamos continuamente no agir ou no falar, às vezes só no pensar, ou quando nos omitimos. Por Jesus, nós te pedimos queira, ó Deus, nos perdoar. Ajuda-me Ó Deus – Senhor e Capataz da Estância Gaúcha. Pra fim de conversa, vou te dizer meu Deus, mas somente pra ti, que tua vontade leve a minha de cabresto pra todo o sempre e até a querência do Céu. Amém.
Juntos cantemos: Tem Senhor piedade, Tem senhor piedade, Tem Senhor piedade
Absolvição
Nosso Pai é amoroso, tem nos tratado com carinho, cuidando de todos nós, como cuida dos seus bichinhos. Assim que tenhamos consolo no perdão do Bondoso Patrão Celeste, que perdoa os nossos pecados. Como mensageiro que cuida das ovelhas e quer que todas vivam felizes e em paz, anuncio-vos o perdão em nome do Deus Patrão celeste: Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém.
 Kyrie eleyson: Unidos no mesmo afeto, e com amor pela querência olhemos para as dores do mundo, que dificultam a vida de nosso irmão e sua sobrevivência.
Apesar dos pealos e cabrestos, que dificultam o galopar pelos pagos da existência. Temos um Deus que nos cuida e levanta. Assim cantemos louvores pelas dádivas recebidas.
Gloria, gloria, gloria a Deus nas alturas! Glória, gloria, paz entre nós, paz entre nós.
Oremos
Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço: "Tomara que todo o mundo seja como irmão! Ajuda-me a perdoar as afrontas e não fazer aos outros o que não quero para mim". Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira a fora. Obrigado que tu nos reúnes neste lindo culto da tradição entre irmãos e irmãs. Pra fim de conversa, vou te dizer, meu Deus, mas somente a ti: Vou me esforçar, me envolver na sua obra mais enredado que laço de guri. Que a tua vontade leve a minha de cabresto pra todo o sempre e até a Querência do Céu. AMÉM.
Dança melódica da tradição gaúcha – Tatú com volta no meio, por Bernardo e Káren do CTG – Os Gaudérios
Canto – O Vento – (Os Monarcas)
Poesia declamada por Maria Fernanda Bartmann Carneiro (4 anos) Minha Felicidade de Dimas Costa. 
Poesia  declamada por Claudia Bartmann – Mateando de Jaime Caetano Braun
Leitura do Salmo 103, 8-13
Aclamemos o Evangelho cantando - Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluuuia
Leitura Evangelho Mateus 18, 21-35  - Perdoar sempre
Pregação
Canto – Céu, Sol, Sul – (Leonardo)
Avisos/Ofertas(Durante este canto serão recolhidas as Ofertas do dia destinadas para o trabalho das mulheres e questão de gênero na e através de nossa Igreja).
Oração de intercessão: Gauchadas amigas coloquem nas mãos do Patrão Santo, com toda confiança e franqueza, nossos pedidos e agradecimentos pela vida que temos. A cada petição respondamos juntos:
Todos: Patrão Amado, escuta a nossa prece.
Oremos pelo dom da vida, por nos conceder amor e por cuidar de nossas lidas e familiares. Vem abençoar e fortificar a nossa fé, para que sejamos íntegros e solidários ao nosso rancho retornar. Pedimos pelo povo gaúcho e por todos nós reunidos neste Culto Crioulo, para que nossa tradição manifeste a justiça do Divino Tropeiro na liberdade e bravura de ser gaúcho.
Todos: Patrão Amado, escuta a nossa prece.
Consola e anime os enlutados, enfermos e extraviados, que se perderam do caminho da tua estância. Por todas as pessoas que atualmente estão tristes, passando mal, para que alcancem a cura física e também o alívio espiritual. Pela gauchada sem rancho, sem escola e sem pão, abandonados no corredor da existência, para que possam ter uma ocupação remunerada e alcançar uma vida digna e satisfação.
Todos: Patrão Amado, escuta a nossa prece.
Pelo Brasil, nossa Pátria, pelos pagos rio-grandenses, para que proporcionem a seus filhos, paz, fraternidade e progresso. Que as famílias, as igrejas, os CTGs e sociedade se unam, nos emblemas do Brasão Farroupilha: Liberdade, igualdade e humanidade em todos os rincões e potreiros do pampa do Bom Tropeiro.
Todos: Patrão Amado, escuta a nossa prece.
PAI NOSSO
Bênção
Que a benção do Senhor Deus
Nosso pai Onipotente
Que a benção de Jesus Cristo
Com vós esteja presente
Que o divino Espírito Santo
Vossas vidas oriente.
Santa e Bendita Trindade
Um só Deus vos apascente,
Amém.
Canto – Hino ao Rio Grande de Simão Goldmann
Envio – Vamos semear a paz que brota de um coração apaixonado pelo Evangelho de Jesus Cristo em comunhão com irmãos e irmãs no dia-a-dia de nossa vida.
Pósludio



P. Elio Scheffler, Pa. Regene Lamb, Grupo Instrumental do Colégio Barão do Rio Branco com os professores Ezequiel e Simone, Claudia Bartmann, Fanor Augusto e Maria Fernanda Bartmann Carneiro– poesias, Participação especial de Jair Gass (Gaita) e Felippe  Goldmann (violão) de Monte Alverne
Leia mais em: http://www.cbarao.com.br/martimlutero/