15 de fev. de 2012

QUARESMA

         A Quaresma é um tempo rico de ensinamentos.  É o período de quarenta dias, presente no ano litúrgico na Igreja desde os primeiros séculos, que inicia na Quarta Feira de Cinzas e vai até a Semana Santa. É tempo de preparação para a Páscoa.
Da Bíblia conhecemos vários relatos em que aparece o número 40. Por ex.: os 40 dias do dilúvio; os 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto; os 40 dias de Moisés e de Elias na montanha; os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.  Esses períodos estão sempre relacionados a fatos importantes, quando se exige uma preparação especial  e adequada para algo que vai acontecer. É o caso de Cristo que, logo após ter sido batizado, passou 40 dias no deserto preparando-se para iniciar sua vida pública (Mt 4.1-11). O retiro de Jesus mostra sua necessidade de preparar-se para a missão que o esperava.  Em Jejum e oração procurou discernir qual a vontade de Deus para sua vida. Também para nós é importante realizar uma penitência a fim de renovar nossa  comunhão com Deus e recolocar a vida os “trilhos”.
A Quaresma é este tempo litúrgico de conversão e preparação para a grande festa da Páscoa. Durante este período os fiéis são convidados à penitência e meditação por meio da prática do jejum, da caridade e da oração.Tempo para reavaliar a vida e renovar a fé pelo poder do espírito Santo.
       Nosso dia a dia está repleto de obrigações. A maioria das pessoas vive uma rotina de correrias. Por vezes, já não sabemos direito em que dia da semana estamos. Tal qual as crianças que brincam de roda, chega um momento em que é necessário parar a fim de não “perder” o chão debaixo dos pés e para colocar os pensamentos em ordem. Dar um tempo e respirar fundo para que o “mundo” deixe de girar ao redor.
Mais do que em qualquer outra época, vivemos um tempo em que o sagrado e seus valores vão sendo substituído pelo ter, pelo ser e pelo poder. Um mundo plural em que nem sempre é fácil vivenciar a fé. Também em nossa vivência religiosa pode ocorrer que começemos a “girar” no mesmo lugar. Sem novidades e sem a clareza. Ou, o que é pior: retrocedendo e esfriando no que diz respeito à espiritualidade. Nos acostumamos a uma vivência religiosa fria e tradicional e nos conformamos com muito menos do que Deus quer e pode nos dar.
Ainda com relação à Quaresma: as pessoas de mais idade lembram-se de como no passado se respeitava este tempo. Cessavam as festas e bailes. Fazia-se uma pausa para reavaliar a vida e fazer meia volta, quando e onde necessário.
Neste período somos chamados a renovar a nossa vida cristã. Nestes quarenta dias nos acompanham o jejum, a abstinência, a penitência, a oração. Em algumas comunidades ocorrem as reuniões de grupo nas casas. Tudo isso, para fazer uma intensa experiência com Deus a fim de reconciliar-se com ELE e com o próximo! A Quaresma é uma ocasião providencial de conversão e o retorno às raízes da fé. Tempo de perguntar-se: como estou vivendo? Não estou caminhando para o abismo? Não sou refém de um estilo de vida que está matando impiedosamente? Posso colaborar mais com a valorização da vida, da natureza e da manutenção dos valores familiares?
Para os que procuram renovar as suas vidas, a Quaresma é um período de grande riqueza espiritual. Tempo oportuno para salvação. Mais do que costumes e práticas cujo significado nem se conhece, é ocasião para “rasgar os corações, não as vestes” (Jl 2,12-18) e para “converter-se e crer no Evangelho” (Mc 1, 14-15). É um tempo especial de dar uma chance para a vida. Rogo que Deus ilumine tua família, tua casa e teu coração neste sagrado tempo da Quaresma.
P. Rosemar Ahlert