27 de abr. de 2012

O DIA DO TRABALHO


No dia 1º de maio comemoramos o dia do trabalho. É o dia que o trabalhador aproveita para descansar e refletir sobre a sua profissão, além de ser um dia dedicado a homenagens ao trabalhador.
No passado, a tecnologia não fazia parte das profissões. Para sobreviver na atividade era necessário muito empenho e dedicação. Nesta época não havia muito diálogo e empregado era avaliado pelo sua performance diária. As atividades ainda não eram informatizadas e os controles eram manuais. Ainda lembro das máquinas de datilografia e também das calculadoras manuais, usadas para a execução das atividades.
Com a vinda da tecnologia, tudo foi mudando e com isto o perfil do trabalhador também mudou. Começou a exigir-se melhor formação e as técnicas de recrutamento foram alterando. Junto com o desempenho e dedicação, qualidades essenciais ao trabalhador, foi incorporada a exigência da formação profissional, ou seja,  a graduação. Além disso, a exigência diária é cada vez maior. Além das rotinas normais, o trabalhador confronta-se com planos de ação que visam um monitoramento melhor das atividades e que também atendam aos anseios das empresas, o que muitas vezes afeta o estado emocional do trabalhador, pois o foco hoje em dia é o alcance de metas. Em contrapartida, as empresas já estão preocupadas com a qualidade de vida do trabalhador. Por isso, investem bastante na saúde ocupacional dos trabalhadores, para que estes tenham um rendimento satisfatório no trabalho e também fazendo a prevenção de doenças que possam surgir no futuro para que o trabalhador, no momento de sua aposentadoria, possa gozar de boa saúde.
  Independente de tudo isto, cabe ressaltar que o mais importante de é que cada trabalhador merece reconhecimento, não importando a função que exerça. É de extrema importância que o trabalhador se sinta bem em sua atividade diária, que esta o deixe sempre motivado, para que retorne para o seu local de trabalho com alegria e que também transmita este entusiasmo para os seus colegas. Outra atitude extremamente importante nos dias atuais é o relacionamento com os colegas de trabalho. Trabalhadores com este perfil e que saibam trabalhar em equipe, tem maior probabilidade de sucesso nas empresas, porque tornam o ambiente de trabalho mais leve e harmonioso.
                        Paulo Almir Gressler
                    Funcionário Administrativo

MAIS UM ARJ NO SÍNODO CENTRO-CAMPANHA SUL


Mesmo com muita chuva, cerca de 160 jovens de várias paróquias do Sínodo Centro-Campanha Sul estiveram reunidos nos dias 13, 14 e 15 de abril para mais um Acampamento Repartir Juntos (ARJ). O encontro deste ano, realizado na cidade de Agudo/RS teve acessoria do P. Olmiro Ribeiro Junior que trabalho o tema "Juventudes: liberdade sem máscaras".
A programação iniciou na sexta-feira à noite, com gincana de integração. No sábado, além do período de tema com P. Junior, os jovens também puderam participar de oficinas com os mais diversos temas: "Alimentação saudável", "autoestima", "dinâmicas de grupo", "tie dye" (customização de camisetas), "massagem terapêutica", "redução de danos", "porque os meninos podem usar cor de rosa, e as meninas jogar futebol?" e "juventude conectada com a sociedade". E a noite, um baile para animar os jovens. O domingo, que amanheceu com um belo sol para secar as barracas, trouxe mais um tempo de trabalho com P. Junior e após, o encerramento com culto com celebração da ceia do Senhor.
Durante parte do encontro, os jovens também puderam conhecer o projeto Rede de Comércio Justo e Solidário da Fundação Luterana de Diaconia. O assistente de projetos, Jaime Ruthmann, esteve presente como acessor de oficinas no encontro e apresentou o tema aos jovens que puderam, a partir de uma banca, adquirir, de forma consciente, os produtos oferecidos. A oferta de gratidão, recolhida no culto de encerramento, também foi destinada aos trabalhos com jovens realizados pela FLD.
Foram dias de intensa convivência, partilha e crescimento na fé. Todos vieram dispostos a contribuir e dar o seu toque especial ao encontro. Com certeza, voltaram para suas comunidades motivados, cientes da sua importância como protagonistas no mundo e do seu compromisso com a vida.
 CLIQUE NO LINK PARA VER MAIS FOTOS: http://juventudesinodal.blogspot.com.br/
Martina Wrasse Scherer,
pela coordenação sinodal da JE