30 de abr. de 2012

CONGRENAJE 2012

REUNIÃO DO CONSELHO SINODAL



No dia 31 de março do corrente ano, aconteceu a primeira reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul em Rosário do Sul e  a segunda reunião será em outubro em Rio Pardinho. As reuniões, dentro do espírito combinado no momento da criação do Sínodo, sempre acontecem em forma de rodízio entre as paróquias, fazendo assim com que os conselheiros conheçam um pouco mais da realidade das paróquias que compõe o nosso Sínodo.  Cada reunião desta implica em horas de estrada para alguns conselheiros e desta feita foi a vez da turma do núcleo do vale do Rio Pardo e vale do Jacuí de enfrentar a estrada... foram horas de ônibus, por alguns aproveitado para descansar e outros para colocar a conversa em dia.
Contamos com a presença de 40 conselheiros nesta reunião. Aproveitamos esta reunião para partilhar com os conselheiros aquilo que está acontecendo em nosso Sínodo e também para motivá-los para as atividades programadas para cumprir a grande “bandeira” que a Assembléia Sinodal nos delegou: a de promover mais formação em nosso Sínodo.
Já que o nosso Sínodo abrange uma área geográfica tão grande e o ano é pouco para conseguir visitar todas as paróquias e conversar com os presbíteros, as reuniões do Conselho Sinodal são uma ótima oportunidade de partilhar alegrias e também angústias que fazem parte da nossa caminhada sinodal e desta forma envolver mais pessoas na caminhada.
Olho para a pauta que tivemos para esta reunião e fico preocupado, pois foram muitos os assuntos para serem discutidos e encaminhados num dia somente...: foram questões administrativas que precisavam ser partilhadas...; assuntos para a assembléia sinodal que tinham que ser conversadas..., tudo assuntos que não podiam esperar.. Conseguimos vencer a agenda, mas me pergunto: que imagem os nossos conselheiros levaram para casa? Mesmo que estejamos vivendo num tempo muito calmo dentro do sínodo, acabamos falando muito tempo de pequenas preocupações e problemas que sempre surgem.... Lamento, me dei conta disto tarde e por isto precisamos aprender e repensar maneiras e hábitos. Há muito mais coisas legais acontecendo à nossa volta do que problemas! Por que então somente partilhar as preocupações? Sim... precisamos repensar a nossa maneira de conduzir algumas coisas e para que isto possa acontecer, quero desafiar a vocês, lideranças, a nos ajudarem a dar um gosto positivo em nossas atitudes e não somente lamentações.
Obrigado a todos\as que se colocaram a caminho e participaram desta reunião. Obrigado à comunidade de Rosário do Sul e paróquia de Extremo Oeste que nos acolheu com tanto carinho.
Paz seja com vocês.
Cordialmente
Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz