29 de dez. de 2012

RETROSPECTIVA DE 2012 E A CAMINHO DE 2013...

Caros/as colegas, diretorias do Conselho Sinodal e Lideranças das diferentes instâncias do nosso querido Sínodo Centro Campanha Sul.
Com a graça e a misericórdia de Deus estamos chegando ao fim de mais um ano e, antes de focarmos os nossos olhos e a nossa atenção para o novo ano... quero te convidar para olharmos para fatos e momentos que marcaram a nossa caminhada durante o ano que finda:
Área Ministerial:
Lembramos com saudades do colega pastor Alberto Becker, que o bondoso Deus chamou do nosso meio. Cada um de nós deixa as suas marcas por ali onde passa... a marca do pastor Becker era a dedicação e trabalho com casais em nosso Sínodo. Somos gratos por esta sua marca que ele deixou entre nós.

Despedida do casal de pastores: Glorinha e Jair Quinot, que após vários anos de atividades na Paróquia Evangélica de Santa Cruz do Sul, decidiram pastorear o rebanho em Estância Velha. Obrigado pela dedicação e desejamos um bom pastoreio na nova terra.




 Agora no dia de Natal, o pastor Hervig Kanitz celebrou o seu último culto na Paróquia de Sinimbu... ele está se aposentando e já está morando na sua casa nova. Foram vários anos de dedicação na Paróquia de Sinimbu e agora começa um novo tempo em sua vida. Obrigado p. Hervig por este teu tempo e dons dedicados ao trabalho da igreja.


Acolhida e Instalação da Diácona Lovani Lilge na Paróquia Evangélica do Arroio do Tigre. Ela, com sua formação diaconal, traz um novo sopro para o trabalho pastoral nesta paróquia. Bem vinda!



 Acolhida e Instalação do Pastor Henrique Scherer na Paróquia Evangélica de Candelária. O P. Henrique, que atuava em Agudo, veio pastorear o rebanho em Candelária. Bem vindo!






Acolhida e Instalação do Pastor Martin Dietz na Paróquia Evangélica de Cachoeira do Sul. O pastor Martin, após concluir o seu doutorado na Alemanha, veio enriquecer os trabalhos no nosso Sínodo. Bem vindo!





Acolhida e Instalação do Pastor Claudio Kettermann na Paróquia Evangélica de Rio Pardinho. O p. Claudio, após um período de “férias” das atividades pastorais, veio somar forças no nosso Sínodo. Bem vindo!.




Acolhida e Instalação do Pastor Varno Senger na Comunidade Evangélica de Agudo. Após trabalhar por muitos anos na fronteira, o p. Varno assume as atividades numa comunidade bem tradicional. Com certeza a experiência comunitária da fronteira vai ajudar a enriquecer os trabalhos em Agudo. Bem vindo!


 Acolhida e Instalação do Pastor Márcio Trentini na Comunidade Evangélica de Santa Cruz – Centro. Com a morte do p. Alberto, o p. Márcio vem preencher a vaga pastoral em Santa Cruz do Sul e desejamos que a sua experiência do trabalho pastoral de Porto Alegre, possa enriquecer o nosso ser igreja em realidade urbana. Bem vindo!


Acolhida e Instalação do casal de pastores: Anelise e Vilmar Abentroth na Paróquia Evangélica de Santa Cruz do Sul. O casal Abentroth vem de Marechal Cândido Rondon e com a sua experiência e dons, com  certeza irão enriquecer o trabalho em nosso Sínodo. Bem Vindos!



 Acolhida e Instalação da Pastora Haidi Madeira na Paróquia Evangélica da Fronteira Oeste, em Bagé. A pa. Haidi aceitou o desafiou de vir trabalhar nesta área de diáspora, onde as distâncias são enormes, mas tem gente com fome e sede pela palavra de Deus. Desejamos um abençoado trabalho e BEM VINDA!
Após tantas acolhidas e despedidas, vivemos numa época em que todos os Campos de Atividade Ministerial em nosso Sínodo estão preenchidos. Aguardamos somente ainda a chegada do casal Magedanz: Mauri e Roseli que chegarão em janeiro e assumirão a partir de fevereiro a Paróquia Evangélica de Sinimbu. O “time” está completo... podemos olhar para o novo ano com alegria e prontos a colocar a mão na massa. Que Deus abençoe o nosso trabalho.

Encontros e Celebrações:
É impressionante a quantidade de atividades que foram realizadas durante o ano de 2012... todos estes encontros tiveram como objetivo: criar uma igreja viva.

 
ARJ: Entre as diferentes atividades desenvolvidas pelos jovens e para os jovens, e que marcou o ano de 2012, foi com certeza o Acampamento Repartir Juntos realizado em Agudo. Mesmo com perspectivas de muita chuva, os jovens não desanimaram e celebraram este momento. Parabéns à coordenação sinodal que com tanto empenho e dedicação preparou este encontro e já está de olho no de 2013 e que será em Restinga Seca.


Encontro sinodal de Ministros/as: Para que possamos jogar como time, é necessário se encontrar e em conjunto preparar-nos para a caminhada. Houve encontros significativos de ministros/as durante este ano... encontros de estudo e também encontros de confraternização e celebração. Obrigado por cada um destes momentos que vocês ajudaram a fazer.

CAPA: A muitos anos o CAPA vem sendo voz que alerta para uma produção e um consumo sustentável... o ano de 2012 foi para o CAPA um ano de muitos reconhecimentos e ao mesmo tempo de inúmeras dificuldades, pois todo mundo sonho com sustentabilidade e vida com mais dignidade, mas sem querer abrir mão de mordomias e vícios. Mudar mentalidade é tarefa árdua e precisa de muita persistência. Desejamos forças para o novo ano que inicia.

    Casais Reencontristas: O trabalho com casais é outra atividade sinodal que encanta aos que dele tem o privilégio de participar. Com a morte do p. Becker, que conduzia o trabalho com casais dentro do sínodo, o conselho sinodal de casais decidiu convidar o p. Darci e a esposa Helga Brandt para conduzirem os reencontros programados para este ano. Foram duas experiências maravilhosas. Para o ano de 2013 está decidido que ministros do próprio sínodo vão conduzir os reencontros, sob a coordenação do pastor Reinoldo. O encontro sinodal de casais reencontristas, realizado em Vale do Sol, teve uma surpreendente participação. Parabéns aos que organizaram este dia.

Conselhão: Ensaiar o caminhar juntos é semelhante a aprender a dançar: precisa de muito ensaio até que se tenha a devida sincronia e o dançar se torna arte com leveza. Entendemos que Sínodo, significa caminhar juntos, mas não onde um manda e os outros somente obedecem, mas sim um planejar e decidir em conjunto. Para promover este sentimento de corpo e de unidade foram dados alguns passos legais nesta direção: um seminário de estudos e uma reunião de “pré-planejamento e orçamento”. Acreditamos que estamos num caminho legal e convidamos a todas as lideranças a se juntarem nesta caminhada.

Diaconia: Não existe igreja sem trabalho diaconal. Por todos os lados, em nossas comunidades o trabalho diaconal está presente... são pessoas que, movidas por sua fé, colocam os seus dons a serviço da vida. A nível de Sínodo procuramos fomentar a reflexão sobre Fé e Responsabilidade Pública num seminário de presbíteros. Foi um belo momento com o p. Brackemeier. O seminário para familiares e pessoas que lidam com pessoas com necessidades especiais teve uma ótima participação, mesmo que tenha acontecido num dos dias mais frios do ano e também o reencontro com familiares e pessoas com deficiência foi muito bem visitado. Algumas destas atividades são organizadas em parceria com o Sínodo do Vale do Taquari.

ECC:
 A tarefa que nos foi confiada pela assembléia sinodal de 2011 é a de nos preocuparmos de uma maneira muito especial com a FORMAÇÃO. Bem, todas as atividades realizadas durante o ano de 2012 tiveram por objetivo promover a formação nos mais diferentes níveis. A coordenação sinodal da Educação Cristã Contínua se empenhou em animar pessoas para se aprofundarem no conhecimento sobre a nossa confessionalidade e também promoveu um seminário de criatividade.

Idosos:
 Cada vez mais as pessoas vivem mais tempo, mas não basta somente prolongar os dias de vida das pessoas e sim é necessário preocupar-se em acrescentar mais dignidade de vida aos dias de vida das pessoas. Aconteceram dois momentos especiais no trabalho com idosos durante este ano: Um foi o encontro sinodal de pessoas da terceira idade que procurou oferecer aos participantes um dia de reflexão e confraternização e o outro momento foi um seminário que teve por objetivo instrumentalizar pessoas que lidam com a terceira idade. Parabéns por estes trabalhos.

Lelut:
 O trabalho da Legião Evangélica é um dos grandes desafios em nosso sínodo... são ainda poucos grupos organizados funcionando, mas isto não significa que não tenha inúmeros homens engajados e envolvidos nas comunidades. Os grupos da legião do nosso sínodo tem conquistado o seu espaço em muitas comunidades e tem se tornado mãos preciosas em inúmeros momentos. Entre os momentos marcantes da Lelut, lembro o encontro sinodal dos legionários, que aconteceu em Agudo.

Música e Liturgia: A música faz parte da teologia luterana... sei que nem todas as comunidades e paróquias conseguem dar o devido valor ou investimento na área da música para por meio do canto e da liturgia criar igreja viva, MAS não dá para negar que existem inúmeros talentos e dons em meio às nossas comunidades. Um dos momentos altos foi o encontro sinodal de corais, instrumentais e grupos de canto e o outro foi a finalização do CD para ajudar na animação litúrgica dos cultos.

OASE: Sem sombra de dúvidas, as senhoras deram um show com o seu trabalho neste ano... conseguiram movimentar e mobilizar um verdadeiro batalhão de pessoas nos encontros promovidos pela OASE Sinodal: foi a Assembléia sinodal da OASE, foi o Seminário Sinodal, foi o dia Sinodal da OASE, foi o encontro de coordenadoras, fora as muitas celebrações de aniversário de diferentes grupos de OASE do Sínodo. Parabéns por todo este empenho e dedicação.

Planejamento Estratégico:
 Esta ferramenta, lamentavelmente, ainda não “decolou” em nosso Sínodo. São ainda poucas as comunidades que estão assumindo o desafio de fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo. Sei que este planejamento requer tempo, mas creio ser de fundamental importância conseguir fazer este planejamento, pois a cada ano as expectativas aumentam quanto ao trabalho pastoral e os nossos braços não crescem na mesma proporção. É preciso envolver os presbíteros e as lideranças dos diferentes setores de trabalho das nossas comunidades e em conjunto definir as prioridades de ação para os próximos anos. Durante este ano conseguimos incrementar o planejamento nas comunidades do Formigueiro e de São Sepé.

Encontro com Presbíteros:
Instrumentalizar, animar e ajudar os presbíteros no seu trabalho, tem sido uma das grandes ênfases da diretoria sinodal neste ano de 2012. Oferecemos em cada núcleo do Sínodo um encontro para ajudar a orientar os presbíteros em questões bem práticas e técnicas que precisam ser observadas. Sabemos que o ser igreja passa por dedicação, trabalho voluntário e muita boa vontade, MAS, na realidade que estamos hoje, boa vontade sozinho já não basta. É necessário observar normas e regras que a sociedade civil nos coloca. Procuramos ir ao encontro de diretorias paroquiais e presbitérios de comunidades para animá-los em suas atividades. Foi muito gratificante este poder sentar junto com presbíteros e partilhar de suas alegrias e também angústias. Queremos no novo ano, continuar visitando comunidades e paróquias e desta forma chegar mais perto dos nossos membros.
Visitas pastorais e Celebrações: Durante o ano que finda, inúmeros kilometros foram percorridos para poder estar perto das comunidades e colegas... sempre que possível tenho atendido convites e ou desafios para estar junto com as comunidades e colegas, tanto em dias festivos, como também para sentar em volta da mesa para encontrar alternativas em situações de conflito. Foram momentos preciosos! Acredito que igreja se faz com paixão e com pessoas e não com papel. Sei que toda a burocracia é necessária para manter as coisas em ordem, mas não dá para esquecer as pessoas que vivem em nossas comunidades e os/as colegas que estão empenhados em servir a Deus com os seus dons e que muitas vezes estão cansados e sobrecarregados. Obrigado por cada um destes momentos.
Eis algumas das muitas coisas que marcaram o ano que finda. Tenho certeza de que conseguimos fazer a diferença em muitos momentos. Problemas continuam a perturbar a nossa caminhada, mas creio que, com muito amor e perseverança, vamos conseguir tornar o nosso caminhar mais agradável na companhia de vocês. Obrigado por todos que caminharam ao nosso lado durante este ano e obrigado por podermos caminhar na companhia de vocês por alguns ou muitos momentos neste ano que finda.
O ano de 2013 traz consigo novos desafios e novas oportunidades... chorar e reclamar não resolve os problemas e por isto, com a graça de Deus, vamos juntos construir um ano de 2013 como nós o sonhamos. Lembre-se: ajude a semear sementes daquilo que gostarias de colher neste novo ano, pois somente assim poderemos ter esperanças de colher aquilo que sonhamos.
Não estamos sós neste caminho! O Salmista confessa dizendo: “Tu, Senhor, me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão”. Salmo 139.5. Que a bênção de Deus, o Todo Poderoso, pai, Filho e Espírito santo de acompanhe e guarde.
Grande abraço e um feliz ano de 2013 para todos e todas.

 







Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário