9 de jun. de 2015

Seminário de Preparandos e Confirmandos em Cachoeira do Sul

                             A Paróquia de Cachoeira do Sul realizou nos dias 29 e 30 de Maio de 2015 o Seminário dos Preparandos e Confirmandos. As atividades tiveram início na sexta-feira, às 19h30min, com a palavra do Pastor Martin Timóteo Dietz, do presidente da Paróquia, Sr. José Rodrigues Voigt, e dos representantes das Comunidades da Paróquia, Sra. Mirtis Preuss, Sr. Edemar Heiderich e Sra. Andréia Friedrich. Em seguida, houve apresentação do Grupo de Danças da APAE, liderado pelo Professor Itamar Fontoura, e posteriormente, foi proferida uma palestra sobre o tema Família, apresentada pelo Prof. Zezinho e sua esposa, Mariangela.
Na sequência, houve a distribuição das tarefas aos quatro grupos em que foram divididos preparandos, confirmandos e seus pais e/ou familiares, tudo organizado pela Professora Angelice Scheffel. Cada grupo recebeu um tema, o qual deveria ser trabalhado durante as atividades do seminário. Foram eles: Crianças abandonadas, Inclusão Social, Família e Bullying.
Os trabalhos se iniciaram ainda pela noite, quando os grupos dedicaram-se à confecção de enfeites para as mesas do almoço de sábado. As equipes também definiram o nome de cada grupo, pais e alunos responsáveis por ele, e deram início às tarefas propostas, as quais exigiam escrever uma música, uma oração e montar uma peça de teatro, dentre outras.
Às 23h30min houve o toque de recolher, por meio do qual pais e alunos se acomodaram em seus dormitórios. Nesta ocasião, foi realizado um momento de reflexão, o qual trouxe a mensagem sobre o quanto é importante a luz de Deus na vida das pessoas, bem como foi lida uma passagem bíblica. As crianças puderam também desfrutar de momentos de interação, lendo livros e jogando jogos educativos.
As atividades reiniciaram logo cedo no sábado. Tão logo foi servido o café, as equipes já recomeçaram a trabalhar nos ajustes finais de suas apresentações. Ainda na parte da manhã, tiveram músicas e teatros com a participação de todos os grupos. Houve muita diversão, desde o ensaio até o cumprimento das etapas!
Parentes, amigos e familiares dos preparandos e confirmandos chegaram para o almoço em comunidade, calcula-se que cerca de 320 pessoas praticamente lotaram o Salão de Festas do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco. Servido o almoço, as pessoas juntaram pratos, talheres e copos, num trabalho comunitário, de ajuda mútua, para limpar o ambiente e seguir com as atividades propostas.
Como últimas atividades a serem desenvolvidas, houve a apresentação de um convidado por grupo para falar sobre seu respectivo tema à comunidade e aos participantes do Seminário. Todas as exposições foram enriquecedoras, dos cuidados que se deve ter com o bullying até a explanação da cultura negra, que compõe a diversidade cultural da nossa sociedade.
Foram trazidas pessoas confirmadas 10 e 20 anos atrás, as quais falaram sobre sua trajetória no Ensino Confirmatório e, principalmente, sobre os ensinamentos que lhes foram repassados nesta vivência. Também houve apresentações musicais, as quais animaram muito a platéia.
Às 16h foi feito o encerramento do Seminário, com orações de alunos, sendo finalizado com um Pai Nosso, com todos os presentes envoltos num círculo, de mãos dadas. Ao som de mais música, foi ofertado um maravilhoso café da tarde, como despedida e interação desta família que se formou num propósito maior, estar perto de Deus e trazer os ensinamentos Dele aos seus filhos.
  
Taís Schmidt Bordignon,

mãe da preparanda Sofia Bordignon Lemos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário