17 de out. de 2014

Oficina Sinodal de Idosos


O dia 01° de outubro de 2014 foi um dia de trabalho e aprendizado para as lideranças do trabalho com idosos do Sínodo Centro-Campanha Sul. Pois nesse dia aproximadamente 25 pessoas se reuniram nas dependências da Comunidade Martin Luther, da Paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, para mais uma Oficina Sinodal para o Trabalho com Idosos.
Muito bem alimentados de manhã, ao meio-dia e à tarde por uma equipe da Comunidade local, fomos conduzidos em nossa reflexão durante o dia pela Pa. em. Rita Panke e pela Diác. Marlise Diehl. Depois de uma saudação inicial da coordenadora sinodal, Sra. Wally Dummer, e do P. Sin. Bruno Bublitz, bem como de uma meditação de abertura dirigida pelo P. Vilmar Abentroth, ministro na Comunidade hospedeira, a Pa. Rita conduziu os trabalhos da manhã, orientada no tema proposto para o dia a partir do Tema do Ano de 2014 da IECLB: “O idoso na vida urbana”. Em suas reflexões, a Pa. Rita lembrou de algumas dificuldades enfrentadas pelos idosos em nossa sociedade atual, que venera os valores da juventude. Além disto, apontou para a Bíblia e para algumas passagens na Escritura Sagrada que refletem a importância que os idosos tinham nos tempos bíblicos como lideranças dos grupos aos quais pertenciam. Finalmente, lançou desafios concretos para o trabalho com idosos em nossas Comunidades, Paróquias e cidades.
Na parte da tarde, Marlise dirigiu as atividades e apresentou sugestões de atividades práticas e dinâmicas que podem ser realizadas nos grupos de idosos a partir darealidade de vida, história, gostos e interesses deles.
Agradecemos às assessoras que trouxeram tantos subsídios importantes para nós. Agradecemos à Comunidade local e seus membros que nos acolheram carinhosamente durante nosso dia de atividades. À participação interessada das pessoas que deixaram suas casas para passar um dia juntas em estudo e reflexão também agradecemos. Agradecemos, por fim e acima de tudo, a Deus, nosso Pai, por mais esta oficina, rogando a Ele que o aprendizado possa reverter em bons frutos em nossas Comunidades e Paróquias.
Em nome da Coordenação Sinodal do Trabalho com Idosos,
P. Martin Dietz
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário