27 de abr. de 2012

O DIA DO TRABALHO


No dia 1º de maio comemoramos o dia do trabalho. É o dia que o trabalhador aproveita para descansar e refletir sobre a sua profissão, além de ser um dia dedicado a homenagens ao trabalhador.
No passado, a tecnologia não fazia parte das profissões. Para sobreviver na atividade era necessário muito empenho e dedicação. Nesta época não havia muito diálogo e empregado era avaliado pelo sua performance diária. As atividades ainda não eram informatizadas e os controles eram manuais. Ainda lembro das máquinas de datilografia e também das calculadoras manuais, usadas para a execução das atividades.
Com a vinda da tecnologia, tudo foi mudando e com isto o perfil do trabalhador também mudou. Começou a exigir-se melhor formação e as técnicas de recrutamento foram alterando. Junto com o desempenho e dedicação, qualidades essenciais ao trabalhador, foi incorporada a exigência da formação profissional, ou seja,  a graduação. Além disso, a exigência diária é cada vez maior. Além das rotinas normais, o trabalhador confronta-se com planos de ação que visam um monitoramento melhor das atividades e que também atendam aos anseios das empresas, o que muitas vezes afeta o estado emocional do trabalhador, pois o foco hoje em dia é o alcance de metas. Em contrapartida, as empresas já estão preocupadas com a qualidade de vida do trabalhador. Por isso, investem bastante na saúde ocupacional dos trabalhadores, para que estes tenham um rendimento satisfatório no trabalho e também fazendo a prevenção de doenças que possam surgir no futuro para que o trabalhador, no momento de sua aposentadoria, possa gozar de boa saúde.
  Independente de tudo isto, cabe ressaltar que o mais importante de é que cada trabalhador merece reconhecimento, não importando a função que exerça. É de extrema importância que o trabalhador se sinta bem em sua atividade diária, que esta o deixe sempre motivado, para que retorne para o seu local de trabalho com alegria e que também transmita este entusiasmo para os seus colegas. Outra atitude extremamente importante nos dias atuais é o relacionamento com os colegas de trabalho. Trabalhadores com este perfil e que saibam trabalhar em equipe, tem maior probabilidade de sucesso nas empresas, porque tornam o ambiente de trabalho mais leve e harmonioso.
                        Paulo Almir Gressler
                    Funcionário Administrativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário