10 de set. de 2012

12º CHÁ DO DOM-SANTA CRUZ DO SUL-COMUNIDADE GUSTAVO ADOLFO


Numa tarde muito festiva, cada uma ofertando seu DOM: trabalhos manuais, quitutes, vasos de folhagens e flores. Acompanhou a venda de rifas, premios doados pelos grupos de OASE de nossa Cidade.
O valor arrecadado foi doado ao ASILO PELLA BETHÂNIA, e ao GRUPO DE DANÇARINAS "AMOR A VIDA", alegram-se com a dança seu jeito de viver e amizade que se formou neste grupo. Será comprado fraldas as pessoas necessitadas de nossas Paróquias e Comunidades.
O CHÁ DOM DOM BENEFICIOU NESTES DOZE ANOS MUITAS PESSOAS E ENTIDADES, E SEMPRE HOUVE MUITA AMIZADE E ACOLHIMENTO ENTRE OS GRUPOS DE OASE DE SANTA CRUZ DO SUL . PARABÉNS A TODAS!
Elfi Roedel, Inge Pauli e Marlise Dummer-Coordenadoras OASE

Abertura-
Coordenadoras Elfi, Inge, Marlise,P Rosemar e P.Marcos.

Os produtos que foram doados para serem vendidos.

Servido o gostoso Chá pela OASE Gustavo Adolfo.


Doação efetuado ao Asilo Pella Bethânia, através do Casal Kühl.
Doação as Dançarinas "Amor a Vida", através do Diácono Dirceu Quinot,
Profª Miriam Panke e dançarina Marlise Vitalis.

Coordenadoras, Pastor Orientador e Diretorias de OASE, juntamente com
as pessoas que receberam as doações do 12º Chá do Dom.


15 de ago. de 2012

CONECTAD@S COM DEUS NO XXI CONGRENAJE!


No ano em que a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil traz a todos o convite de sermos “Comunidade Jovem – Igreja Viva”, o XXI Congresso Nacional da Juventude Evangélica e 7º Fest’art, não poderia sair diferente. Foram 1100 jovens de todo o Brasil, que participaram entre os dias 23 a 27 de julho, em Pelotas (Sínodo Sul-rio-grandense), da maior edição de todas do encontro. Sob o tema “Conectad@s com Deus - Protagonistas no mundo” e o lema bíblico "Ninguém te despreze por seres jovem, ao contrário, torna-te exemplo..." (I Tm 4-12) o encontro, que acontece de dois em dois anos, esta vez teve um diferencial: foi transmitido ao vivo pela Internet, por estudantes das Faculdades EST .
A partir dessa ideia, conseguiu-se realizar uma aplicação prática do tema do Congresso. Contando das 7 da manhã à meia noite, ou seja, incluindo horários de intervalo onde havia poucas pessoas conectadas, tivemos a média de 33 espectadores simultâneos. Foram transmitidas, um total de 1,769.7 horas de programação, que totalizaram 2,888 usuários únicos e 4,769 espectadores que retornaram. Com as pessoas presentes no congresso e mais as pessoas conectadas pela Internet, este evento da Juventude Evangélica 3988 pessoas.
Durante todo o encontro, os jovens e as jovens tiveram a oportunidade de assistir palestras ligadas ao tema, participar de oficinas, momentos de louvor e de integração e de tomar decisões sobre os rumos da Juventude Evangélica no Brasil. Entre esses momentos vale a pena destacar os momentos de reflexão sobre o tema e o lema que foram conduzidos de maneira espetacular por jovens da Associação Diacônica Luterana (ADL), que, usando a metodologia do Teatro do Oprimido, apresentaram duas cenas do cotidiano: violência intrafamiliar e o perigo das drogas, desafiando os e as presentes a identificar o problema e interagir, propondo mudanças de comportamento e atitudes na cena.
O Congresso da JE também elegeu os/as novos/as Orientadores/as Teológicos e aprovou, por unanimidade entre os sínodos, que o XXII Congrenaje e 8º Fest'Art acontecerá no Sínodo da Amazônia, em 2014. Na tardinha da quinta-feira, 26, aconteceu o Grito da Juventude: uma caminhada pelas ruas de Pelotas, em que os jovens tornavam público o seu testemunho de fé como membros da IECLB, cantando hinos de louvor a Deus. Para ser exemplo de protagonismo, também houve distribuição de sacolinhas de lixo para automóveis, demonstrando o cuidado com a Criação, presente dentro do espírito dos jovens. Importante também é ressaltar a presença do P. Dr. Nestor Friedrich, presidente de nossa Igreja, durante os três primeiros dias de encontro.
Os relacionamentos são importantes porque através dos relacionamentos nós nos conectamos com Deus, conosco, com o próximo e a próxima. Sozinhos e sozinhas não fazemos grandes coisas. Precisamos de outras pessoas para realizarmos a missão da nossa vida. Quando criamos vínculos, a ausência da pessoa não pode ser preenchida, o espaço pode até ficar vazio, mas a lembrança nos impulsiona a seguir vivendo. O ser humano tem essa estranha e gostosa necessidade de se relacionar, conectar-se, estar unido. E o amor é o que nos faz criar conexões que nos tornam protagonistas.
Nosso Sínodo foi representado por uma caravana de 36 jovens, acompanhados pelos ministros Cléo Martin, orientador teológico da JE Sinodal, e Décio Weber. Após o final do encontro, o grupo aproveitou para visitar o Museu da Baronesa e a praia do Laranjal, na Lagoa dos Patos.
Martina Wrasse Scherer, 
pelo Conselho Sinodal 
da Juventude Evangélica

6 de ago. de 2012

ELEIÇÕES 2012


“Cada povo tem o governo que merece”. Com certeza já ouviste esta frase. Talvez tenhas concluído que é assim mesmo. Ou não concordes com a frase, tudo bem. Por outro lado já deves ter dito, ou ouvido falar: puxa vida, temos novamente eleições municipais proximamente, sim já é dia 07 de outubro. Quem sabe já têm seus candidatos, partidos, amigos, o qual irás eleger com toda confiança. Votar num partido, pessoa que possa ajudar a mudar o rosto do jardim da vida de nosso município. Ou talvez estejas esperando que finalmente chegou a vez de eu poder sugar um dinheirinho, uma passagem, um remédio, ou que façam a estrada, ou cargo, etc, etc..

Eleições no Brasil ainda são momentos em que poucas pessoas pensam num projeto maior de sociedade justa, fraterna, onde todos são iguais de direitos e deveres. Vivemos num momento histórico em que tudo parece ser igual, mas não é a verdade. Os partidos são iguais, os candidatos, as candidatas, são iguais, sempre prometem e não cumprem. Estamos ouvindo vozes que não animam para uma discussão, conhecimento, aprendizado do exercício cidadão em praticar uma política saudável. Quer dizer, pensar, propor, projetos e planos de ação política para qualificar a vida em nosso município, pois a palavra grega – PÓLIS – quer dizer cidade, casa habitada. Dali surge a palavra política que significa casa, cidade, lugar onde moram diferentes pessoas, culturas e tradições.
Talvez o que tenha perdido o ânimo em se envolver cada vez mais na discussão de uma proposta de vida como Jesus a deixou e ensinou a seus discípulos: “ ...para que todos tenham, vida e a tenham em abundância...Evangelho de João 10.10, é o fato de que todos são corruptos, a corrupção tomou conta e por isso nada mais vale à pena.
A corrupção não está somente em Brasília, mas está ali ao teu lado. Quando busques não pagar um preço justo ao teu trabalhador/a, quando tentas comprar algo de pessoa que necessita vender devido a doença e ainda apertas o preço para baixo, quando tentas desviar e sempre novamente questionar o dízimo das festas de comunidades, da OASE, dos Jovens, etc, etc. É, a corrupção está solta, porque estamos perdendo a dignidade, a ética, a orientação para a vida. A moral e a ética onde os pais e mães ainda ensinavam: “aquilo que não te pertence não cobice, mas devolva e não adquire com fraude”. É, estudamos os mandamentos no ensino confirmatório, mas fazemos muitas vezes o contrário. Então o problema não está no outro, mas em mim mesmo.
Onde estão nossas referências para vida hoje? Estão centradas nas Sagradas Escrituras, conheço algo da bíblia ainda, leio a palavra de Deus ainda?
A dominação política, econômica, e religiosa sempre é questionada na Bíblia. Deus vê as falcatruas dos dominantes do poder e seus aliados  e vê o sofrimento de seu povo. Deus toma o lado dos que sofrem e envia profetas, profetisas para corrigir, denunciar e anunciar o seu amor pela vida, para que o povo tenha um governo justo, cujo qual, ele mesmo possa escolher.
O Profeta Jeremias foi um destes escolhidos por Deus. Em Jeremias 1.5s. “Antes que te formasse no ventre de tua mãe eu te conheci”. Deus conhece seu povo, vai com seu profeta, manda anunciar e o protege para que viva a riqueza e a grandeza que é a vida. Nós devemos  confiar neste Deus tão humano, que anima para a vida, caminha junto para que a justiça reine para todas as pessoas. Para que a preservação da natureza seja o eixo da ação humana, com certeza poderemos ser profetas e profetisas hoje em dia discutindo, estudando e propondo projetos que qualificam a vida sob todos os aspectos em nosso município.
Se merecermos o governo que escolhemos, então está em nossas mãos participar, estudar os projetos e planos, dialogar, pensar junto, preparar o jardim para que as borboletas venham a nós (Mário Quintana). Existe algo mais sublime, grato e ético saber ser sujeito do processo da vida. E saber que neste caminho, Deus caminha junto com seu povo. Pense bem, quem sabe Deus esteja te chamando para que sejas uma liderança que aprendeu nos passos de Jesus e assim caminhe ensinando os passos para muitas pessoas sentirem maior felicidade e alegria em serem cidadãos que tem direitos e deveres.
Voto consciente, este não tem preço, nem se compra e nem se vende. Seja sujeito de tua história e faça de teu lugar, o mais bonito e alegre de viver.  Faça você a mudança na compreensão do direito do voto e não venda tua consciência por uma mereça. Teu voto, tua vida, teu engajamento com certeza faz a diferença.
Paz e bem.                                                     
P. Elio Scheffler

30 de jul. de 2012

CONFERÊNCIA SINODAL DE MINISTROS E MINISTRAS


Os ministros e ministras do Sínodo Centro-Campanha Sul estiveram reunidos, nos dias 10 e 11 de julho, em Vale Vêneto,  em Conferencia Sinodal de Ministros e Ministras. A temática tratada na conferência foi Estilos de Liderança e Gestão do Tempo. A assessoria esteve sob a responsabilidade da Pastora Mariane Beyer Ehrat. Na ocasião a Pa. Mariane motivou ministros e ministras e refletir sobre o seu estilo de liderança, buscando entender melhor também as lideranças com as quais atuam  em  seus campos de trabalho. Além disso trouxe a motivação para a reflexão acerca da gestão do tempo. Neste campo todos foram motivados a fazer uso de métodos que podem auxiliar a racionalizar o uso de seu tempo no trabalho a ser desenvolvido.  Além destas temáticas ainda houve tempo reservado para o dialogo sobre assuntos sinodais, entre os quais a questão relacionada a avaliação e qualificação de ministros/ministras e campos de atuação ministerial, assembleia sinodal e outros. Também foi importante a oportunidade de um momento reservado para a confraternização. Em setembro o grupo volta a se reunir para a atualização teológica sinodal.
P. Vice Sinodal Reinoldo Glück Neumann

21 de jul. de 2012


DIA DOS AVÓS


        A propósito do dia dos avós, dia 26 de julho, e como avô com 70 anos, na espera do nono neto ou neta. Os avós também gostam de surpresas...
       A gente se torna avô/avó completamente de graça: é que netos/as nos acontecem. São mais uma afirmação da dádiva da vida, “sem nenhum mérito da nossa parte”. Sentimo-nos gratos pela chegada e, quando possível, da possibilidade de acompanhar os netos.
       Eles nos lembram de que somos elos da corrente de quem viveu antes de nós e da certeza de tudo de bom que nos transmitiram. Compartilhamos da esperança de que em fé e amor possamos também legar, quem sabe, o que de melhor recebemos.
       Vovô e vovó, como era no tempo em que vocês foram crianças? Foi o que a professora Iara, da classe de educação infantil da nossa neta Sofia perguntou para nós, diante da turminha de 13 coleguinhas.
Então falamos do que então se brincava e cantava, e até deu para ensinar uma brincadeira cantada que a minha mãe trouxe da sua terra natal, a Alemanha. Jogamos também “Mensch, hau ab” que chamamos de “ratinho”.
Com isso gostaria de falar da importância de cantar e brincar com nossos netos. Com certeza, não são só os jovens que aprendem, mas nós mesmos somos ricamente recompensados pelo convívio lúdico com a nova geração. Assim somos elos entre as gerações.
Lembro-me da neta que, chateada com um jogo, saiu cantando ironicamente: Eu sou um desmancha prazeres!... (Ich bin ein Spielverderber!)
É importante, desde a infância aprender a jogar, a perder (tornando-se “o mico-preto” todo pintado a carvão), a ganhar com humildade, sem desrespeitar os outros. Jogando aprende-se a encarar os fatos importantes da vida com alegria e serenidade.
Como avô relembro que dos meus avós só ouvia falar de longe, não cheguei a conhecê-los pessoalmente, pois ficaram na Alemanha. Hoje, como avós, compartilhamos com os netos a expectativa de cada (re) encontro, com todas as suas preparações, surpresas e imprevistos.
Como avós, nos acontece o amor multiplicado com espontaneidade.
Cabe neste contexto a canção sublime do amor de 1ª Co 13 “quem ama, se alegra quando alguém faz o que é certo”, e mais adiante, “Quem ama, nunca desiste”.
Como avós é muito importante aceitar o jeito de ser tão diferente dos filhos e, depois, dos netos, sem querer impor nossas vontades.
Lidar com fé, esperança e paciência, são dicas dadas por Paulo, também para o convívio de gerações.
Que bom que cada dia pode ser o dia das mães, dos pais, das crianças e dos avós!
Que bom que não precisamos ficar sentados esperando homenagens e presentes!
Que bom podermos estar presentes, mesmo muitas vezes, só em pensamentos, e nos sentirmos presenteados pelo nosso querido Pai Eterno, pela dádiva de filhos e netos, e, até de, diante deles, podermos ser os representantes do seu infinito amor e da sua graça pura!

             Hermann K. G. Krause, 
P.em. São Pedro do Sul

CONGRENAJE


Acompanhe a transmissão do CONGRENAJE que será transmitido pela Faculdades EST. 
Assista o vídeo "propaganda": 

O endereço da transmissão será 
http://www.congrenaje.blogspot.com.br/ e algum link no site da faculdade (http://www.est.edu.br/). Além desses também vai aparecer no Site Luteranos e no site do DNAJ.

Martina Wrasse Scherer
JE Sinodo Centro-Campanha Sul

CÚPULA DOS POVOS: A VERDADEIRA RIO +20


Entre os dias 13 e 22 de junho, nosso país foi sede da Conferência das Nações Unidas, sobre desenvolvimento sustentável, a Rio +20. Infelizmente, pesquisas apontaram que 78% dos brasileiros não tinham conhecimento sobre o que seria debatido no encontro. Governantes e chefes de estado estiveram reunidos para discutir sobre a economia verde, erradicação da pobreza e a estrutura institucional para um desenvolvimento sustentável. O encontro era importante, mas foi pouco divulgado e, por fim, acabou gerando um documento fraco, com falsas soluções defendidas pelos mesmos atores que provocam a crise global.
Paralela à conferência oficial, ocorreu a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, evento organizado pela sociedade civil, em que os povos pediam paz, respeito e justiça. Assim como o acontecimento principal, este recebeu ainda menos atenção da mídia. Na Cúpula, pessoas gritavam contra a Conferência das Nações Unidas, contra a centralização do poder e discutiam, de fato, a sustentabilidade. Mas uma sustentabilidade sobre o capitalismo, e não sobre o verde, sobre nossa casa, sobre a Criação de Deus.
18 jovens, de 10 sínodos da IECLB também puderam embarcar rumo ao Rio de Janeiro, para somar suas forças e vozes àqueles que primavam pela justiça. Eles foram selecionados entre vários outros jovens de todo o Brasil para compor o projeto Criatitude – Rumo à Rio +20, da Secretaria Geral, junto com o Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje), a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e Federação Luterana Mundial (FLM). O projeto teve início com a elaboração da cartilha Criatitude,  em 2011, que foi uma parceria entre Conaje e o Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sinos, para o Mês de Missão da Juventude para aquele ano e eu tive a oportunidade de participar.
Mais que participar de palestras, oficinas e debates, fomos desafiados a olhar para a situação do mundo e agir; tomar decisões que resultem em um bem coletivo, e não somente para aquilo que temos à nossa volta. Dentre a rica programação que tivemos, posso destacar alguns itens. Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente, em conjunto com Cláudio Oliver e Ednaldo Michelou, palestrou no Instituto Benne, onde estivemos alojados, sobre o papel dos jovens cristãos na sustentabilidade, na transformação do mundo. Ela enfatizou a mudança no nosso jeito de ser, e não apenas de fazer, diferentemente do que acontece na Conferência oficial, em que se discute apenas o fazer, tendo como foco o estabelecimento de metas ou objetivos.
Inspiradora também foi a Marcha, no dia da Mobilização Global. A Avenida Rio Branco reuniu, dessa vez, não só jovens, não só cristãos, mas pessoas de todos os credos, de todas crenças, de todas as cores, de todas as idades, que lutavam por causas diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Nosso grupo já era a prova disto, pois, além de ter de todo o Brasil, também incluiu jovens de outras Igrejas Luteranas da América Latina, como Chile, Colômbia, El Salvador, Nicarágua e Suriname. Lutavam por melhores condições de saúde, por mais respeito, pelos direitos das mulheres, direitos indígenas, educação, agricultura familiar, código florestal, mas, acima de tudo, e em comum, por uma vida mais digna e justa para todos.
Uma semana na “Cidade Maravilhosa”, repleta de belezas naturais, nos faz meditar sobre como a mão de Deus é bondosa e atua sobre as pessoas. Nada mais justo que cuidarmos da sua Criação, assim como ele tem cuidado de nós. O ser humano precisa perceber que faz parte da obra de Deus e não achar que está acima dela. Este foi o enfoque da Oficina nós, jovens luteranos, assessoramos durante a Cúpula e também do culto que participamos em uma Comunidade carioca. Me emocionei muito quando, ao final do culto, depois de dançarmos a música “Momento Novo”, uma senhora que estava passando na rua, entrou e veio dar seu depoimento de que nunca tinha visto uma Igreja tão animada, e nos incentivou a usarmos nossa criatividade, nossa atitude, nossa força jovem para o bem da Criação.


Martina Wrasse Scherer
JE Sinodo Centro-Campanha Sul

4 de jul. de 2012

SEMINÁRIO OASE SINODAL - MONTE ALVERNE - 28.06.2012

Um dia para ficar na história da OASE Sinodal com record de inscrições, um dia de final do mes de junho com 28º Graus, temperatura alta, lindo dia de sol, todos motivados pelo encontro, uma troca de experiencias e novas amizades. Palestrante Pa. Silvia Beatrice Genz, incentivadora com os trabalhos na OASE, ajudando assim suas Comunidades, Paróquias e nossa Igreja com o tema "Mulher levanta-te" animando a todos com seu jeito simples de ser, com precioso dom da palavra em suas dinâmicas.
Através dos Pastores Regene e Élio, juntamente com as Mulheres de todas OASE da Paróquia de Monte Alverne que engrandeceram este dia que foi perfeito, entregando com alegria a cada participante um vaso de chá com uma flor anti-traça CONFECCIONADAS por elas, que servirá de recordação e motivação para continuidade de nossos trabalhos com mulheres de OASE de
nosso Sínodo. A Alegria da música acompanhado com violão P. Lair, cantando muitos hinos com todos presentes.
"O QUE VOCÊ TEM TODO MUNDO PODE TER.
MAS O QUE VOCÊ É...NINGUÉM PODE SER."

Na abertura do Seminário OASE Sinodal-Monte Alverne toda Diretoria presente, juntamente com seus Pastores Orientadores.

Pastor Sinodal-P.Bruno, motivando e incentivando a todos que tenhamos um dia abençoado por Deus.


Coordenadoras e Pa. Regene-Paróquia Monte Alverne, sendo homenageadas, todos são bem acolhidos neste dia.


Foi o maior Seminário de OASE, ja realizado com a presença de 330 inscritos. Palestra, Música, Dinâmicas.

Palestrante Pa. Silvia Beatrice Genz em sua Dinâmica do Bambú, mostrando a todos que a ajuda em todos momentos é muito importante na vida das pessoas, motivando as mulheres da OASE.

Cada participante confeccionou com suas próprias mãos usando sua criatividade, tornando um conjunto colorido.

Neste dia participaram Pastores (as) e Diácona.

P. Élio Scheffler apresentando e agradecendo o responsável do
local do evento e da mesma forma o Presidente da Paróquia de Monte Alverne.

Pa. Silvia tocando em seu violão desafiou 4 mulheres de duas em duas a dançarem numa folha de jornal, após foi dobrado e mais uma vez dobrado. Schow....

Agradecimento com homenagem a Palestrante P. Silvia, recebendo todo carinho levando uma recordação de nossa OASE Sinodal Centro Campanha Sul.

P. Lair responsável pela música, cantando com todos presentes diversos hinos, acompanhando com seu violão, alegrando nosso Dia de Seminário.


  Diretoria OASE Sinodal
Elfi Roedel -Presidente








3º ENCONTRO DA OASE DE SANTA CRUZ DO SUL


No dia 04 de junho de 2012, aconteceu o 3º Encontro da OASE de Santa Cruz do Sul, presentes as Diretoria , muitos assuntos foram avaliados e planejados.
A homenagem as coordenadoras da OASE de S. Cruz não estava no programa delas, que foi impulsionado pela Gudron Jandrey e as diretorias presentes, comunicando a homenagem como agradecimento por tudo que as coordenadoras já fizeram pela OASE nesta Cidade.
As Coordenadoras Elfi Roedel, Inge Pauli e Marlise Dummer ficaram inicialmente assustadas, pois não esperavam e após curtiram o carinho recebido de todas presentes.
AS COORDENADORAS AGRADECEM ESTA SURPRESA, E CONTINUAM NO TESTEMUNHO, NA COMUNHÃO E NO SERVIÇO, lema da OASE, que sempre será motivador para todas.
Elfi Roedel-Coordenadora

27 de jun. de 2012

FESTA DE SÃO JOÃO DOS GRUPOS DE IDOSOS DA PARÓQUIA SANTA CRUZ




Nesta terça-feira, 19 de junho, reuniram-se os idosos dos grupos da Paróquia Santa Cruz do Sul na Comunidade Bom Pastor para comemorar os festejos juninos, a festa de São João. O convite também foi estendido a outros grupos de idosos do município. Estiveram reunidos mais de 120 idosos durante toda à tarde.


A programação teve início às 14h30, com a palavra de saudação bíblica do P. Marcos. A presidente da Comunidade, Liane Gressler, a coordenadora do Grupo de Idosos, Carmencita Gressler, e a presidente da OASE, Leoni Pranke, fizeram a acolhida e saudação a todos presentes. Em seguida, o Grupo de Danças Amor à Vida da Paróquia Santa Cruz fez a sua apresentação, danças juninas e gauchescas. A programação teve continuidade com a apresentação das ‘Gaúchas da Fronteira”, trio formado Iris Kumm, Marlice Panke e  Madalena Dorfey, que representaram Rui Biriba, Leonardo e Teixerinha. Para finalizar as apresentações, o Grupo de 3ª Idade ‘Recordar é Viver’ do Centro Cultural 25 de julho apresentou a dança da Quadrilha.

A festa teve continuidade com reunião dançante enquanto também eram servidos pratos típicos de São João: pipoca, canjica, batata-doce assada, cachorro-quente, cuca, quentão e chá.
A coordenação do Grupo de Idosos e a diretoria da Comunidade agradece a presença de todos.

P. Marcos Rogério Radecke


20 de jun. de 2012


BOM DIA!
NESTE DIA TÃO IMPORTANTE PARA OASE CENTRO-102 ANOS DE EXISTÊNCIA. LEMBRAMOS COM CARINHO DE TODAS AS ASSOCIADAS, MULHERES DEDICADAS, COM OS MESMOS OBJETIVOS NO FORTALECIMENTO DE SUA FÉ CRISTÃ, DESCOBRINDO E DESENVOLVENDO SEUS DONS PESSOAIS, AJUDANDO O PRÓXIMO. MULHERES QUE LEVAM ALEGRIA E DÃO SUPORTE PARA SUA COMUNIDADE.
LEMBREMO-N0S TAMBÉM, DE TODAS QUE NOS ANTECEDERAM E CONSTRUIRAM ESTA ENTIDADE AO LONGO DE SUA HISTÓRIA.
APROVEITANDO ESTE MOMENTO, CONVIDAMOS MAIS MULHERES PARA PARTICIPAR DE NOSSOS ENCONTROS SEMANAIS NAS QUINTAS FEIRA ÀS 15H NA SALA DA OASE CENTRO.
“PARABÉNS OASE CENTRO COM SEUS 102 ANOS, PERMANECENDO COM O BRILHO ILUMINADO POR DEUS DE UMA ETERNA OASE JOVEM.”
Elfi Roedel

ENCONTRO PAROQUIAL E 75 ANOS DA OASE RIO PEQUENO


O Encontro Paroquial da OASE ocorreu no dia 13 de junho de 2012, na Comunidade de Rio Pequeno, com a participação de 89 mulheres. O Diácono Dirceu Quinot, foi o Palestrante que trabalhou o tema do ano sob a perspectiva do batismo.
Estiveram reunidas senhoras integrantes das 5 OASE da Paróquia: Linha Almeida, Bela Vista, Sede Wojahn, Linha Paredão e Rio Pequeno.
Além disso, contamos com a presença das integrantes da diretoria sinodal da OASE Doralice Weigel e Reci Moresco, além da grata supresa da presença da Pa. em Rita Panke, que trabalhou na Paróquia de Rio Pequeno.
Na parte da manhã, antes da Palestra, houve um momento de homenagens à OASE de Rio Pequeno pelos 75 anos de existência do Grupo. Doralice e Recy entregaram o SIMBOLO DA OASE como lembrança, em nome da Diretoria Sinodal da OASE.
Ao meio dia, tivemos sopa e na parte da tarde, jogo de loto, e o lucro será doado para Oferta de Gratidão.
P. ANDRÉ LUIZ MARTIN
PASTOR PARÓQUIA RIO PEQUENO E
ORIENTADOR DA OASE SINODAL

10 de jun. de 2012

PASTORA E PASTOR!


Em nome da OASE SINODAL E SUA DIRETORIA, saudamos com imensa gratidão neste dia que é dedicado a voce. É gratificante conviver com você neste SÍNODO, certamente com dons diferentes mas a responsabilidade do MINISTÉRIO PASTORAL é única.

BENÇÃO!
QUE DEUS TE CONCEDA:
PARA CADA TEMPESTADE UM ARCO ÍRIS;
PARA CADA LÁGRIMA, UM SORRISO;
PARA CADA PREOCUPAÇÃO, UMA PROMESSA;
UMA BENÇÃO EM CADA AFLIÇÃO;
PARA CADA PROBLEMA, UM AMIGO FIEL PARA COMPARTILHAR;
PARA CADA LAMENTO, UMA DOCE CANÇÃO;
E UMA RESPOSTA PARA CADA ORAÇÃO!

QUERIDA E QUERIDO! Voce é muito importante para todos nós, sinta-se agraciada(o), abençoada(o) nesta tarefa preciosa de ser semeadores e animadores dos sinais do REINO DE DEUS.
ABENÇOADO DIA DA PASTORA E PASTOR.


ABRAÇO CARINHOSO!

Elfi Roedel
OASE Sinodal Centro Campanha Sul

7 de jun. de 2012

CONVITES


CONFIRA OS CONVITES CLICANDO SOBRE ELES


35 ANOS OASE SÃO SEPÉ



     Dia 24 de maio de 2012, a OASE DE SÃO SEPÉ  completou 35 anos de existência, Pa. Marilei B. Schlösser  acolheu a todas, agradecendo a presença, conduzindo  toda Celebração e homenagens. Foi contado um pouco da história desta OASE, esteve  presente a  1ª Presidente: Sra. Belonia B.Scherer(Billa)que emocionada prestou sua HOMENAGEM. Após Coordenadora Sra. Erení L. P. Kurtz, motivou a todas, parabenizando este grupo que é importante para a Paróquia de São Sepé. Estiveram representando a OASE Sinodal:  Recy Moresco e Elfi Roedel, residentes em Santa Cruz do Sul, homenagearam  presenteando com o Símbolo da OASE, estiveram pouco tempo junto as mulheres desta OASE Aniversariante, mas valeu a pena, pois se vê que a Comunhão, o Serviço e o Testemunho fazem parte desta OASE como sendo o tripé principal, para a Comunidade se tornar forte.A OASE de Formigueiro veio alegremente prestar sua homenagem e compartilhar esta data tão festiva.
       Foi servido um delicioso Chá com quitutes variados e tudo feito com carinho pelas mulheres desta OASE de 35 Anos.
ELFI ROEDEL
PRESIDENTE OASE SINODAL

No dia 24 de maio de 2012 reuniram-se aproximadamente 55 senhoras dos quatro grupos de OASE da Paróquia de Cachoeira do Sul nas dependências do Ponto de Pregação da Barragem do Capané para o seu Dia Paroquial da OASE. A organização do encontro esteve a cargo das Sra.s Marta Deicke e Carina Heiderich, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora paroquial da OASE. Sra. Marta fez a saudação de abertura, enquanto o P. Martin Dietz trouxe breves palavras iniciais baseadas nas Senhas Diárias. A palestra do encontro foi realizada pela assistente social e terapeuta do luto Sonia Canabarro, visando fortalecer as mulheres e as famílias em processo de luto e possibilitar um espaço para reflexão em grupo. Após um gostoso chá servido pelas senhoras do Capané, acompanhado de doces e salgados trazidos pelas participantes do encontro, no final da tarde as visitantes tomaram novamente o ônibus fretado e voltaram a suas respectivas Comunidades locais. Fotografias do grupos registraram o evento. Agradecemos a Deus pelo encontro, à palestrante pelos impulsos dados, às senhoras do Capané pela carinhosa recepção e pelas demais mulheres pela presença. No dia 09 de agosto próximo, a OASE paroquial realizará o seu chá em prol da Obra Gustavo Adolf (OGA). Até lá. 
P. Martin Dietz

29 de mai. de 2012

UNIDOS EM ORAÇÃO!


       Pela primeira vez, a cidade de Rio Pardo teve celebrações relativas à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC).
       As atividades reuniram a Igreja Católica Apostólica Romana (Paróquias de São Nicolau e Nossa Senhora do Rosário), o Ponto Missionário da Igreja Metodista e a Comunidade de Rio Pardo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), filiada à Paróquia de Santa Cruz do Sul.
       As celebrações aconteceram a partir das 20h dos dias 22 e 23.5.2012, respectivamente na Igreja Metodista e na Igreja Santo Amaro, da Paróquia de São Nicolau. De ambas, participaram os Padres Jeremias Corrêa Feitosa e Hilário Gonçalves, a Pastora Fátima Martins (da Igreja Metodista) e os Pastores Glorinha Renéia Dexheimer Quinot e Jair Nativo Scheer Quinot (da IECLB).
Daniel André Köhler Berthold

8º SEMINÁRIO OASE DE SANTA CRUZ DO SUL


No dia 10 de Maio de 2012, aconteceu em Santa Cruz do Sul, o 8º Seminário da OASE, preparado pelas Coordenadoras Elfi, Inge, Marlise e P. Marcos. Tivemos a participação de todos os grupos da OASE de Santa Cruz do Sul, e se fizeram presentes as OASE de Venâncio Aires, Vera Cruz e Ferraz.
Após a abertura e boas vindas, tivemos a Palestra sobre "Recuperando certezas em tempos de mudanças" com o Profº Osvino Toillier, que ficou muito emocionado em encontrar muitas pessoas conhecidas em especial a Sra. Helma Krause.
O Profº Osvino recebeu uma cesta com diversos produtos das OASE uma forma de carinho e agradecimento. Ao meio dia foi servido um delicioso almoço. Após tivemos uma tarde cultural com apresentação de teatro da OASE Bom Pastor, Jogral homenageando as mães pelo Dia das Mães, pela OASE Centro e "As Gauchas da Fronteira" schow de apresentação-OASE Bom Pastor. Em seguida Pastor Marcos comentou sobre o Lema do Ano.
Encerramos com a Dinâmica "As flores do Jardim Encantado", oração do Pai Nosso e cantamos Hino da OASE.
Os hinos foram acompanhados pelos músicos P. Trebien, P. Marcos e Doralice Weigel.
Após foi servido Cucas e Chá.
NESTE DIA FOI UM BOM MOMENTO DE PENSARMOS EM FLORES, CORES, EM RENOVAÇÃO DA VIDA. UM DOS PROPÓSITOS DA OASE É UM BOM AMBIENTE DE ACOLHIDA, COMO É BOM SER RECEBIDO COM SORISSO, UM APERTO DE MÃO, UM ABRAÇO, UM TOQUE CARINHOSO E PALAVRAS DE ÂNIMO.
Elfi Roedel-Coordenadora da OASE