25 de mai. de 2012

CONTRIBUIÇÃO: PAGAMENTO, DÍZIMO, CARNÊ?


“O que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?” (Sl 116.12).
Qual é a forma correta de contribuir. A discussão é atual. Outro dia dei carona a um homem que ia de Bíblia em punho. Não sabendo que falava com um pastor, falou-me que “os luteranos e católicos não são abençoados porque não dão o dízimo”.
Por aí se vê que o assunto está nas ruas. Alguns reclamam afirmando que pagam demais; outros contribuem com a finalidade de obter vantagens de Deus. E, certamente, ainda outros ofertam com alegria e em resposta ao amor de Deus.
Como cristãos e cristãs buscamos sempre a orientação na Sagrada Escritura. O AT (Antigo Testamento) nos ensina logo no início sobre a importância da oferta de louvor a Deus (Gn 4.1-7). E, diante do fato de que o coração humano nem sempre é grato como convém, estabeleceu-se um percentual de 10% das colheitas (Lv 27.30). A intenção é a de apontar para o fato de que tudo o que temos é dádiva de Deus. Ele é o criador e doador de toda boa dádiva. Ao ofertar não lhe pagamos nada. Apenas devolvemos uma parte do que recebemos. O percentual estabelecido em alguns textos do AT quer ser uma orientação e servir como parâmetro. O mais importante é que o coração seja grato! Pessoas gratas e generosas serão ricamente abençoadas (Ex. 25. 1-3; Pv 3.9-10).
No NT (Novo Testamento) o assunto aparece cerca de 90 vezes. Jesus ensinou muito sobre o assunto, pois sabe que nossa maneira de contribuir mostra muito sobre a nossa fé. Em nenhum momento Cristo ordena expressamente que se dê o dízimo. Ele não lhe faz defesa. Enfatiza, sim, a importância da confiança total em Deus (Oferta da viúva pobre – Mc 12.41-44). Não deixa nenhuma dúvida de que a questão material não é e nem pode ser central na vida do ser humano (Lc 12.15; Mt 6.25-33).
O Apóstolo Paulo, por sua vez, mostra a importância da generosidade. Destaca a espontaneidade, a proporcionalidade e a regularidade. “Todos os domingos separem de acordo com o que cada um recebeu” (1ª Co 16.2; 2ª Co 9.1-10; 2ª Co 8.1-12). Não há no ensino de Jesus ou dos apóstolos uma definição sobre algum percentual ou número. Mas, recomendação de que toda a oferta tenha a marca da gratidão a Deus. Portanto, podemos ofertar mais ou menos do que 10%. Qualquer que seja o valor ou percentual, só faz sentido e só traz bênção se brotar do coração.
Portanto, o dízimo (10%) é legítimo sempre e somente quando for espontâneo e voluntário. Uma feliz, sincera e convicta resposta ao amor de Deus que nos presenteia incontáveis bênçãos.  Dízimo como lei não combina com o ensino de Jesus e não favorece muito a uma prática de gratuidade. O mesmo pode-se dizer do carnê com valor fixo.  Taxas e mensalidades com valor fixo redundam, muitas vezes, em muitas reclamações e não combinam com o espírito da oferta de gratidão. E, ofertar com murmuração não traz bênçãos. Neste particular necessitamos retornar ao Evangelho para que volte a falar o nosso coração.    
P. Rosemar Ahlert

22 de mai. de 2012

PENTECOSTES


No dia 27 de maio celebramos Pentecostes. No Antigo Testamento, como vimos na reflexão sobre Ação de Graças, o povo judeu se reunia para a festa da colheita. No Novo Testamento em atos 2.1-13 é relatada a reunião do povo para esta festa, que acontecia em Jerusalém. Podemos imaginar a grande movimentação na cidade que ainda comenta  os últimos acontecimentos ocorridos  cinqüenta dias antes: prisão, crucificação, mas sobretudo ressurreição de Jesus. Mas os discípulos não se encorajaram  a participar da festa, por medo da reação das pessoas e se trancaram em casa.
Neste acontecimento importante para o povo de Deus se cumpre a promessa de que um Auxiliador seria enviado, para motivar os discípulos a levar adiante a mensagem do reino de Deus. Jesus havia prometido que não os deixaria sós nesta missão e eis que a promessa se cumpre: é enviado o Espírito Santo. Promessas divinas se cumprem!
O inusitado acontece: o ambiente onde estão é tomado por uma grande força  que se assemelha ao som do vento e línguas de fogo aparecem sobre as cabeças dos discípulos, que saem de casa e quebram o silêncio passando a falar do ressuscitado e não mais temendo a reação da multidão.
A ação dos discípulos deixa a multidão maravilhada, pois pessoas de diversas nacionalidades ouvem e entendem a mensagem cristã. Porém, como continua até hoje, também havia aqueles que diziam que os discípulos estavam bêbados. A proposta de Jesus nunca será unanimidade, pois sempre haverá quem diga que  isto é invenção humana ou coisa de bêbados.
Nós cremos e confessamos a fé no trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Mesmo nem sempre entendendo a ação da terceira pessoa da Trindade, cremos que só com esta força do Espírito Santo temos coragem e motivação para levar adiante a tarefa  que Jesus confiou aos seus discípulos e também a nós: anunciar aquilo que ele fez e o exemplo que ele deixou, começando em casa e indo além fronteiras, como muito bem o coloca Martim Lutero na explicação do terceiro artigo do Credo Apostólico no  Catecismo Menor: “Creio que, por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu senhor, nem chegar a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e  conservou na verdadeira fé. Assim também chama, reúne, ilumina e santifica toda a Igreja na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta Igreja ele perdoa, cada dia plenamente, todos os pecados a mim e todos os mortos e dará a vida eterna a mim e a todas  as pessoas que crêem. E, no último dia ressuscitará a mim e a todas as pessoas que crêem em Cristo. Isto é certamente verdade.”
No dia de Pentecostes – o início da Igreja Cristã –  queremos expressar nossa gratidão e louvor a Deus por podermos fazer parte desta Igreja e, apesar de nossas limitações e dificuldades, sermos chamados através do batismo a sermos mensageiros desta Boa Nova.
P. Celson Hartmann – São Pedro do Sul

A Ç Ã O DE GRAÇAS


     Palavras como obrigado, Senhor, graças a Deus ou Deus seja louvado soam tão belas, são tão fáceis de ser pronunciadas e vêm tão rápidas aos lábios que, por isso mesmo, se tornam chavões e meros cacoetes. Mas a palavra ação muda bastante o sentido da gratidão e aponta para uma forma concreta de demonstrá-la. A expressão Ação de Graças nos motiva a agir, a responder com amor, com a nossa solidariedade.
       Nossos cultos de Ação de Graças pela Colheita nos reportam a um passado (Antigo Testamento – Levítico 23.15-21 e Deuteronômio 16.9-11) onde as pessoas agradeciam a Deus de uma forma bem concreta por tudo que haviam colhido. Faziam isso trazendo como oferenda o primeiro fruto colhido, o melhor fruto produzido, o primeiro ou mais forte e bonito cordeiro do rebanho. Esta era a sua ação de graças. Quanto a isto, sem dúvida hoje se tem enormes dificuldades. O que se vê e ouve é exatamente o contrário: além de não nos motivarmos a oferecer com amor, criatividade, desprendimento e alegria, achamos que com uma sacola de chuchus jogada aos pés do altar tudo está resolvido e que um saco de laranjas “já tá mais do que bom”! Isto é ação de graças?
Não!!! Isto é apenas uma mísera “colaboração”, para desencargo de consciência!
       Ação é sair da casca, é olhar em volta, é estender a mão em solidariedade colocando em prática as palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”! Amar apenas em palavras é muito bonito, até romântico, mas soa superficial, vazio, se não for colocado em prática, no dia-a-dia, ali onde Deus mais precisa – no irmão sofredor. Agindo estaremos agradecendo.
       Esta é a verdadeira Ação de Graças que eu acredito que o Povo de Deus Lhe deve. E ela não precisa nem deve acontecer apenas em um determinado momento ou culto previamente definido, mas diariamente, onde quer que estejamos e com quem quer que convivamos. Através de nossa ação de amor, de bondade, de solidariedade para com o nosso semelhante e o mundo que nos cerca estaremos rendendo graças a Deus pela sua fidelidade e seu amor incondicional por nós.
                                             Catequista Edelcard Stapenhorst Hartmann – S. Pedro do Sul

18 de mai. de 2012

DIA SINODAL DOS IDOSOS EM PARAÍSO DO SUL


    No dia 03 de maio de 2012 aconteceu o 2º. Dia Sinodal dos Idosos do Sínodo Centro-Campanha Sul da IECLB. Brindados com um belo dia de sol, aproximadamente 250 idosos de diversas Paróquias do Sínodo se encontraram no salão da Comunidade Rincão da Porta- Pinhal, de Paraíso do Sul, sob o tema: “Como lidar com a velhice”. Por volta das 9:30h, o Pastor local, Gilmar F. Zacomelli, saudou os presentes e passou a palavra ao P. Martin Dietz, de Cachoeira do Sul, para uma meditação inicial, baseada em Jo 10.14. A seguir, fez uso da palavra o P. em. Waldir Trebien, que apresentou a palestra principal do encontro. Em clima de cordialidade, Trebien abordou os aspectos físicos, psíquicos, culturais, sociais e espirituais a serem considerados por pessoas idosas, a fim de que possam viver a terceira idade de um modo apropriado, aproveitando as oportunidades existentes e respeitando os limites impostos pelo respectivo período de vida.
   Após o intervalo do almoço, houve espaço para apresentações artísticas dos grupos participantes, do qual fizeram uso grupos de Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Após uma oração, dirigida pelo P. Gilmar Zacomelli, e um canto de bênção, os presentes ainda tiveram cerca de uma hora de tempo para confraternizar, dançando ao som de música. A partir das 15h, os participantes iniciaram seu regresso ao lar.
   Agradecemos a Deus pelo dia alegre de comunhão e aprendizado, bem como à Comunidade local que nos acolheu. Esperamos encontrar-nos novamente em breve.
P. Martin Dietz

16 de mai. de 2012

ENCONTRO OASE PAROQUIAL-SOBRADINHO



 No dia 09 de Maio a OASE de Sobradinho acolheu as OASE de São João, Linha Turvo, Figueira, Tamanduá, Passa Sete,  OASE Martim Lutero de Arroio do Tigre, também participaram, Pastor Orientador, Secretária e Presidente da OASE Sinodal e convidados.
P. Edson em sua meditação e Celebração de Encerramento, cantamos hinos acompanhado com violão, Sr. Marcos.  Palestrante Psicóloga Miriam Dalke Lindner, falou sobre AUTO- ESTIMA, motivando a todos. A tarde a OASE Sinodal através do P. André elaborou uma dinâmica onde todas participaram e em seguida foram feitas algumas perguntas sobre como funciona a OASE Sinodal, tirando alguma dúvidas e recebendo apoio da OASE Sinodal para tudo o que porventura precisarem.
Foram realizados apresentações dos grupos, confirmando que somos uma OASE onde o tripé continua sendo Comunhão-Testemunho e Serviço, onde pudermos ajudar, nos solidarizando com bem estar de todos, inclusive das Comunidades. Lembrando que tudo neste dia foi preparado com muito amor e carinho: os quitudes servidos de manhã e a tarde e o almoço delicioso, ao meio dia. O objetivo deste Encontro foi unir, motivar e fortalecer os laços entre todas as OASE presentes, OASE Sinodal e Pastores.
Clique no link para ver mais fotos: http://oasesinodal.blogspot.com.br
Elfi Roedel - OASE Sinodal

DIA DAS MÃES



Querido leitor, querida leitora, estamos as portas de mais um dia das mães. Também, para mim, Pastor Edson Seibt e minha esposa Laudiceia Lutz Seibt, estamos na expectativa de receber do Criador a nossa primeira bebê, Sofia Emanuelli. E, assim, fomos desafiados a trazer uma meditação sobre o dia das mães. Lembro da passagem bíblica de Gênesis 01.27-28 na qual Deus abençoou homem e mulher e lhes deu uma ordem. “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por todo a terra e a dominem (cuidam)”. A cada passo de nossa vida vamos entendendo e compreendendo melhor o que Deus preparou-nos para nós. Nesse momento, minha esposa esta no nono mês de gestação, prestes a dar luz a um novo ser. E, por mais que tentamos imaginar sua face, ela nos é oculta pelo Criador, Deus. Assim, ser mãe significa ter olhos atentos, que enxergam a alma, além da face, do rosto. É algo extraordinário, maravilhoso e gratificante. Pois, nesses nove meses, Deus no seu infinito amor e misericórdia, nos prepara através do sentir e carregar no ventre uma nova vida, para depois cuidar, amamentar, ensinar a dar os primeiros passos. É algo gostoso e inexplicável poder sentir o pulsar de uma nova vida no ventre, assim Deus nos impulsiona a preparar com todo o carinho e amor o espaço físico, quarto do bebê, assim como Ele preparou toda criação para o ser humano viver, habitar e cuidar. Assim, a mãe de gestação, da infância é a base para a nova vida. É reconhecer Deus presente capacitando a amar e ser amada. Feliz dias das mães.
P. Edson Seibt e Laudiceia Lutz Seibt

11 de maio de 2012.

ASCENÇÃO



....mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...Atos 1-8
Cristo quer que sejamos suas testemunhas E quer que nossos testemunhos sejam fiéis e verdadeiros. E nós podemos ser testemunhas de Cristo: recebendo o poder do Espírito Santo e confessando a nossa fé em todos os lugares onde estivermos. E esta é a principal tarefa que Cristo nos legou no dia de sua ascenção aos céus. Sermos suas testemunhas.
Tudo aconteceu como estava previsto na história da salvação."Na plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho ao mundo"(Gál 4.4) _ e houve o Natal de Jesus. Jesus exclamou no Calvário : " Está consumado"!(João 17.1) e hove a Páscoa de Jesus. E por fim sabendo que a missão de salvar o mundo" estava cumprida--e houve a ascenção de Jesus. As promessas e testemunhos de Deus são fiéis e verdadeiros.
Nós podemos ser testemunhas de Jesus quando recebemos o poder do Espírito Santo .`´É o Espirito Santo que nos chama, ilumina santifica e conserva na fé verdadeira.É o Espírito Santo que nos dá poder, coragem e alegria para darmos testemunho a respeito de nosso Salvador. O apóstolo Paulo lembra:"Ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo".1 Co. 12-3) No dia da ascenção Cristo declara , oficialmente, ter concluído a sua tarefa de salvar o mundo. E agora é nossa tarefa dizer adiante esta mensagem de Cristo ao mundo, com o poder do Espírito Santo.
Somos testemunhas de Jesus Cristo quando confessamos a nossa fé em todos os lugares. Cristo Diz:"vós sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra". O testemunho da fé cristã precisa começar em casa, na comunidade, na cidade em todos os lugares. Não deve parar. São os cristãos que dever levar o evangélho de Cristo, nós, que queremos construir uma Comunidade Jovem-Igreja Viva neste mundo.
Com o poder do Espírito Santo podemos ser testemunhas de Cristo até os confins da terra. No dia da ascenção , Jesus nos diz:Vós serei minhas testemunhas! E a promessa de Cristo é:"Todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Amém
P. Cláudio Kettermann

30 de abr. de 2012

CONGRENAJE 2012

REUNIÃO DO CONSELHO SINODAL



No dia 31 de março do corrente ano, aconteceu a primeira reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul em Rosário do Sul e  a segunda reunião será em outubro em Rio Pardinho. As reuniões, dentro do espírito combinado no momento da criação do Sínodo, sempre acontecem em forma de rodízio entre as paróquias, fazendo assim com que os conselheiros conheçam um pouco mais da realidade das paróquias que compõe o nosso Sínodo.  Cada reunião desta implica em horas de estrada para alguns conselheiros e desta feita foi a vez da turma do núcleo do vale do Rio Pardo e vale do Jacuí de enfrentar a estrada... foram horas de ônibus, por alguns aproveitado para descansar e outros para colocar a conversa em dia.
Contamos com a presença de 40 conselheiros nesta reunião. Aproveitamos esta reunião para partilhar com os conselheiros aquilo que está acontecendo em nosso Sínodo e também para motivá-los para as atividades programadas para cumprir a grande “bandeira” que a Assembléia Sinodal nos delegou: a de promover mais formação em nosso Sínodo.
Já que o nosso Sínodo abrange uma área geográfica tão grande e o ano é pouco para conseguir visitar todas as paróquias e conversar com os presbíteros, as reuniões do Conselho Sinodal são uma ótima oportunidade de partilhar alegrias e também angústias que fazem parte da nossa caminhada sinodal e desta forma envolver mais pessoas na caminhada.
Olho para a pauta que tivemos para esta reunião e fico preocupado, pois foram muitos os assuntos para serem discutidos e encaminhados num dia somente...: foram questões administrativas que precisavam ser partilhadas...; assuntos para a assembléia sinodal que tinham que ser conversadas..., tudo assuntos que não podiam esperar.. Conseguimos vencer a agenda, mas me pergunto: que imagem os nossos conselheiros levaram para casa? Mesmo que estejamos vivendo num tempo muito calmo dentro do sínodo, acabamos falando muito tempo de pequenas preocupações e problemas que sempre surgem.... Lamento, me dei conta disto tarde e por isto precisamos aprender e repensar maneiras e hábitos. Há muito mais coisas legais acontecendo à nossa volta do que problemas! Por que então somente partilhar as preocupações? Sim... precisamos repensar a nossa maneira de conduzir algumas coisas e para que isto possa acontecer, quero desafiar a vocês, lideranças, a nos ajudarem a dar um gosto positivo em nossas atitudes e não somente lamentações.
Obrigado a todos\as que se colocaram a caminho e participaram desta reunião. Obrigado à comunidade de Rosário do Sul e paróquia de Extremo Oeste que nos acolheu com tanto carinho.
Paz seja com vocês.
Cordialmente
Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz

27 de abr. de 2012

O DIA DO TRABALHO


No dia 1º de maio comemoramos o dia do trabalho. É o dia que o trabalhador aproveita para descansar e refletir sobre a sua profissão, além de ser um dia dedicado a homenagens ao trabalhador.
No passado, a tecnologia não fazia parte das profissões. Para sobreviver na atividade era necessário muito empenho e dedicação. Nesta época não havia muito diálogo e empregado era avaliado pelo sua performance diária. As atividades ainda não eram informatizadas e os controles eram manuais. Ainda lembro das máquinas de datilografia e também das calculadoras manuais, usadas para a execução das atividades.
Com a vinda da tecnologia, tudo foi mudando e com isto o perfil do trabalhador também mudou. Começou a exigir-se melhor formação e as técnicas de recrutamento foram alterando. Junto com o desempenho e dedicação, qualidades essenciais ao trabalhador, foi incorporada a exigência da formação profissional, ou seja,  a graduação. Além disso, a exigência diária é cada vez maior. Além das rotinas normais, o trabalhador confronta-se com planos de ação que visam um monitoramento melhor das atividades e que também atendam aos anseios das empresas, o que muitas vezes afeta o estado emocional do trabalhador, pois o foco hoje em dia é o alcance de metas. Em contrapartida, as empresas já estão preocupadas com a qualidade de vida do trabalhador. Por isso, investem bastante na saúde ocupacional dos trabalhadores, para que estes tenham um rendimento satisfatório no trabalho e também fazendo a prevenção de doenças que possam surgir no futuro para que o trabalhador, no momento de sua aposentadoria, possa gozar de boa saúde.
  Independente de tudo isto, cabe ressaltar que o mais importante de é que cada trabalhador merece reconhecimento, não importando a função que exerça. É de extrema importância que o trabalhador se sinta bem em sua atividade diária, que esta o deixe sempre motivado, para que retorne para o seu local de trabalho com alegria e que também transmita este entusiasmo para os seus colegas. Outra atitude extremamente importante nos dias atuais é o relacionamento com os colegas de trabalho. Trabalhadores com este perfil e que saibam trabalhar em equipe, tem maior probabilidade de sucesso nas empresas, porque tornam o ambiente de trabalho mais leve e harmonioso.
                        Paulo Almir Gressler
                    Funcionário Administrativo

MAIS UM ARJ NO SÍNODO CENTRO-CAMPANHA SUL


Mesmo com muita chuva, cerca de 160 jovens de várias paróquias do Sínodo Centro-Campanha Sul estiveram reunidos nos dias 13, 14 e 15 de abril para mais um Acampamento Repartir Juntos (ARJ). O encontro deste ano, realizado na cidade de Agudo/RS teve acessoria do P. Olmiro Ribeiro Junior que trabalho o tema "Juventudes: liberdade sem máscaras".
A programação iniciou na sexta-feira à noite, com gincana de integração. No sábado, além do período de tema com P. Junior, os jovens também puderam participar de oficinas com os mais diversos temas: "Alimentação saudável", "autoestima", "dinâmicas de grupo", "tie dye" (customização de camisetas), "massagem terapêutica", "redução de danos", "porque os meninos podem usar cor de rosa, e as meninas jogar futebol?" e "juventude conectada com a sociedade". E a noite, um baile para animar os jovens. O domingo, que amanheceu com um belo sol para secar as barracas, trouxe mais um tempo de trabalho com P. Junior e após, o encerramento com culto com celebração da ceia do Senhor.
Durante parte do encontro, os jovens também puderam conhecer o projeto Rede de Comércio Justo e Solidário da Fundação Luterana de Diaconia. O assistente de projetos, Jaime Ruthmann, esteve presente como acessor de oficinas no encontro e apresentou o tema aos jovens que puderam, a partir de uma banca, adquirir, de forma consciente, os produtos oferecidos. A oferta de gratidão, recolhida no culto de encerramento, também foi destinada aos trabalhos com jovens realizados pela FLD.
Foram dias de intensa convivência, partilha e crescimento na fé. Todos vieram dispostos a contribuir e dar o seu toque especial ao encontro. Com certeza, voltaram para suas comunidades motivados, cientes da sua importância como protagonistas no mundo e do seu compromisso com a vida.
 CLIQUE NO LINK PARA VER MAIS FOTOS: http://juventudesinodal.blogspot.com.br/
Martina Wrasse Scherer,
pela coordenação sinodal da JE

15 de abr. de 2012

CONSELHÃO

Nos dias  24 e 25 de março aconteceu o encontro do CONSELHÃO em Cachoeira do Sul. O CONSELHÃO é formado pelo titular e o suplente de cada setor de trabalho do Sínodo e mais o pastor/a orientador/a de cada setor e a diretoria do Conselho Sinodal e tem como função planejar, em conjunto, as atividades e caminhada do Sinodo.
 

Foram trabalhados neste encontro o Tema do Ano pelo Pastor Fábio Rucks, Plano de Educação Cristã Contínua (PECC) pela Profª. Anete Jackisch, a Motivação e histórico do Conselhão, Filme: “A vida no Paraíso”, Dinâmicas e espaço/importância do Conselhão para a nossa caminhada como Sínodo Centro Campanha Sul.

   Para aquelas e aqueles que participaram foi um momento de importantes reflexões e trocas de experiências.

Clique no link para Assistir ou Baixar o Filme: 
“A vida no Paraíso” 
Diac. Dirceu Quinot

7 de abr. de 2012

PÁSCOA, TUDO DIFERENTE...

"Se o grão de trigo não for lançado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo." João 12.24
A cada ano, cada dia as coisas estão diferentes. Planejamos algo, mas tudo acontece diferente...
Os acontecimentos de Jerusalém também foram diferentes naquele ano. Quando os discípulos celebraram a Páscoa com Jesus como era de costume, Jesus assumiu o lugar do servo mais humilde, pegou a toalha, a jarra com água e a toalha, abaixou-se e lavou-lhes os pés. A celebração também foi diferente, ao servir e distribuir o pão e o vinho ele disse: isto é meu corpo, oferecido por vós. Isto é meu sangue derramado em favor de vós. 
Naquela sexta-feira, tudo foi e aconteceu diferente. Para os discípulos aquela manhã foi muito diferente. Depois da noite em que o Senhor foi preso, todos se dispersaram, fugiram, se esconderam. Estavam sem o mestre, decepcionados, com medo e sem esperança. Para Simão Pedro também foi diferente. Ele avaliou mal a sua coragem, pois disse estar disposto a ser preso com Jesus e até morrer por ele. Mas quando foi reconhecido como um dos seguidores de Jesus na casa do grande Sacerdote Caifás, agiu diferente, negou Jesus três vezes dizendo: Eu não sei do que você está falando. Juro que não conheço esse homem! Para o criminoso Barrabás uma grande surpresa, tudo foi diferente. Ele esperava a morte certa e surpreendentemente foi libertado. Outro foi condenado em seu lugar. Simão de Cirene, tornou-se involuntariamente o carregador da cruz de Jesus. Foi chamado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus Cristo até ao Gólgota, o local onde Jesus foi crucificado. Um dos ladrões na cruz, no ultimo momento da vida, tudo foi diferente, ele reconheceu a Jesus como Senhor, pediu o perdão de seus pecados, e recebeu de Jesus uma promessa. Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.
Também no domingo de Páscoa tudo foi diferente. As mulheres, tristes, se dirigiram ao sepulcro no primeiro dia da semana com o propósito de embalsamar o corpo de Jesus, conforme o costume da época. Mas ao chegarem lá, tudo estava diferente.  Não puderam realizar o último serviço de amor e fidelidade a Jesus. Ao invés disto elas tiveram a reação de surpresa e temor pelo que viram, ao que estava na frente delas. A grande pedra que fechava o sepulcro havia sido removida. Ali só estavam os lençóis brancos. Mas onde está Jesus? A mensagem que receberam aponta para o futuro, além do túmulo: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Estas palavras contém o centro de toda a mensagem da ressurreição: Jesus vive, a morte foi vencida pela vida, não pode detê-lo.
"Se o grão de trigo não for lançado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo." (João 12,24) Jesus o crucificado ressuscitou. A história de Jesus não terminou. Na verdade, ela está apenas começando. Ele diz “Eu sou a ressurreição e a vida.” A ressurreição de Jesus Cristo é fundamental como primeira e definitiva ressurreição em meio a humanidade.
Páscoa! Jesus que estava morto, ressuscitou, ele vive! Agora tudo é diferente para nós. Esta notícia mudou a nossa vida. Páscoa nos mostra como Jesus, por amor, nos serviu com a sua vida. É uma transformação de vida. O florescer das esperanças, das forças, do reinício, do reencontro com a vida. Páscoa não fala de nós, mas fala para nós. Páscoa abre os nossos olhos com o anúncio, Jesus vive. Somos chamados para entender o verdadeiro significado do agir, do servir, do pregar e do morrer de Jesus. E tudo foi diferente do que esperava o povo da época de Jesus. Eles esperavam um rei que sentasse em um palácio e governasse. Mas o rei veio diferente, caminhou entre o povo, viveu e serviu.
E tudo é diferente para nós hoje por causa de Jesus.  Tudo mudou para nós. Jesus nos serviu com a própria vida. Por onde Jesus andou semeou a boa notícia do amor de Deus. Jesus, na manhã da Páscoa, continua atuante e nos convida a amar e servir uns aos outros como ele nos ensinou.
 Diácona Lovani Lilge

29 de mar. de 2012

COMUNIDADE JOVEM – IGREJA VIVA

Com este tema e com o lema bíblico de Jr 1.5ª: “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci”, somos convidados a construir nossa caminhada como Igreja neste ano de 2012. Certamente há muita reflexão a ser feita a respeito de nosso ser Igreja de Jesus Cristo. Muitas vezes ouvimos a pergunta pela presença e participação do jovem em nossa caminhada comunitária. Outras vezes, e não raro, também se ouve dizer que somos muito parados. Mas qual a razão destas colocações? Onde devemos buscar as respostas que precisamos? A temática que nos é proposta é muito prática, trata do dia a dia do ser comunidade. E isto implica em muito mais do que simplesmente termos a igreja cheia de jovens e crianças. Implica em adotarmos, conscientemente, uma atitude mais viva e vibrante no jeito de ser. O espírito que nos move como igreja precisa ser um espírito jovem, acolhedor, animador. Enfim, um espírito que reflita a alegria do chamado feito por Deus para sermos profetas e profetizas de seu reino.
Há alguns anos fomos convidados a refletir a respeito dos espaços que abrimos em nossa caminhada para que as pessoas se sentissem a vontade entre nós e se integrassem à nossa caminhada. Dizíamos na época: Aqui Você Tem Lugar. Com a reflexão de então percebemos a importância de sermos receptivos e acolhedores e vimos transformações acontecerem em todos os setores da comunidade. E agora a reflexão retorna ao perguntarmos de que forma podemos ser uma comunidade jovem e uma igreja viva. A resposta a esta questão certamente passa pelo reconhecimento de que Deus nos conhece mesmo antes de nascermos e de que nos chama a sermos seus agentes neste mundo. Uma comunidade jovem, uma igreja viva reflete o chamado e o envio recebido do Senhor. Por isso abramos as portas da comunidade a fim de vivermos de forma mais intensa e alegre a graça de Deus em nossas vidas. Deixemo-nos transformar e assim veremos também a transformação da comunidade, teremos mais alegria e vibração, além de agregarmos mais pessoas ao caminhar. Que o Deus da vida nos anime na reflexão e na busca por sermos comunidade jovem e igreja viva.
 P. Reinoldo Gluck Neumann – Santa Maria.

15 de mar. de 2012

CARTA DE AGRADECIMENTO



Saudamos-lhes com as palavras inspiradoras de Martin Lutero: “A fé recebe, o amor dá; a fé leva a pessoa a Deus, o amor a aproxima das demais. Através da fé ela aceita os benefícios de Deus, através do amor ela beneficia seus semelhantes.”
O Conselho Paroquial, em nome dos membros, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana na Serra, através desta quer externar a gratidão por toda ajuda recebida na construção da  sua nova casa Ministerial no ano de 2010 e 2011. A inauguração aconteceu no dia 16/10/2011. O Ministro efetuou a mudança no dia 11/11/2011.
A casa de 154 m², foi projetada por muitas mãos, chegando-se ao modelo atual com três quartos, sala, cozinha, área de serviço e dois banheiro. A Casa Ministerial também contará com um escritório com acesso a banheiro, sem precisar passar pelas demais dependências da casa, para facilitar o atendimento poimênico e administrativo da Paróquia, e, por conseguinte manter a privacidade familiar do Ministerial.
Os membros fizeram grandes contribuições em dinheiro, areia, brita, madeira, venda de rifas, ajuda nas atividades paróquias, tudo trabalho abnegado e voluntário. A paróquia ficou emocionada e muito satisfeita pelo seu projeto ser aprovado e termos a ajuda na OGA nesta casa. Igualmente recebemos ajuda financeira do Sínodo Centro-Campanha Sul, e também de várias paróquias. Destaca-se igualmente o apoio da Prefeitura Municipal de Vale do Sol.
Nos orgulhamos hoje de ter uma boa casa pastoral, segura, bem localizada, de fácil acesso aos paroquianos e comunidade em geral, sem trazer grandes despesas nos próximos anos para manutenção. Somos gratos a Deus pelos dons, pela nossa fé e disposição para ajudar de cada membro, de cada pessoa que sonhou este sonho conosco, e ajudou a edificá-lo.
Desde já agradecemos vossa colaboração financeira, as boas idéias, o incentivo, o trabalho e a ajuda em orações ao Bondoso Deus.
Atenciosamente, o conselho Paroquial.

7 de mar. de 2012

PÃO E ROSAS! 8 DE MARÇO

Na pesquisa sobre a implantação do dia 8 de março como dia Internacional da Mulher  deparamo-nos com diferentes explicações.  Há, porém concordância entre pesquisadoras e pesquisadores que na origem deste dia  está   a organização e a união das mulheres  para reivindicar melhores  condições de vida para elas e suas famílias.  Creio que o slogan pão e  rosas, escrito nas faixas carregadas pelas mulheres em manifestações públicas  no início do século XX, traduz muito bem o objetivo da luta das mulheres, que continua atual e necessária.
Pão, ou seja , sustento de qualidade para todas as pessoas  é uma realidade distante de ser concretizada. Lembrando da explicação que Lutero dá para pão: “Tudo que se refere ao sustento e às necessidades da vida, como por exemplo: comida, bebida, roupa, calçado, casa, lar, meio de vida, dinheiro e bens, marido e esposa íntegros, filhos íntegros, empregados íntegros, patrões íntegros e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, amigos leais, bons vizinhos e coisas semelhantes.”
Rosas  nos remetem a tudo o que está relacionado com vida digna e livre, comprometida com o bem-estar de todas as pessoas e do cuidado com a natureza. Basta ouvir notícias, a cada dia mulheres são mortas por não aceitarem ser dominadas, por serem incompreendidas em seu anseio por ter seu ponto de vista  respeitado;  basta olhar estatísticas que mostram a grande diferença salarial que ainda existe entre mulheres e homens para nos darmos conta que mesmo tendo uma presidente mulher ainda estamos longe de ser uma sociedade onde mulheres e homens são considerados pessoas com a mesma dignidade e os mesmos direitos e deveres.
Em muitas comunidades da IECLB celebramos o dia mundial de oração na primeira sexta-feira de março. Neste ano um grupo ecumênico da Malásia preparou a liturgia e escolheu como lema as palavras “ Que a justiça prevaleça” e como texto do evangelho a parábola da viúva persistente. São palavras que nos convidam a continuar firmes, sem desanimar nos unindo por pão e rosas também no dia internacional da mulher em 2012.
Pastora Regene Lamb

5 de mar. de 2012

SEMINÁRIOS DE CRIATIVIDADE

No ano de 2011 foi realizado o Curso de Formação de ECC. Durante estes encontros percebeu-se uma necessidade de proporcionar às lideranças dos diversos grupos nas comunidades  técnicas de uso dos diferentes materiais, jogos, dinâmicas para tornar os encontros mais interessantes.
É oportunidade de trabalhar sobre temas de interesse destas lideranças com os seus grupos, tirando dúvidas e sugerindo atividades, cantos, textos bíblicos para os diversos momentos de encontro.
Também é momento de troca de experiências e integração das pessoas que vem de paróquias  com realidades diferentes e situações diversas. Isto é EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA. Sempre é tempo de aprender ou recomeçar, pois só paramos de aprender quando paramos de estudar.
As dinâmicas, cantos e atividades realizadas nos Seminários ajudam a desenvolver melhor as tarefas nos grupos das comunidades.
Contamos com a participação das lideranças, bem como do apoio dos presbitérios e pastores de todas as paróquias para e realização destes seminários.
Estes seminários serão realizados em dois finais de semana (sábado de manhã até domingo à tarde), em abril e agosto.
Que Deus abençoe a cada um e nos proteja com a sua mão.
Um fraterno abraço a todos.
Anete Jackisch

EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA

        “ESFORÇAI-VOS NÃO PELO ALIMENTO QUE SE ESTRAGA, E SIM PELO ALIMENTO QUE PERMANECE ATÉ A VIDA ETERNA.”(João 6:27)
Será que alguém quer  melhor alimento que  educação e  conhecimento? Todos dizem que a melhor herança que podemos deixar aos filhos é a educação. Na perspectiva bíblica  somente Jesus Cristo, cujos ensinamentos nos são trazidos pela educação cristã, permanece até a vida eterna.
Assim como precisamos sempre ler, estudar e nos  atualizar, necessitamos renovar, relembrar, reformar e rever nossos conceitos e relações com a fé.
A Educação Cristã Contínua  nos quer motivar a aprofundar e melhorar a vivência da fé no nosso dia a dia com a família, amigos, colegas e demais relacionamentos.
Para o ano de 2012 estamos preparando vários encontros e seminários, como: Seminário de Criatividade em abril e agosto, onde serão abordados o tema do ano(COMUNIDADE JOVEM –IGREJA VIVA), com assessoria da catequista Joni Rolloff Schneider  e, Jogos para a  paz, com assessoria do Pastor Décio Weber. Em setembro haverá a continuidade do Curso de Formação em Taquari, sobre o tema Confessionalidade.
Em março e outubro acontecerá o Conselhão, com representantes dos diversos setores detrabalho do  nosso Sínodo.
A formação é importante, não só para os participantes destes encontros, mas também de toda a comunidade que se beneficia destes conhecimentos quando são repassados a todos.
Deus abençoe o trabalho e a dedicação de todos.
Um abraço fraterno.
Anete Jackisch
(coordenadora da equipe de ECC)

DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO DE 2012


A OASE paroquial de Santa Cruz do Sul, realizou o Culto do Dia Mundial de Oração  no dia 02 de Março, os presentes com gesto “celamat datang”  paz e boas vindas,  se cumprimentaram como na Malásia, país que elaborou a celebração para este ano com o tema “QUE A JUSTIÇA PREVALEÇA”. Com a presença de igrejas irmãs, elas leram as passagens bíblicas, o Pastor em sua prédica comentou sobre as mesmas. Foram cantados diversos hinos acompanhados de  violino.
Como lembrança do dia, os presentes receberam Pão Sirio alimento que nunca falta nas refeições da Malásia.
Através de ofertas do Dia Mundial da Oração de 2011,  foi lembrado que o projeto Alegria e Esperança recebeu r$ 9.500,00 fruto da coleta do ano passado.

Um dia muito especial para nossa oase paroquial










        


Elfi

DEZENAS DE FAMÍLIAS ENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO DE SUCO DE UVA


Incentivados pelo pastor Erno Feiden e pela esposa Emilda, com apoio do Capa, cada vez mais teutonienses descobrem o valor nutricional e os benefícios da fruta para a saúde
Teutônia – Produzir suco de uva 100% orgânico e natural pode estar ao alcance de todos. A ideia se populariza cada vez mais no município e na região graças ao incentivo do pastor voluntário do Sínodo Vale do Taquari na área do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Erno Feiden, e de sua esposa, a professora aposentada Emilda Feiden. Todos os anos, em sistema de mutirão, eles reúnem em sua residência, no Bairro Boa Vista, famílias interessadas em conhecer o processo de produção do suco de uva. Com o passar do tempo, estas famílias acabam se tornando independentes, adquirem suas próprias suqueiras e passam a produzir para consumo próprio, dos familiares e amigos. Todo o trabalho, desde o plantio dos parreirais, passando pelos cuidados necessários com o crescimento das vinhas até a colheita das frutas, tem o acompanhamento e supervisão do engenheiro agrônomo do Capa, Lauderson Holz.
Origem
Há 32 anos, desde o início do trabalho pastoral em Ajuricaba (RS), próximo de Ijuí, o casal passou a se interessar pela produção de suco, graças ao incentivo de uma família local. “Adquirimos uma máquina simples feita por um funileiro de Panambi. Motivamos nossos filhos a tomar suco e em todos os lugares onde moramos, como Três Passos, Imigrante e agora em Teutônia, conseguimos despertar em muitas famílias o interesse em produzir o suco para consumo próprio”, conta Feiden. Sua esposa ressalta que desde o início o casal teve o cuidado e preocupação em utilizar somente uvas orgânicas. “Estamos ligados ao Capa desde 1978. O órgão nos abriu os olhos para sair do refrigerante e valorizar os frutos do nosso próprio quintal, sem o uso de qualquer produto químico. Durante nossa caminhada, encontramos vários parceiros que aderiram a este pensamento”, revela Emilda.
Manejo
Desde a atuação em Três Passos, a família conta com uvas de parreiral próprio. Porém, como o consumo é grande, o casal encontrou produtores que se interessaram em plantar conforme o manejo sugerido pelo Capa. “Fazemos o acompanhamento nas propriedades e explicamos a importância de substituir o secante químico pela roçada no controle das plantas espontâneas”, informa Holz. Além de um produtor na localidade de São Roque, município de Garibaldi, o grupo adquire uvas de produtores de Linha Brasil, interior de Roca Sales. “Ainda não encontramos uma uva tão saborosa quanto a produzida em Linha Brasil, graças à influência do solo, do clima, do relevo, da mata, da exposição Norte ao sol da manhã, da não utilização de agrotóxicos ou secantes e também em função de se tratar de uma pequena produção”, explicam a professora e o agrônomo.
Mutirão
Morando em Boa Vista há 10 anos, foi em Teutônia que o casal conseguiu o maior número de adeptos na produção de suco. “Em 2011, foram 26 famílias e produzimos seis mil garrafas de 600 mililitros. Neste ano deverão ser mais de 30 envolvidas, fora aquelas que já produzem de forma independente em suas residências, devendo chegar a uma quantidade ainda maior”, enumera Enilda. Aliás, a produção própria é algo que os Feiden sempre incentivaram. Quem possui suqueira própria traz e quem não possui utiliza a suqueira dos outros. “O trabalho é em forma de mutirão, dividindo tarefas. É algo prazeroso, uma atividade em família onde cada integrante pode participar, independente de sua idade”, ressalta a professora.
Incentivo
Um dos argumentos que estimulam os produtores de uva a plantar dentro do manejo sugerido é o valor pago pela uva. “Compramos o quilo de uva bordô dos produtores que trabalham dentro daquilo que solicitamos a R$ 1,20 o quilo, enquanto que na cantina eles recebem no máximo R$ 0,80”, compara Feiden. Ele cita que um dos produtores de Linha Brasil já está pensando em ampliar seu plantio para 2,5 mil vinhas, o que representa quase um hectare e uma produção que pode chegar entre 15 e 20 toneladas no seu auge, que é em cerca de quatro anos. Em condições normais, a vida útil de um parreiral vai de 30 a 40 anos, ou mais, dependendo do cuidado.
Agroindústrias
O casal aponta que seu objetivo não é comercializar o suco de uva e sim produzir para o consumo da própria família e fazer com que mais pessoas aprendam o processo, produzindo algo que é extremamente saudável para o consumo. Ao mesmo tempo, garante que existe uma demanda muito grande pelo produto, sendo a merenda escolar para os municípios uma grande fatia. “As pessoas podem criar suas agroindústrias e produzir para a merenda, por exemplo. Quem vai vender por licitação para o município de Teutônia em 2012 vai receber em torno de R$ 7,00 por litro”, adianta Feiden.
Pontos positivos
Além de todos os benefícios nutricionais do suco de uva natural e orgânico (leia o Box que acompanha esta matéria), a produção caseira traz vários aspectos positivos, entre eles, a fuga do refrigerante e dos sucos industrializados. Outros fatores a destacar: o incentivo à produção orgânica local, o resgate do trabalho em mutirão, da noção do coletivo, e o reaproveitamento de garrafas de vidro, que cria nas pessoas uma consciência ecológica. “O grande objetivo é aproveitar as frutas que a pessoa pode ter em casa. O fato de atrair pássaros, abelhas e outros tipos de bichos, comprova que o alimento não contém agrotóxicos. E é justamente por este tipo que devemos optar para o nosso consumo”, define Holz. O casal Feiden afirma que a produção do suco é um estilo de vida e acaba se transformando num hobby. “É uma relação profunda com a natureza e com as pessoas que defendem esta iniciativa”.
Diferenças
O suco produzido em larga escala pela indústria passa por processos de filtragem que retiram os cristais e as fibras naturais da uva, além da pasteurização e do uso de conservantes. Além disso, não há como comprovar a origem das uvas e nem saber se elas foram produzidas sem a utilização de produtos químicos. “O suco que nós produzimos mantém os cristais e as fibras depositadas no fundo, o que é extremamente bom para a saúde”. Emilda pondera que, no caso da pessoa não gostar da presença das fibras, é possível utilizar o coador antes de servir. O casal define que produzir o suco é investir em si próprio, na qualidade de vida. “É uma opção de vida e de saúde que temos que tomar”. Um dos produtores de Linha Brasil, José Roier, foi entrevistado por Erno Feiden durante a colheita da uva no mês de janeiro. “Ele disse se sentir realizado e valorizado sabendo que produz algo saudável para as pessoas. Isto aumenta a autoestima da pessoa”, acrescenta Feiden.
Saiba mais
Uma suqueira de inox com capacidade para produzir 30 litros de suco custa em torno de R$ 1.350,00 e sua durabilidade é ilimitada. Além da uva, pode ser utilizada para a produção de suco de goiaba, jabuticaba, carambola, acerola, guabirova, pitanga, butiá, pêssego, ananás, abacaxi, uvaia, amora, entre outras. No caso da uva, a colheita das variedades Niágara Branca e Rosa se dá na metade de janeiro, enquanto que a Bordô e a Francesa (ou Concorde) se dá no final de janeiro e os tipos Isabel e Lorena no final de fevereiro. O suco é feito da seguinte forma: primeiro a uva é debulhada (retirada do cacho) e são separadas as frutas podres e as verdes; em seguida é colocada na suqueira, que possui três compartimentos: um para a água que ferve, outro onde o suco é depositado e um terceiro onde ficam os grãos; o suco é engarrafado quente e fechado com tampas plásticas ou metálicas. “Não precisa refrigerar, não possui conservantes e nem açúcar. Além disso, se mantém por vários anos e não perde a qualidade”, completa Holz.
Quem tiver interesse em ter seu próprio parreiral e conhecer mais sobre a produção caseira de sucos pode procurar o Capa, que funciona junto à sede do Sínodo Vale do Taquari da IECLB, ao lado do Centro Administrativo de Teutônia. O órgão presta todas as orientações e o acompanhamento necessário para o cultivo, desde o manejo da terra até a colheita do produto. O telefone para contato é o (51) 3762-2988.
(Erno Feiden colaborou com fotos e na entrevista com o produtor José Roier)
Suco de uva: um santo remédio
Por ser rica em vitaminas A, B e C, além de proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonóides, a uva protege o coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue. Também melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue. As uvas preta, roxa e rosada possuem uma quantidade maior de flavonóides, substâncias com função antiinflamatória que também protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres. Tomar 2 copos de suco de uva natural e orgânico por dia pode reduzir em até 40% o risco de sofrer infarto, pois a fruta previne a obstrução de artérias.
O tratamento com suco de uva é utilizado nas dietas de desintoxicação, pois melhora o estado da maior parte dos doentes, regenera as células do fígado e dos rins, purifica o sangue, sua ação laxativa poderosa e suave limpa o intestino de suas fermentações putrefativas, é depurativo e renova o plasma do sangue. A riqueza em vitaminas e sais minerais confere à fruta poder no combate de várias doenças, entre as quais podemos destacar reumatismo, gota, artrite, hipertensão, prisão de ventre, anemia, hipercolesteroemia, depressão, eczema e hepatite. Além disso, a uva é diurética, tônica, reconstituinte, ativadora das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, antiinflamatória, calmante e adstringente. Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia. Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações grastrointestinais.
O segredo do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso. As uvas contêm 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais causadores de doenças e envelhecimento. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes.
(Texto: Marco Mallmann - jornalista MTb 8368 - Jornal Informativo de Teutônia
Fotos: Erno Feiden e Edson Schaeffer)