4 de jul. de 2012

SEMINÁRIO OASE SINODAL - MONTE ALVERNE - 28.06.2012

Um dia para ficar na história da OASE Sinodal com record de inscrições, um dia de final do mes de junho com 28º Graus, temperatura alta, lindo dia de sol, todos motivados pelo encontro, uma troca de experiencias e novas amizades. Palestrante Pa. Silvia Beatrice Genz, incentivadora com os trabalhos na OASE, ajudando assim suas Comunidades, Paróquias e nossa Igreja com o tema "Mulher levanta-te" animando a todos com seu jeito simples de ser, com precioso dom da palavra em suas dinâmicas.
Através dos Pastores Regene e Élio, juntamente com as Mulheres de todas OASE da Paróquia de Monte Alverne que engrandeceram este dia que foi perfeito, entregando com alegria a cada participante um vaso de chá com uma flor anti-traça CONFECCIONADAS por elas, que servirá de recordação e motivação para continuidade de nossos trabalhos com mulheres de OASE de
nosso Sínodo. A Alegria da música acompanhado com violão P. Lair, cantando muitos hinos com todos presentes.
"O QUE VOCÊ TEM TODO MUNDO PODE TER.
MAS O QUE VOCÊ É...NINGUÉM PODE SER."

Na abertura do Seminário OASE Sinodal-Monte Alverne toda Diretoria presente, juntamente com seus Pastores Orientadores.

Pastor Sinodal-P.Bruno, motivando e incentivando a todos que tenhamos um dia abençoado por Deus.


Coordenadoras e Pa. Regene-Paróquia Monte Alverne, sendo homenageadas, todos são bem acolhidos neste dia.


Foi o maior Seminário de OASE, ja realizado com a presença de 330 inscritos. Palestra, Música, Dinâmicas.

Palestrante Pa. Silvia Beatrice Genz em sua Dinâmica do Bambú, mostrando a todos que a ajuda em todos momentos é muito importante na vida das pessoas, motivando as mulheres da OASE.

Cada participante confeccionou com suas próprias mãos usando sua criatividade, tornando um conjunto colorido.

Neste dia participaram Pastores (as) e Diácona.

P. Élio Scheffler apresentando e agradecendo o responsável do
local do evento e da mesma forma o Presidente da Paróquia de Monte Alverne.

Pa. Silvia tocando em seu violão desafiou 4 mulheres de duas em duas a dançarem numa folha de jornal, após foi dobrado e mais uma vez dobrado. Schow....

Agradecimento com homenagem a Palestrante P. Silvia, recebendo todo carinho levando uma recordação de nossa OASE Sinodal Centro Campanha Sul.

P. Lair responsável pela música, cantando com todos presentes diversos hinos, acompanhando com seu violão, alegrando nosso Dia de Seminário.


  Diretoria OASE Sinodal
Elfi Roedel -Presidente








3º ENCONTRO DA OASE DE SANTA CRUZ DO SUL


No dia 04 de junho de 2012, aconteceu o 3º Encontro da OASE de Santa Cruz do Sul, presentes as Diretoria , muitos assuntos foram avaliados e planejados.
A homenagem as coordenadoras da OASE de S. Cruz não estava no programa delas, que foi impulsionado pela Gudron Jandrey e as diretorias presentes, comunicando a homenagem como agradecimento por tudo que as coordenadoras já fizeram pela OASE nesta Cidade.
As Coordenadoras Elfi Roedel, Inge Pauli e Marlise Dummer ficaram inicialmente assustadas, pois não esperavam e após curtiram o carinho recebido de todas presentes.
AS COORDENADORAS AGRADECEM ESTA SURPRESA, E CONTINUAM NO TESTEMUNHO, NA COMUNHÃO E NO SERVIÇO, lema da OASE, que sempre será motivador para todas.
Elfi Roedel-Coordenadora

27 de jun. de 2012

FESTA DE SÃO JOÃO DOS GRUPOS DE IDOSOS DA PARÓQUIA SANTA CRUZ




Nesta terça-feira, 19 de junho, reuniram-se os idosos dos grupos da Paróquia Santa Cruz do Sul na Comunidade Bom Pastor para comemorar os festejos juninos, a festa de São João. O convite também foi estendido a outros grupos de idosos do município. Estiveram reunidos mais de 120 idosos durante toda à tarde.


A programação teve início às 14h30, com a palavra de saudação bíblica do P. Marcos. A presidente da Comunidade, Liane Gressler, a coordenadora do Grupo de Idosos, Carmencita Gressler, e a presidente da OASE, Leoni Pranke, fizeram a acolhida e saudação a todos presentes. Em seguida, o Grupo de Danças Amor à Vida da Paróquia Santa Cruz fez a sua apresentação, danças juninas e gauchescas. A programação teve continuidade com a apresentação das ‘Gaúchas da Fronteira”, trio formado Iris Kumm, Marlice Panke e  Madalena Dorfey, que representaram Rui Biriba, Leonardo e Teixerinha. Para finalizar as apresentações, o Grupo de 3ª Idade ‘Recordar é Viver’ do Centro Cultural 25 de julho apresentou a dança da Quadrilha.

A festa teve continuidade com reunião dançante enquanto também eram servidos pratos típicos de São João: pipoca, canjica, batata-doce assada, cachorro-quente, cuca, quentão e chá.
A coordenação do Grupo de Idosos e a diretoria da Comunidade agradece a presença de todos.

P. Marcos Rogério Radecke


20 de jun. de 2012


BOM DIA!
NESTE DIA TÃO IMPORTANTE PARA OASE CENTRO-102 ANOS DE EXISTÊNCIA. LEMBRAMOS COM CARINHO DE TODAS AS ASSOCIADAS, MULHERES DEDICADAS, COM OS MESMOS OBJETIVOS NO FORTALECIMENTO DE SUA FÉ CRISTÃ, DESCOBRINDO E DESENVOLVENDO SEUS DONS PESSOAIS, AJUDANDO O PRÓXIMO. MULHERES QUE LEVAM ALEGRIA E DÃO SUPORTE PARA SUA COMUNIDADE.
LEMBREMO-N0S TAMBÉM, DE TODAS QUE NOS ANTECEDERAM E CONSTRUIRAM ESTA ENTIDADE AO LONGO DE SUA HISTÓRIA.
APROVEITANDO ESTE MOMENTO, CONVIDAMOS MAIS MULHERES PARA PARTICIPAR DE NOSSOS ENCONTROS SEMANAIS NAS QUINTAS FEIRA ÀS 15H NA SALA DA OASE CENTRO.
“PARABÉNS OASE CENTRO COM SEUS 102 ANOS, PERMANECENDO COM O BRILHO ILUMINADO POR DEUS DE UMA ETERNA OASE JOVEM.”
Elfi Roedel

ENCONTRO PAROQUIAL E 75 ANOS DA OASE RIO PEQUENO


O Encontro Paroquial da OASE ocorreu no dia 13 de junho de 2012, na Comunidade de Rio Pequeno, com a participação de 89 mulheres. O Diácono Dirceu Quinot, foi o Palestrante que trabalhou o tema do ano sob a perspectiva do batismo.
Estiveram reunidas senhoras integrantes das 5 OASE da Paróquia: Linha Almeida, Bela Vista, Sede Wojahn, Linha Paredão e Rio Pequeno.
Além disso, contamos com a presença das integrantes da diretoria sinodal da OASE Doralice Weigel e Reci Moresco, além da grata supresa da presença da Pa. em Rita Panke, que trabalhou na Paróquia de Rio Pequeno.
Na parte da manhã, antes da Palestra, houve um momento de homenagens à OASE de Rio Pequeno pelos 75 anos de existência do Grupo. Doralice e Recy entregaram o SIMBOLO DA OASE como lembrança, em nome da Diretoria Sinodal da OASE.
Ao meio dia, tivemos sopa e na parte da tarde, jogo de loto, e o lucro será doado para Oferta de Gratidão.
P. ANDRÉ LUIZ MARTIN
PASTOR PARÓQUIA RIO PEQUENO E
ORIENTADOR DA OASE SINODAL

10 de jun. de 2012

PASTORA E PASTOR!


Em nome da OASE SINODAL E SUA DIRETORIA, saudamos com imensa gratidão neste dia que é dedicado a voce. É gratificante conviver com você neste SÍNODO, certamente com dons diferentes mas a responsabilidade do MINISTÉRIO PASTORAL é única.

BENÇÃO!
QUE DEUS TE CONCEDA:
PARA CADA TEMPESTADE UM ARCO ÍRIS;
PARA CADA LÁGRIMA, UM SORRISO;
PARA CADA PREOCUPAÇÃO, UMA PROMESSA;
UMA BENÇÃO EM CADA AFLIÇÃO;
PARA CADA PROBLEMA, UM AMIGO FIEL PARA COMPARTILHAR;
PARA CADA LAMENTO, UMA DOCE CANÇÃO;
E UMA RESPOSTA PARA CADA ORAÇÃO!

QUERIDA E QUERIDO! Voce é muito importante para todos nós, sinta-se agraciada(o), abençoada(o) nesta tarefa preciosa de ser semeadores e animadores dos sinais do REINO DE DEUS.
ABENÇOADO DIA DA PASTORA E PASTOR.


ABRAÇO CARINHOSO!

Elfi Roedel
OASE Sinodal Centro Campanha Sul

7 de jun. de 2012

CONVITES


CONFIRA OS CONVITES CLICANDO SOBRE ELES


35 ANOS OASE SÃO SEPÉ



     Dia 24 de maio de 2012, a OASE DE SÃO SEPÉ  completou 35 anos de existência, Pa. Marilei B. Schlösser  acolheu a todas, agradecendo a presença, conduzindo  toda Celebração e homenagens. Foi contado um pouco da história desta OASE, esteve  presente a  1ª Presidente: Sra. Belonia B.Scherer(Billa)que emocionada prestou sua HOMENAGEM. Após Coordenadora Sra. Erení L. P. Kurtz, motivou a todas, parabenizando este grupo que é importante para a Paróquia de São Sepé. Estiveram representando a OASE Sinodal:  Recy Moresco e Elfi Roedel, residentes em Santa Cruz do Sul, homenagearam  presenteando com o Símbolo da OASE, estiveram pouco tempo junto as mulheres desta OASE Aniversariante, mas valeu a pena, pois se vê que a Comunhão, o Serviço e o Testemunho fazem parte desta OASE como sendo o tripé principal, para a Comunidade se tornar forte.A OASE de Formigueiro veio alegremente prestar sua homenagem e compartilhar esta data tão festiva.
       Foi servido um delicioso Chá com quitutes variados e tudo feito com carinho pelas mulheres desta OASE de 35 Anos.
ELFI ROEDEL
PRESIDENTE OASE SINODAL

No dia 24 de maio de 2012 reuniram-se aproximadamente 55 senhoras dos quatro grupos de OASE da Paróquia de Cachoeira do Sul nas dependências do Ponto de Pregação da Barragem do Capané para o seu Dia Paroquial da OASE. A organização do encontro esteve a cargo das Sra.s Marta Deicke e Carina Heiderich, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora paroquial da OASE. Sra. Marta fez a saudação de abertura, enquanto o P. Martin Dietz trouxe breves palavras iniciais baseadas nas Senhas Diárias. A palestra do encontro foi realizada pela assistente social e terapeuta do luto Sonia Canabarro, visando fortalecer as mulheres e as famílias em processo de luto e possibilitar um espaço para reflexão em grupo. Após um gostoso chá servido pelas senhoras do Capané, acompanhado de doces e salgados trazidos pelas participantes do encontro, no final da tarde as visitantes tomaram novamente o ônibus fretado e voltaram a suas respectivas Comunidades locais. Fotografias do grupos registraram o evento. Agradecemos a Deus pelo encontro, à palestrante pelos impulsos dados, às senhoras do Capané pela carinhosa recepção e pelas demais mulheres pela presença. No dia 09 de agosto próximo, a OASE paroquial realizará o seu chá em prol da Obra Gustavo Adolf (OGA). Até lá. 
P. Martin Dietz

29 de mai. de 2012

UNIDOS EM ORAÇÃO!


       Pela primeira vez, a cidade de Rio Pardo teve celebrações relativas à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC).
       As atividades reuniram a Igreja Católica Apostólica Romana (Paróquias de São Nicolau e Nossa Senhora do Rosário), o Ponto Missionário da Igreja Metodista e a Comunidade de Rio Pardo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), filiada à Paróquia de Santa Cruz do Sul.
       As celebrações aconteceram a partir das 20h dos dias 22 e 23.5.2012, respectivamente na Igreja Metodista e na Igreja Santo Amaro, da Paróquia de São Nicolau. De ambas, participaram os Padres Jeremias Corrêa Feitosa e Hilário Gonçalves, a Pastora Fátima Martins (da Igreja Metodista) e os Pastores Glorinha Renéia Dexheimer Quinot e Jair Nativo Scheer Quinot (da IECLB).
Daniel André Köhler Berthold

8º SEMINÁRIO OASE DE SANTA CRUZ DO SUL


No dia 10 de Maio de 2012, aconteceu em Santa Cruz do Sul, o 8º Seminário da OASE, preparado pelas Coordenadoras Elfi, Inge, Marlise e P. Marcos. Tivemos a participação de todos os grupos da OASE de Santa Cruz do Sul, e se fizeram presentes as OASE de Venâncio Aires, Vera Cruz e Ferraz.
Após a abertura e boas vindas, tivemos a Palestra sobre "Recuperando certezas em tempos de mudanças" com o Profº Osvino Toillier, que ficou muito emocionado em encontrar muitas pessoas conhecidas em especial a Sra. Helma Krause.
O Profº Osvino recebeu uma cesta com diversos produtos das OASE uma forma de carinho e agradecimento. Ao meio dia foi servido um delicioso almoço. Após tivemos uma tarde cultural com apresentação de teatro da OASE Bom Pastor, Jogral homenageando as mães pelo Dia das Mães, pela OASE Centro e "As Gauchas da Fronteira" schow de apresentação-OASE Bom Pastor. Em seguida Pastor Marcos comentou sobre o Lema do Ano.
Encerramos com a Dinâmica "As flores do Jardim Encantado", oração do Pai Nosso e cantamos Hino da OASE.
Os hinos foram acompanhados pelos músicos P. Trebien, P. Marcos e Doralice Weigel.
Após foi servido Cucas e Chá.
NESTE DIA FOI UM BOM MOMENTO DE PENSARMOS EM FLORES, CORES, EM RENOVAÇÃO DA VIDA. UM DOS PROPÓSITOS DA OASE É UM BOM AMBIENTE DE ACOLHIDA, COMO É BOM SER RECEBIDO COM SORISSO, UM APERTO DE MÃO, UM ABRAÇO, UM TOQUE CARINHOSO E PALAVRAS DE ÂNIMO.
Elfi Roedel-Coordenadora da OASE

28 de mai. de 2012

INAUGURAÇÃO DE TEMPLO E 8º FESTIVAL DE GALINHAS RECHEADAS E CUCAS



Entre os dias 5 e 6 de maio, ocorreu o 8º Festival de Galinhas Recheadas e Cucas com a inauguração da restauração do Templo  da comunidade Evangélica de Sobradinho, sendo realizado culto as 10:00h da manhã do domingo. Os preparativos do festival já começaram na quinta-feira, dia 03, com a produção de cerca de 200 cucas dos mais variados sabores. Além, das cucas foram preparadas as galinhas recheadas com sabores diferente como calabresa, bacon, califórnia (frutas), legumes e outros mais. Durante o evento foram vendidas galinhas assadas recheadas com o sabor tradicional. O domingo iniciou-se com culto, as 10:00h, com a reinauguração do Templo, que foi reformado com recursos próprios da Comunidade. 
Ao meio-dia, foi servido o bufê com o prato principal, galinhas recheadas, e um cardápio variado com churrasco e saladas, além das sobremesas que agradam os participantes. Após, o almoço, houve o sorteio de brindes e tarde dançante com a animação da banda Marcopolo, de Arroio do Tigre. Vale salientar que a Comunidade Evangélica integrou-se aos festivais de gastronomia do Município de sobradinho no ano de 2003. E este ano promoveu um dos maiores festivais de todos os tempos da Comunidade.
P. Edson Seibt
11 de maio de 2012

25 de mai. de 2012

CONTRIBUIÇÃO: PAGAMENTO, DÍZIMO, CARNÊ?


“O que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?” (Sl 116.12).
Qual é a forma correta de contribuir. A discussão é atual. Outro dia dei carona a um homem que ia de Bíblia em punho. Não sabendo que falava com um pastor, falou-me que “os luteranos e católicos não são abençoados porque não dão o dízimo”.
Por aí se vê que o assunto está nas ruas. Alguns reclamam afirmando que pagam demais; outros contribuem com a finalidade de obter vantagens de Deus. E, certamente, ainda outros ofertam com alegria e em resposta ao amor de Deus.
Como cristãos e cristãs buscamos sempre a orientação na Sagrada Escritura. O AT (Antigo Testamento) nos ensina logo no início sobre a importância da oferta de louvor a Deus (Gn 4.1-7). E, diante do fato de que o coração humano nem sempre é grato como convém, estabeleceu-se um percentual de 10% das colheitas (Lv 27.30). A intenção é a de apontar para o fato de que tudo o que temos é dádiva de Deus. Ele é o criador e doador de toda boa dádiva. Ao ofertar não lhe pagamos nada. Apenas devolvemos uma parte do que recebemos. O percentual estabelecido em alguns textos do AT quer ser uma orientação e servir como parâmetro. O mais importante é que o coração seja grato! Pessoas gratas e generosas serão ricamente abençoadas (Ex. 25. 1-3; Pv 3.9-10).
No NT (Novo Testamento) o assunto aparece cerca de 90 vezes. Jesus ensinou muito sobre o assunto, pois sabe que nossa maneira de contribuir mostra muito sobre a nossa fé. Em nenhum momento Cristo ordena expressamente que se dê o dízimo. Ele não lhe faz defesa. Enfatiza, sim, a importância da confiança total em Deus (Oferta da viúva pobre – Mc 12.41-44). Não deixa nenhuma dúvida de que a questão material não é e nem pode ser central na vida do ser humano (Lc 12.15; Mt 6.25-33).
O Apóstolo Paulo, por sua vez, mostra a importância da generosidade. Destaca a espontaneidade, a proporcionalidade e a regularidade. “Todos os domingos separem de acordo com o que cada um recebeu” (1ª Co 16.2; 2ª Co 9.1-10; 2ª Co 8.1-12). Não há no ensino de Jesus ou dos apóstolos uma definição sobre algum percentual ou número. Mas, recomendação de que toda a oferta tenha a marca da gratidão a Deus. Portanto, podemos ofertar mais ou menos do que 10%. Qualquer que seja o valor ou percentual, só faz sentido e só traz bênção se brotar do coração.
Portanto, o dízimo (10%) é legítimo sempre e somente quando for espontâneo e voluntário. Uma feliz, sincera e convicta resposta ao amor de Deus que nos presenteia incontáveis bênçãos.  Dízimo como lei não combina com o ensino de Jesus e não favorece muito a uma prática de gratuidade. O mesmo pode-se dizer do carnê com valor fixo.  Taxas e mensalidades com valor fixo redundam, muitas vezes, em muitas reclamações e não combinam com o espírito da oferta de gratidão. E, ofertar com murmuração não traz bênçãos. Neste particular necessitamos retornar ao Evangelho para que volte a falar o nosso coração.    
P. Rosemar Ahlert

22 de mai. de 2012

PENTECOSTES


No dia 27 de maio celebramos Pentecostes. No Antigo Testamento, como vimos na reflexão sobre Ação de Graças, o povo judeu se reunia para a festa da colheita. No Novo Testamento em atos 2.1-13 é relatada a reunião do povo para esta festa, que acontecia em Jerusalém. Podemos imaginar a grande movimentação na cidade que ainda comenta  os últimos acontecimentos ocorridos  cinqüenta dias antes: prisão, crucificação, mas sobretudo ressurreição de Jesus. Mas os discípulos não se encorajaram  a participar da festa, por medo da reação das pessoas e se trancaram em casa.
Neste acontecimento importante para o povo de Deus se cumpre a promessa de que um Auxiliador seria enviado, para motivar os discípulos a levar adiante a mensagem do reino de Deus. Jesus havia prometido que não os deixaria sós nesta missão e eis que a promessa se cumpre: é enviado o Espírito Santo. Promessas divinas se cumprem!
O inusitado acontece: o ambiente onde estão é tomado por uma grande força  que se assemelha ao som do vento e línguas de fogo aparecem sobre as cabeças dos discípulos, que saem de casa e quebram o silêncio passando a falar do ressuscitado e não mais temendo a reação da multidão.
A ação dos discípulos deixa a multidão maravilhada, pois pessoas de diversas nacionalidades ouvem e entendem a mensagem cristã. Porém, como continua até hoje, também havia aqueles que diziam que os discípulos estavam bêbados. A proposta de Jesus nunca será unanimidade, pois sempre haverá quem diga que  isto é invenção humana ou coisa de bêbados.
Nós cremos e confessamos a fé no trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Mesmo nem sempre entendendo a ação da terceira pessoa da Trindade, cremos que só com esta força do Espírito Santo temos coragem e motivação para levar adiante a tarefa  que Jesus confiou aos seus discípulos e também a nós: anunciar aquilo que ele fez e o exemplo que ele deixou, começando em casa e indo além fronteiras, como muito bem o coloca Martim Lutero na explicação do terceiro artigo do Credo Apostólico no  Catecismo Menor: “Creio que, por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu senhor, nem chegar a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e  conservou na verdadeira fé. Assim também chama, reúne, ilumina e santifica toda a Igreja na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta Igreja ele perdoa, cada dia plenamente, todos os pecados a mim e todos os mortos e dará a vida eterna a mim e a todas  as pessoas que crêem. E, no último dia ressuscitará a mim e a todas as pessoas que crêem em Cristo. Isto é certamente verdade.”
No dia de Pentecostes – o início da Igreja Cristã –  queremos expressar nossa gratidão e louvor a Deus por podermos fazer parte desta Igreja e, apesar de nossas limitações e dificuldades, sermos chamados através do batismo a sermos mensageiros desta Boa Nova.
P. Celson Hartmann – São Pedro do Sul

A Ç Ã O DE GRAÇAS


     Palavras como obrigado, Senhor, graças a Deus ou Deus seja louvado soam tão belas, são tão fáceis de ser pronunciadas e vêm tão rápidas aos lábios que, por isso mesmo, se tornam chavões e meros cacoetes. Mas a palavra ação muda bastante o sentido da gratidão e aponta para uma forma concreta de demonstrá-la. A expressão Ação de Graças nos motiva a agir, a responder com amor, com a nossa solidariedade.
       Nossos cultos de Ação de Graças pela Colheita nos reportam a um passado (Antigo Testamento – Levítico 23.15-21 e Deuteronômio 16.9-11) onde as pessoas agradeciam a Deus de uma forma bem concreta por tudo que haviam colhido. Faziam isso trazendo como oferenda o primeiro fruto colhido, o melhor fruto produzido, o primeiro ou mais forte e bonito cordeiro do rebanho. Esta era a sua ação de graças. Quanto a isto, sem dúvida hoje se tem enormes dificuldades. O que se vê e ouve é exatamente o contrário: além de não nos motivarmos a oferecer com amor, criatividade, desprendimento e alegria, achamos que com uma sacola de chuchus jogada aos pés do altar tudo está resolvido e que um saco de laranjas “já tá mais do que bom”! Isto é ação de graças?
Não!!! Isto é apenas uma mísera “colaboração”, para desencargo de consciência!
       Ação é sair da casca, é olhar em volta, é estender a mão em solidariedade colocando em prática as palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”! Amar apenas em palavras é muito bonito, até romântico, mas soa superficial, vazio, se não for colocado em prática, no dia-a-dia, ali onde Deus mais precisa – no irmão sofredor. Agindo estaremos agradecendo.
       Esta é a verdadeira Ação de Graças que eu acredito que o Povo de Deus Lhe deve. E ela não precisa nem deve acontecer apenas em um determinado momento ou culto previamente definido, mas diariamente, onde quer que estejamos e com quem quer que convivamos. Através de nossa ação de amor, de bondade, de solidariedade para com o nosso semelhante e o mundo que nos cerca estaremos rendendo graças a Deus pela sua fidelidade e seu amor incondicional por nós.
                                             Catequista Edelcard Stapenhorst Hartmann – S. Pedro do Sul

18 de mai. de 2012

DIA SINODAL DOS IDOSOS EM PARAÍSO DO SUL


    No dia 03 de maio de 2012 aconteceu o 2º. Dia Sinodal dos Idosos do Sínodo Centro-Campanha Sul da IECLB. Brindados com um belo dia de sol, aproximadamente 250 idosos de diversas Paróquias do Sínodo se encontraram no salão da Comunidade Rincão da Porta- Pinhal, de Paraíso do Sul, sob o tema: “Como lidar com a velhice”. Por volta das 9:30h, o Pastor local, Gilmar F. Zacomelli, saudou os presentes e passou a palavra ao P. Martin Dietz, de Cachoeira do Sul, para uma meditação inicial, baseada em Jo 10.14. A seguir, fez uso da palavra o P. em. Waldir Trebien, que apresentou a palestra principal do encontro. Em clima de cordialidade, Trebien abordou os aspectos físicos, psíquicos, culturais, sociais e espirituais a serem considerados por pessoas idosas, a fim de que possam viver a terceira idade de um modo apropriado, aproveitando as oportunidades existentes e respeitando os limites impostos pelo respectivo período de vida.
   Após o intervalo do almoço, houve espaço para apresentações artísticas dos grupos participantes, do qual fizeram uso grupos de Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Após uma oração, dirigida pelo P. Gilmar Zacomelli, e um canto de bênção, os presentes ainda tiveram cerca de uma hora de tempo para confraternizar, dançando ao som de música. A partir das 15h, os participantes iniciaram seu regresso ao lar.
   Agradecemos a Deus pelo dia alegre de comunhão e aprendizado, bem como à Comunidade local que nos acolheu. Esperamos encontrar-nos novamente em breve.
P. Martin Dietz

16 de mai. de 2012

ENCONTRO OASE PAROQUIAL-SOBRADINHO



 No dia 09 de Maio a OASE de Sobradinho acolheu as OASE de São João, Linha Turvo, Figueira, Tamanduá, Passa Sete,  OASE Martim Lutero de Arroio do Tigre, também participaram, Pastor Orientador, Secretária e Presidente da OASE Sinodal e convidados.
P. Edson em sua meditação e Celebração de Encerramento, cantamos hinos acompanhado com violão, Sr. Marcos.  Palestrante Psicóloga Miriam Dalke Lindner, falou sobre AUTO- ESTIMA, motivando a todos. A tarde a OASE Sinodal através do P. André elaborou uma dinâmica onde todas participaram e em seguida foram feitas algumas perguntas sobre como funciona a OASE Sinodal, tirando alguma dúvidas e recebendo apoio da OASE Sinodal para tudo o que porventura precisarem.
Foram realizados apresentações dos grupos, confirmando que somos uma OASE onde o tripé continua sendo Comunhão-Testemunho e Serviço, onde pudermos ajudar, nos solidarizando com bem estar de todos, inclusive das Comunidades. Lembrando que tudo neste dia foi preparado com muito amor e carinho: os quitudes servidos de manhã e a tarde e o almoço delicioso, ao meio dia. O objetivo deste Encontro foi unir, motivar e fortalecer os laços entre todas as OASE presentes, OASE Sinodal e Pastores.
Clique no link para ver mais fotos: http://oasesinodal.blogspot.com.br
Elfi Roedel - OASE Sinodal

DIA DAS MÃES



Querido leitor, querida leitora, estamos as portas de mais um dia das mães. Também, para mim, Pastor Edson Seibt e minha esposa Laudiceia Lutz Seibt, estamos na expectativa de receber do Criador a nossa primeira bebê, Sofia Emanuelli. E, assim, fomos desafiados a trazer uma meditação sobre o dia das mães. Lembro da passagem bíblica de Gênesis 01.27-28 na qual Deus abençoou homem e mulher e lhes deu uma ordem. “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por todo a terra e a dominem (cuidam)”. A cada passo de nossa vida vamos entendendo e compreendendo melhor o que Deus preparou-nos para nós. Nesse momento, minha esposa esta no nono mês de gestação, prestes a dar luz a um novo ser. E, por mais que tentamos imaginar sua face, ela nos é oculta pelo Criador, Deus. Assim, ser mãe significa ter olhos atentos, que enxergam a alma, além da face, do rosto. É algo extraordinário, maravilhoso e gratificante. Pois, nesses nove meses, Deus no seu infinito amor e misericórdia, nos prepara através do sentir e carregar no ventre uma nova vida, para depois cuidar, amamentar, ensinar a dar os primeiros passos. É algo gostoso e inexplicável poder sentir o pulsar de uma nova vida no ventre, assim Deus nos impulsiona a preparar com todo o carinho e amor o espaço físico, quarto do bebê, assim como Ele preparou toda criação para o ser humano viver, habitar e cuidar. Assim, a mãe de gestação, da infância é a base para a nova vida. É reconhecer Deus presente capacitando a amar e ser amada. Feliz dias das mães.
P. Edson Seibt e Laudiceia Lutz Seibt

11 de maio de 2012.

ASCENÇÃO



....mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...Atos 1-8
Cristo quer que sejamos suas testemunhas E quer que nossos testemunhos sejam fiéis e verdadeiros. E nós podemos ser testemunhas de Cristo: recebendo o poder do Espírito Santo e confessando a nossa fé em todos os lugares onde estivermos. E esta é a principal tarefa que Cristo nos legou no dia de sua ascenção aos céus. Sermos suas testemunhas.
Tudo aconteceu como estava previsto na história da salvação."Na plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho ao mundo"(Gál 4.4) _ e houve o Natal de Jesus. Jesus exclamou no Calvário : " Está consumado"!(João 17.1) e hove a Páscoa de Jesus. E por fim sabendo que a missão de salvar o mundo" estava cumprida--e houve a ascenção de Jesus. As promessas e testemunhos de Deus são fiéis e verdadeiros.
Nós podemos ser testemunhas de Jesus quando recebemos o poder do Espírito Santo .`´É o Espirito Santo que nos chama, ilumina santifica e conserva na fé verdadeira.É o Espírito Santo que nos dá poder, coragem e alegria para darmos testemunho a respeito de nosso Salvador. O apóstolo Paulo lembra:"Ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo".1 Co. 12-3) No dia da ascenção Cristo declara , oficialmente, ter concluído a sua tarefa de salvar o mundo. E agora é nossa tarefa dizer adiante esta mensagem de Cristo ao mundo, com o poder do Espírito Santo.
Somos testemunhas de Jesus Cristo quando confessamos a nossa fé em todos os lugares. Cristo Diz:"vós sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra". O testemunho da fé cristã precisa começar em casa, na comunidade, na cidade em todos os lugares. Não deve parar. São os cristãos que dever levar o evangélho de Cristo, nós, que queremos construir uma Comunidade Jovem-Igreja Viva neste mundo.
Com o poder do Espírito Santo podemos ser testemunhas de Cristo até os confins da terra. No dia da ascenção , Jesus nos diz:Vós serei minhas testemunhas! E a promessa de Cristo é:"Todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Amém
P. Cláudio Kettermann

30 de abr. de 2012

CONGRENAJE 2012

REUNIÃO DO CONSELHO SINODAL



No dia 31 de março do corrente ano, aconteceu a primeira reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul em Rosário do Sul e  a segunda reunião será em outubro em Rio Pardinho. As reuniões, dentro do espírito combinado no momento da criação do Sínodo, sempre acontecem em forma de rodízio entre as paróquias, fazendo assim com que os conselheiros conheçam um pouco mais da realidade das paróquias que compõe o nosso Sínodo.  Cada reunião desta implica em horas de estrada para alguns conselheiros e desta feita foi a vez da turma do núcleo do vale do Rio Pardo e vale do Jacuí de enfrentar a estrada... foram horas de ônibus, por alguns aproveitado para descansar e outros para colocar a conversa em dia.
Contamos com a presença de 40 conselheiros nesta reunião. Aproveitamos esta reunião para partilhar com os conselheiros aquilo que está acontecendo em nosso Sínodo e também para motivá-los para as atividades programadas para cumprir a grande “bandeira” que a Assembléia Sinodal nos delegou: a de promover mais formação em nosso Sínodo.
Já que o nosso Sínodo abrange uma área geográfica tão grande e o ano é pouco para conseguir visitar todas as paróquias e conversar com os presbíteros, as reuniões do Conselho Sinodal são uma ótima oportunidade de partilhar alegrias e também angústias que fazem parte da nossa caminhada sinodal e desta forma envolver mais pessoas na caminhada.
Olho para a pauta que tivemos para esta reunião e fico preocupado, pois foram muitos os assuntos para serem discutidos e encaminhados num dia somente...: foram questões administrativas que precisavam ser partilhadas...; assuntos para a assembléia sinodal que tinham que ser conversadas..., tudo assuntos que não podiam esperar.. Conseguimos vencer a agenda, mas me pergunto: que imagem os nossos conselheiros levaram para casa? Mesmo que estejamos vivendo num tempo muito calmo dentro do sínodo, acabamos falando muito tempo de pequenas preocupações e problemas que sempre surgem.... Lamento, me dei conta disto tarde e por isto precisamos aprender e repensar maneiras e hábitos. Há muito mais coisas legais acontecendo à nossa volta do que problemas! Por que então somente partilhar as preocupações? Sim... precisamos repensar a nossa maneira de conduzir algumas coisas e para que isto possa acontecer, quero desafiar a vocês, lideranças, a nos ajudarem a dar um gosto positivo em nossas atitudes e não somente lamentações.
Obrigado a todos\as que se colocaram a caminho e participaram desta reunião. Obrigado à comunidade de Rosário do Sul e paróquia de Extremo Oeste que nos acolheu com tanto carinho.
Paz seja com vocês.
Cordialmente
Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz

27 de abr. de 2012

O DIA DO TRABALHO


No dia 1º de maio comemoramos o dia do trabalho. É o dia que o trabalhador aproveita para descansar e refletir sobre a sua profissão, além de ser um dia dedicado a homenagens ao trabalhador.
No passado, a tecnologia não fazia parte das profissões. Para sobreviver na atividade era necessário muito empenho e dedicação. Nesta época não havia muito diálogo e empregado era avaliado pelo sua performance diária. As atividades ainda não eram informatizadas e os controles eram manuais. Ainda lembro das máquinas de datilografia e também das calculadoras manuais, usadas para a execução das atividades.
Com a vinda da tecnologia, tudo foi mudando e com isto o perfil do trabalhador também mudou. Começou a exigir-se melhor formação e as técnicas de recrutamento foram alterando. Junto com o desempenho e dedicação, qualidades essenciais ao trabalhador, foi incorporada a exigência da formação profissional, ou seja,  a graduação. Além disso, a exigência diária é cada vez maior. Além das rotinas normais, o trabalhador confronta-se com planos de ação que visam um monitoramento melhor das atividades e que também atendam aos anseios das empresas, o que muitas vezes afeta o estado emocional do trabalhador, pois o foco hoje em dia é o alcance de metas. Em contrapartida, as empresas já estão preocupadas com a qualidade de vida do trabalhador. Por isso, investem bastante na saúde ocupacional dos trabalhadores, para que estes tenham um rendimento satisfatório no trabalho e também fazendo a prevenção de doenças que possam surgir no futuro para que o trabalhador, no momento de sua aposentadoria, possa gozar de boa saúde.
  Independente de tudo isto, cabe ressaltar que o mais importante de é que cada trabalhador merece reconhecimento, não importando a função que exerça. É de extrema importância que o trabalhador se sinta bem em sua atividade diária, que esta o deixe sempre motivado, para que retorne para o seu local de trabalho com alegria e que também transmita este entusiasmo para os seus colegas. Outra atitude extremamente importante nos dias atuais é o relacionamento com os colegas de trabalho. Trabalhadores com este perfil e que saibam trabalhar em equipe, tem maior probabilidade de sucesso nas empresas, porque tornam o ambiente de trabalho mais leve e harmonioso.
                        Paulo Almir Gressler
                    Funcionário Administrativo

MAIS UM ARJ NO SÍNODO CENTRO-CAMPANHA SUL


Mesmo com muita chuva, cerca de 160 jovens de várias paróquias do Sínodo Centro-Campanha Sul estiveram reunidos nos dias 13, 14 e 15 de abril para mais um Acampamento Repartir Juntos (ARJ). O encontro deste ano, realizado na cidade de Agudo/RS teve acessoria do P. Olmiro Ribeiro Junior que trabalho o tema "Juventudes: liberdade sem máscaras".
A programação iniciou na sexta-feira à noite, com gincana de integração. No sábado, além do período de tema com P. Junior, os jovens também puderam participar de oficinas com os mais diversos temas: "Alimentação saudável", "autoestima", "dinâmicas de grupo", "tie dye" (customização de camisetas), "massagem terapêutica", "redução de danos", "porque os meninos podem usar cor de rosa, e as meninas jogar futebol?" e "juventude conectada com a sociedade". E a noite, um baile para animar os jovens. O domingo, que amanheceu com um belo sol para secar as barracas, trouxe mais um tempo de trabalho com P. Junior e após, o encerramento com culto com celebração da ceia do Senhor.
Durante parte do encontro, os jovens também puderam conhecer o projeto Rede de Comércio Justo e Solidário da Fundação Luterana de Diaconia. O assistente de projetos, Jaime Ruthmann, esteve presente como acessor de oficinas no encontro e apresentou o tema aos jovens que puderam, a partir de uma banca, adquirir, de forma consciente, os produtos oferecidos. A oferta de gratidão, recolhida no culto de encerramento, também foi destinada aos trabalhos com jovens realizados pela FLD.
Foram dias de intensa convivência, partilha e crescimento na fé. Todos vieram dispostos a contribuir e dar o seu toque especial ao encontro. Com certeza, voltaram para suas comunidades motivados, cientes da sua importância como protagonistas no mundo e do seu compromisso com a vida.
 CLIQUE NO LINK PARA VER MAIS FOTOS: http://juventudesinodal.blogspot.com.br/
Martina Wrasse Scherer,
pela coordenação sinodal da JE