17 de out. de 2014

Passeio de integração da OASE

 Na quinta-feira, 02 de outubro, aconteceu o 5º Passeio de Integração cultural das OASEs de Santa Cruz e Rio Pardo. Este ano houve a participação das senhoras da Paróquia de Rio Pardinho.

Na parte da manhã, visitamos o Parque Ambiental da Souza Cruz. No parque há uma grande variedade de plantas nativas da região e de várias partes do mundo, as quais nos foram apresentadas pelos guias do parque. Em seguida, fomos até a Associação Atlética Souza Cruz, onde saboreamos um delicioso almoço. À tarde, após um momento de meditação, foi elaborada uma grande colcha com retalhos que cada participante trouxe.  Encerramos o encontro com um ‘amigo secreto’, cujo presente eram mudas de flores.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Seminário Sinodal da Legião Evangélica Luterana

Presidente Lídio saudando os legionários.
No dia 28 de setembro aconteceu o 5º Seminário Sinodal da Lelut nas dependências do Centro Comunitário de Linha Nova, Agudo RS. Inicialmente o presidente sinodal da Lelut saudou os presentes e passou a palavra aos pastores Clautério Ilson Kegler e Marcos Rogério Radecke que dirigiram a liturgia e a pregação, respectivamente. Em seguida, o pastor sinodal Bruno Ari Bublitz dirigiu a palestra sobre o tema do ano. Ao meio, os legionários foram servidos de um saboroso almoço.
Segue a ata da parte da tarde:
Ata da reunião do  5.Seminário Lelut Sinodal em 28/09/14 - Linha Nova – Agudo, as 13,00 hs.
O Sr. Presidente Lídio Boeck iniciou a reunião apresentando o Sr. Carlos Petry, Presidente da Lelut nacional,  que agradeceu pela excelente acolhida que teve e disse estar feliz em poder estar presente  ao  Seminário de Legionários. Em seguida o P. Clautério Kegler entregou uma flâmula sobre a Reforma Luterana, com Martinho Luthero,  a cada Legionário. Seguindo com uma breve apresentação feita pelo Historiador Prof. William Werland, de Agudo, sobre a obra de Luthero. Também se manifestou o Sr. Nestor Fischborn, Presidente do Sínodo, dizendo ser importante continuar os encontros dos grupos que no momento são sete e da necessidade de motivar os homens a participarem da Lelut.
Após foi feita a leitura da ata da reunião anterior e aprovada sem ressalvas. O Tesoureiro Sr. Venido Lasch comentou que não tinha movimentos de receita e despesa e enfatizou que qualquer depósito feito por algum núcleo deverá ser enviado uma cópia para identificação do depósito junto ao sínodo. Em seguida o Sr. Nestor aproveitou a oportunidade de explicar e esclarecer dúvidas a respeito deste procedimento de envio de numerários ao  Sínodo.
Com relação aos valores de contribuições continua em R$ 5,00 o valor a cada membro dos núcleos, ao Sínodo.
Após o P. Marcos R. Radecke informou que iniciaram  um novo núcleo em Santa Cruz do Sul, abrindo a oportunidade para mais pessoas participarem. Este grupo de Santa Cruz do Sul já estava representado por três Legionários que foram saudados pela presença e que agora somente faltaria a oficialização.
O Sr. Lídio agradeceu pelo empenho do P. Clautério pela excelente organização deste Seminário, e que o ´próximo seria em final de setembro de 2016 em Arroio do Tigre. E em setembro de 2015 acontecerá a Convenção Nacional em São Leopoldo.
Seguindo a pauta da reunião foi então aprovada a nova Diretoria para os próximos dois anos ficando assim definida:
Presidente: NESTOR FISCHBORN
Vice: LIDO BOECK
Secretário: Douglas Gustavo Krstske
Vice: Leandro Habich
Tesoureiro: Dorivaldo Hoesel
Vice: Hilário Torquins
Conselheiros: Jonas Hoesel; Lauri Wend, Elmiro Lindner
Orientador Espiritual: P.MARCOS R RADECKE
Vice: P. CLAUTERIO ILSON KEGLER
 
Antes da instalação da nova Diretoria o Sr. Venido Lasch indagou com relação a participação nos núcleos de pessoas que não são da IECLB, sendo que o P. Bruno esclareceu que não teria nenhum problema desde que não participassem de cargos diretivos. O Sr. Lidio também agradeceu pelo espaço cedido pela Diretoria de Linha Nova e pela boa organização e bom atendimento a todos que compareceram ao Seminário. Em seguida foi feita a Instalação e Posse da nova Diretoria pelo P. Sinodal Bruno Bublitz que diante do Altar abençoou e empossou a todos oficialmente.

Agradeceu também aos que até então participaram até aqui ficando o agradecimento em nome do Sínodo. Em seguida fizemos uma Oração em conjunto e cantamos o hino 344.

Após o Presidente empossado e o Presidente anterior agradeceram em conjunto e ficando o desafio de ser a Lelut um instrumento de Deus e como a Lelut poderá ser interessante aos homens.

Nada mais havendo a tratar o Sr. presidente Lidio agradeceu pela presença de todos e assim lavro a presente ata que vai por mim e pelo Presidente assinada.

Leomar Willborn-Secretário                       Lídio Boeck-Presidente
  

Pastor Clautério dirigindo a liturgia.

Palestra com o pastor sinodal Bruno.

Sr. Carlos Petry trazendo a mensagem da Lelut nacional.

Professor Willian Werland falando sobre as Obras Selecionadas de Martin Lutero.
instalação da nova coordenação da Lelut Sinodal
Centro comunitário de Linha Nova.
Igreja da Comunidade de Linha Nova
 

 

 

 

 
 

Oficina Sinodal de Idosos


O dia 01° de outubro de 2014 foi um dia de trabalho e aprendizado para as lideranças do trabalho com idosos do Sínodo Centro-Campanha Sul. Pois nesse dia aproximadamente 25 pessoas se reuniram nas dependências da Comunidade Martin Luther, da Paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, para mais uma Oficina Sinodal para o Trabalho com Idosos.
Muito bem alimentados de manhã, ao meio-dia e à tarde por uma equipe da Comunidade local, fomos conduzidos em nossa reflexão durante o dia pela Pa. em. Rita Panke e pela Diác. Marlise Diehl. Depois de uma saudação inicial da coordenadora sinodal, Sra. Wally Dummer, e do P. Sin. Bruno Bublitz, bem como de uma meditação de abertura dirigida pelo P. Vilmar Abentroth, ministro na Comunidade hospedeira, a Pa. Rita conduziu os trabalhos da manhã, orientada no tema proposto para o dia a partir do Tema do Ano de 2014 da IECLB: “O idoso na vida urbana”. Em suas reflexões, a Pa. Rita lembrou de algumas dificuldades enfrentadas pelos idosos em nossa sociedade atual, que venera os valores da juventude. Além disto, apontou para a Bíblia e para algumas passagens na Escritura Sagrada que refletem a importância que os idosos tinham nos tempos bíblicos como lideranças dos grupos aos quais pertenciam. Finalmente, lançou desafios concretos para o trabalho com idosos em nossas Comunidades, Paróquias e cidades.
Na parte da tarde, Marlise dirigiu as atividades e apresentou sugestões de atividades práticas e dinâmicas que podem ser realizadas nos grupos de idosos a partir darealidade de vida, história, gostos e interesses deles.
Agradecemos às assessoras que trouxeram tantos subsídios importantes para nós. Agradecemos à Comunidade local e seus membros que nos acolheram carinhosamente durante nosso dia de atividades. À participação interessada das pessoas que deixaram suas casas para passar um dia juntas em estudo e reflexão também agradecemos. Agradecemos, por fim e acima de tudo, a Deus, nosso Pai, por mais esta oficina, rogando a Ele que o aprendizado possa reverter em bons frutos em nossas Comunidades e Paróquias.
Em nome da Coordenação Sinodal do Trabalho com Idosos,
P. Martin Dietz
 
 
 
 
 
 
 
 

9 de set. de 2014

As crianças também tem espaço!

No VII Encontro Intercomunitário de Famílias as crianças tiveram
seu espaço especial preparado com carinho e atenção para elas. Em cima do mesmo tema proposto para o dia: “Vidas em comunhão entre gerações, é possível?”, as crianças ouviram histórias, cantaram e celebraram com muita alegria. Enquanto ouviam as histórias foram chamadas a pensar como seria a cidade ideal de se viver. Divididas em grupos, tiveram a oportunidade de fazer novas amizades e de trocarem ideias. E usando materiais recicláveis, como caixinhas de remédios e embalagens, erva, retalhos, papeis coloridos, puseram se a construir lindas maquetes de cidades. A empolgação tomou conta das crianças e voltaram após o almoço para trabalhar mais um pouquinho em cima de suas cidades dos sonhos. Colocamos os trabalhos a disposição das comunidades para que pudessem apreciar e valorizar o que foi construído. No restante da tarde, as crianças puderam aproveitar as apresentações com as famílias e os brinquedos montados a elas.
 
Silvia Seibert
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 de set. de 2014

VII Encontro Intercomunitário de famílias em Santa Cruz do Sul

No domingo, 31 de agosto, aconteceu o VII Encontro Intercomunitário de famílias em Santa Cruz do Sul na Comunidade de Rincão del Rey em Rio Pardo. Apesar da chuva na noite anterior, mais de 400 pessoas se deslocaram de ônibus e de carros por estrada de chão até o local. Mesmo com auxílio de tratores todos conseguiram chegar e sair.
A meditação inicial foi feita pelo pastor Vilmar Abentroth.  Os hinos da meditação foram acompanhados pela banda da LELUT de Santa Cruz do Sul.
A Palestra esteve a cargo do pastor Olmiro Ribeiro Junior, vice diretor do Colégio Frederico Jorge Logemann de Horizontina RS, que falou sobre ‘Vidas em Comunhão, entre gerações é possível?’ A Palestra foi intercalada pelos cantos dos Corais Vozes do Sul, Gustavo Adolfo e Bom Pastor.
A parte da manhã encerrou com a bênção às famílias. Os ministros presentes P. Márcio Trentini, Diác. Vivian Tentini, Pa.cand. Hiltrud Buse, P. Rosemar Ahlert, P. Marcos Radecke, P. Vilmar Abentroth, Pa. Anelise Abentroth, P. sinodal Bruno Bublitz  abençoaram as famílias e as pessoas presentes. Durante este momento, os presentes entoou o hino ‘Oração pela Família’.
Os participantes deste Encontro foram desafiados a trazer leite em caixa e sabão em pó para ser doados para a COPAME-Associação Comunitária Pró Amparo Menor. O presidente,  Roberto Jeferson Gross, falou sobre a atuação da COPAME.
À tarde, teve continuidade com diversas apresentações:  Coral de Sopros, Grande Coral (4 Corais), Projeto Música Apóstolo Paulo, Projeto Alegria e Esperança, Grupo de Danças Caminhando Juntos da Comunidade Estrela RS. Para encerrar as apresentações, o Grupo Alegrai-vos, formado por Lili Jahn, Vivian Trentini e Doraci Weigel, tocou  músicas folclóricas. Inclusive, houve grande participação e animação na dança polonese  tocada pelo Grupo Alegrai-vos e demais músicos presentes.
Coube ao pastor sinodal Bruno Bublitz, a meditação de encerramento, oração final, bênção e envio.
P. Vilmar na meditação de abertura
 
P. Olmiro, palestra Vidas em Comunhão - entre gerações é possível?
 
Coral Vozes do Sul sob regência de Irimo Panke.
 
Coral Gustavo Adolfo sob regência de Abílio Piovesan.
Banda LELUT
 
Coral Bom Pastor sob regência de Gustavo Sehnem.
 
Ministros após a bênção às famílias.
  
Almoço
 
Altar
 
Coral de sopros
 
Projeto de música da Comunidade Apóstolo Paulo sob a regência de Irimo Panke.
 
Grande Coral sob a regência de Gustavo Sehnem.
 
Momento institucional, COPAME
 
Incentivo á música do Projeto Alegria e Esperança da Comunidade Santa Cruz-centro
 
Dança do Projeto Alegria e Esperança
 
Grupo de Danças Caminhando Juntos da Comunidade Estrela RS.
 
Atividades para as crianças
 
Animada Polonese com grupo Alegrai-vos e músicos presentes.
 
Igreja de Rincão del Rey.
 
Pastor sinodal abençoando a todos presentes.